Cabo Ethernet (RJ-45): entenda os tipos e saiba qual é melhor

O cabo Ethernet é muito utilizado em conexões. Mas você sabia que existem indicações e velocidades diferentes para cada tipo de cabo?

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você é um usuário mais antigo de internet, com certeza conhece o cabo Ethernet ou como também é conhecido, o cabo RJ-45. Esse cabo era a principal forma de conexão a alguns anos atrás quando não existia sinal de Wi-Fi.

Mas, além de conexões com a internet, o cabo Ethernet é utilizado para outras finalidades. Aliás, você sabia que existem cabos diferentes para cada situação? E que esses cabos possuem velocidades diferentes?

Neste artigo, você descobrirá mais sobre esse assunto e como utilizar da melhor forma os cabos para sua necessidade. Dê um Zoom e confira!

Está precisando de um notebook para trabalho? Confira a nossa lista com os melhores notebooks para trabalho em 2021!

O cabo Ethernet tem diferentes tipos e indicações (Foto: Reprodução/Shutterstock)
O cabo Ethernet tem diferentes tipos e indicações (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O que é o cabo Ethernet?

Exemplo de cabo ethernet (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Exemplo de cabo ethernet (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O cabo Ethernet, ou cabo RJ-45, como também é conhecido, é um cabo de rede utilizado para fazer a conexão por meio de fios. Ele pode ser utilizado em diferentes locais, como residências e estabelecimentos comerciais, por exemplo.

Você já deve ter visto esse cabo em sua própria residência. Geralmente eles são instalados do ponto de distribuição para o roteador principal da residência. E é por meio do roteador que é enviado sinal Wi-Fi para que as conexões sem fio sejam feitas.

Até alguns anos atrás, a conexão com a internet era feita exclusivamente por cabos. Como a velocidade da internet e os equipamentos como roteadores não tinham tecnologias avançadas, o cabo era a única conexão.

Mas, hoje em dia, ainda há muitas pessoas e organizações que mantém os cabos como principal conexão. Inclusive, quem escreve este texto utiliza a internet via cabo. Essa conexão tem vantagens que serão explicadas no próximo tópico.

Você é estudante e precisa de um novo notebook? Dê uma olhada na nossa lista de melhores notebooks para estudantes em 2021!

Por que o cabo Ethernet pode ser mais vantajoso

A conexão via cabo ainda é muito utilizada atualmente (Foto: Reprodução/Shutterstock)
A conexão via cabo ainda é muito utilizada atualmente (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Como citamos, a utilização do cabo Ethernet como principal forma de conexão conta com algumas vantagens, se comparado a internet Wi-Fi.

Uma delas é a facilidade de conexão. A internet estando em funcionamento normal, não é necessário que o usuário faça nenhuma configuração a mais. No Wi-Fi, por vezes, é necessário configurar o roteador para que o sinal se estabilize.

Outro ponto é que há vezes em que o sinal da internet pode ficar ruim na rede sem fio. Há algumas coisas que o usuário pode fazer para melhorar o sinal do roteador. Mas, na conexão com cabo, só terá problemas se a distribuidora da internet realmente estiver com algum problema técnico.

Com isso, temos outro ponto positivo em utilizar o cabo. A velocidade e estabilidade da conexão são maiores. Sem interferências, geralmente a velocidade que chega no PC ou device do usuário é a de fato contratada.

No roteador, há diversos fatores que podem prejudicar o sinal, sendo que, em ambientes maiores, é necessário até comprar e configurar um repetidor.

Outra questão é a conexão entre dispositivos. Em ambientes empresariais, isso é mais normal. Um PC pode depender de outro para ter informações importantes sobre o trabalho. Com a conexão direta via cabo, essa troca de informações é mais ágil.

A segurança também é determinante para o uso de cabos. Como não há sinal Wi-Fi disponível para receptação, a invasão de redes cabeadas é mais difícil.

Está procurando um notebook novo? Que tal escolher um notebook com bom custo-benefício em 2021?

Tipos de cabo Ethernet que existem

Diferentes cabos para diferentes situações (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Diferentes cabos para diferentes situações (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Sabia que existem diferentes tipos de cabo Ethernet que são indicados para fins específicos? Neste tópico, você confere os principais modelos e suas aplicações.

Cat5

A versão mais básica de cabo, ele suporte taxas de transferências de até 100MBps e frequências de até 100MHz. Indicado para pequenas distâncias de comunicação. Este cabo é difícil de ser encontrado no mercado, pois foi substituído pelo modelo abaixo.

Cat5e

Talvez o mais popular dos cabos, o Cat5e é a versão aprimorada do modelo anterior. Novos padrões de certificação para ter menos interferência e perda de sinal. A velocidade de transmissão foi melhorada, mas a frequência se manteve igual à do modelo anterior.

Está precisando de cabo ethernet RJ-45? Confira a nossa lista de ofertas de cabos ethernet RJ-45!

Cat6

O Cat6 é outro padrão de cabo ethernet. Ele tem a velocidade de até 10Gigabits por segundo, porém seu alcance é diminuído para manter a velocidade.

As frequências suportadas neste modelo são de até 250MHz, e isso significa menos interferência do que o modelo anterior. O modelo pode ser encontrado clicando aqui!

Cat6a

A atualização natural do modelo anterior, o Cat6a surge para melhorar justamente a distância que o Cat6 não tem, não perdendo a qualidade e velocidade de transferência.

Este cabo é mais grosso e menos flexível que os anteriores, por isso é importante estudar os locais onde ele deverá passar. A frequência também foi atualizada e pode suportar até 500MHz.

Essa categoria de cabo é difícil de encontrar no Brasil e seus valores são bem mais elevados que os modelos anteriores.

Cat7

O cabo Cat7 pode suportar maiores velocidades a uma frequência de até 600MHz a uma distância considerável de até 100 metros. No entanto, há testes que indicam que o desempenho pode ser maior.

Por conta de sua construção, esse cabo é ainda mais grosso que o modelo Cat6a e mais rígido, então deve se considerar essa característica na hora da escolha. De preço mais elevado, você pode conferir ofertas do cabo ethernet Cat7 aqui no Zoom.

Cat8

Os cabos Cat8 podem ser equiparados a fibra óptica, tamanho desempenho que possuem. Mas esbarram na distância que podem ser utilizados. Por isso, se você escolher esta opção, tenha em mente que deve ser instalado em uma distância pequena.

Confira ofertas do cabo Cat8!

Qual o melhor cabo Ethernet?

A escolha do cabo é fundamental para a qualidade da rede (Foto: Reprodução/Shutterstock)
A escolha do cabo é fundamental para a qualidade da rede (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Existe um cabo ethernet certo para cada tipo de situação. Obviamente, é necessário considerar o suporte a altas taxas de transferência, assim como as frequências e distâncias de cada modelo.

No entanto, os custos para operar com equipamentos mais rápidos e potentes se elevam e muitas vezes o alto investimento pode não ser necessário.

É importante que o técnico que irá fazer a instalação da rede entenda os pontos e opte pela opção que tenha melhor custo-benefício para a sua utilização.

Conheça o canal do Zoom no YouTube