pessoa mexendo em notebook 8GB de RAM

Melhor notebook 8GB de RAM em 2021: 10 modelos com boa memória

O notebook 8GB é uma opção para quem prioriza mais memória na hora de realizar diferentes tarefas em seu dispositivo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem prioriza um notebook 8GB, certamente prioriza um bom desempenho em relação à memória RAM do dispositivo! Quando falamos em memória RAM, nos referimos àquela memória de curto prazo do notebook. Nesse caso, ao abrir um programa ou até mesmo arquivo, o dispositivo precisará recorrer ao espaço interno temporário para que a tarefa seja realizada com uma boa velocidade.

Por isso, escolher um notebook 8GB SSD tem sido algo recorrente para muitos usuários. A combinação de uma boa memória RAM com o armazenamento mais rápido, que é o SSD, garante maior produtividade no dia a dia e poucos travamentos e engasgos durante o uso da máquina.

Por isso, selecionamos 10 modelos de notebook 8GB com maior destaque em 2021 para que você encontre o que mais se encaixa em seu orçamento e necessidades. Confira!

Mulher com fones de ouvido mexendo em notebook 8GB de RAM
Confira as melhores opções de notebook com 8 GB de memória RAM (Foto: Shutterstock)

Notebook 8GB 1TB

Primeiramente, separamos dois modelos de notebook 8GB 1TB. Eles não têm SSD, então são menos rápidos do que outras opções. No entanto, têm ótimo espaço de armazenamento para seus arquivos, programas, aplicativos e jogos e costumam ser mais baratos.

Notebook 8GB de RAM Asus VivoBook 15 8GB HD 1TB

O notebook 8GB VivoBook da Asus é um dispositivo que permite combinar boas especificações e ainda conta com um design arrojado e portabilidade. O modelo possui processador Intel Core i7 da oitava geração, mas também é possível encontrar opções da linha com processador i5.

No quesito entretenimento, ele entrega placa de vídeo dedicada da Nvidia, mas ela é muito básica. Você até pode rodar jogos com menores exigências, mas esse não é um produto feito para gamers.

Sua tela é de 15,6 polegadas com resolução Full HD. Ele dispõe de armazenamento de 1TB, portanto, espaço suficiente para armazenar muitos arquivos.

Por que o Asus VivoBook vale a pena?

  • HD de 1 TB SATA tem bastante espaço para guardar arquivos
  • Placa de vídeo dedicada, apesar de básica, serve para trabalhos gráficos não muito complexos
  • Tela de 15,6 polegadas Full HD tem bom tamanho e resolução
  • Tem leitor de cartões SD
  • Tem entrada USB 3.0 e tipo C, as mais rápidas do mercado
  • Processador Intel Core i7 8565U, apesar de ser de geração anterior, ainda é potente

Notebook 8GB de RAM Dell Inspiron 3000 i15-3501-M80

E que tal aliar a grande capacidade de armazenamento de um HD de 1TB com o ganho de desempenho que um SSD possibilita? Com o Notebook 8GB RAM Dell Inspiron 3000 i15-3501-M80, por exemplo, você pode reservar o HD para armazenar arquivos ao mesmo tempo em que usa o SSD para gravar programas, aumentando a velocidade ao abrir e fechar as aplicações.

Esse modelo tem ainda o processador Intel Core i7 1165G7, de décima primeira geração, um chip moderno que chega a 4,7GHz em modo turbo.

Outro ponto alto é a placa de vídeo dedicada GeForce MX330, que se não é das mais potentes, pelo menos ajuda bastante em programas gráficos ou quando você quiser encarar alguns jogos menos exigentes.

Por que o Dell Inspiron 3000 i15-3501-M80 vale a pena?

  • HD de 1TB tem bastante espaço para guardar arquivos
  • SSD de 128GB representa um bom ganho de desempenho
  • Entrada para cartão de memória
  • Placa de vídeo dedicada de entrada ajuda bastante em trabalhos gráficos
  • Tela de 15,6 polegadas em bom tamanho, mas a resolução é apenas HD
  • Processador Intel Core i7 1165G7 é moderno e potente

Notebook 8GB SSD

Um notebook 8GB SSD permite um armazenamento não apenas mais veloz, como também silencioso. O SSD é um componente essencial para quem prioriza velocidade na hora de realizar tarefas diárias diversas em seu dispositivo.

MacBook Air A2337 M1 8GB SSD 256GB

Nossa seleção de notebook 8GB SSD começa com o MacBook Air com chip M1 Apple. Esse é um dispositivo extremamente fino e leve, portanto, garante mobilidade e facilidade para quem quer garantir um uso versátil. Sua CPU possui oito núcleos extremamente velozes, o que contribui para a realização de projetos que exijam mais do dispositivo.

Mas, por ser um modelo mais compacto, sua tela de retina é bem menor, que as anteriores com apenas 13,3 polegadas. Outros diferenciais são: teclado retroiluminado, leitor biométrico e SSD de 256GB.

Por que o MacBook Air A2337 M1 vale a pena?

  • SSD 256GB, apesar do pouco espaço, dá velocidade ao sistema
  • Tela de retina de 13,3 polegadas tem resolução de 2560 × 1600 pixels, acima de Full HD
  • Design compacto
  • Teclado retroiluminado é bonito e facilita o uso em ambientes escuros
  • Processador M1 é otimizado para produtos e sistemas da Apple, produzido pela própria empresa

MacBook Air MQD32BZ/A 8GB SSD 128GB

Outra boa opção para quem quer investir em um notebook 8GB SSD é o modelo MacBook Air MQD32BZ/A. Ele permite um bom desempenho para realização de tarefas cotidianas e até mesmo determinados programas com desempenho gráfico maior.

Sua tela também é de 13,3 polegadas e é um dispositivo extremamente leve, com apenas 1,35kg. Isso quer dizer que ele é fácil de ser transportado na bolsa ou na mochila! Em geral, esse notebook 8GB SSD apresenta uma configuração intermediária, com processador Intel Core i5 e chip gráfico Intel HD Graphics 6000.

Vale ressaltar que o processador i5 desse MacBook é de quinta geração, bastante defasado. No entanto, o macOS é mais otimizado do que o Windows e exige menos da máquina, o que pode compensar.

Mantendo a tradição do Macbook Air, seu teclado é iluminado e o Trackpad Multi-Touch da Apple apresenta a melhor performance do mercado.

Por que o Macbook Air MQD32BZ vale a pena?

  • Armazenamento SSD dá velocidade ao sistema, apesar do pouquíssimo espaço de 128GB
  • Tela de 13,3 polegadas com 1440 x 900 pixels de resolução, acima do Full HD
  • Dispositivo é muito leve, com apenas 1,35kg, o que favorece mobilidade

Notebook Gamer Lenovo IdeaPad 3i Gaming 8GB SSD 512GB

O O IdeaPad Gaming 3i é notebook 8GB gamer da Lenovo equipado com processador Intel Core i7 de 10ª geração. Sua configurações prometem um ótimo desempenho, tanto para tarefas diárias como também para projetos que exijam mais do dispositivo como edição de vídeos, programas 3D e até mesmo jogos com gráficos bem elaborados.

Assim como outros modelos competitivos, esse notebook também apresenta tela de 15,6 polegadas e resolução Full HD. Sua tela tem taxa de atualização de 60Hz, padrão mais básico da indústria, e tecnologia antirreflexo.

Quem prioriza rodar games sem risco de travamentos, poderá contar com placa de vídeo dedicada GTX 1650, que não é top de linha, mas dá conta de muitos jogos recentes, ainda que não nas configurações gráficas máximas. Saiba mais sobre ela na nossa análise da GTX 1650.

Por que o IdeaPad Gaming 3i vale a pena?

  • Tela em LED com 15,6 polegadas Full HD tem bom tamanho e resolução
  • Processador Intel Core i7 10750H é de geração recente, tem foco em desempenho e é da linha mais potente da marca
  • SSD de 512GB, além de garantir velocidade, tem bastante espaço para salvar arquivos
  • Placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650 com 4GB de VRAM
  • Teclado retroiluminado facilita o uso à noite e é um ponto positivo de design

Notebook Lenovo IdeaPad S145 8GB SSD 256GB

Outra opção de notebook 8GB da Lenovo é o IdeaPad S145, que integra a lista de modelos intermediários e que atende perfeitamente tarefas diárias. Com SSD, ele permite executar tarefas com boa velocidade. Por outro lado, vale mencionar que ele dispõe de tela de 15,6 polegadas com resolução HD e painel do tipo TN, o que pode ser considerado um ponto negativo dependendo do perfil de uso.

Em relação à conectividade, ele possui três portas USB, onde duas delas são do tipo USB 3.1. Ele tem entrada HDMI, combo de áudio e leitor para cartões 4 em 1. É uma boa opção para quem quer um dispositivo intermediário, principalmente para tarefas diárias. Porém, fica o alerta: não é um bom notebook para se aventurar no mundo dos games.

Nós já fizemos uma análise completa sobre o IdeaPad S145 e você pode obter ainda mais detalhes sobre o modelo!

Por que o IdeaPad S145 vale a pena?

  • Processador Intel Core i5 1035G1 tem foco em desempenho gráfico, mas é o um dos mais básicos da sua linha
  • SSD de 256GB podia ter mais espaço, mas garante a velocidade do sistema
  • Teclado numérico pode ser um diferencial para quem quer esse notebook para o home office

Notebook Samsung Galaxy Book 8GB SSD 256GB

Outro bom exemplo de notebook 8GB SSD intermediário e compacto, que permite portabilidade. Como diferencial, o Samsung Galaxy Book é disponibilizado em duas cores, Mercury Gray (cinza) e Earth Gold (dourado). Já seu tamanho é de apenas 30,5cm x 20,3cm x 1,18cm (LxPxA), com peso de 0,95kg.

Em nossos tests, identificamos como ponto de atenção que seu teclado não é retroiluminado e tem teclas em tom de cinza, o que pode dificultar a digitação em ambientes com pouca luz. No entanto, a Samsung entrou em contato conosco para informar que ele é sim retroiluminado. Não percebemos porque a opção não vem ativada ou o modelo que chegou para nosso review estava com algum defeito de fábrica.

Ainda assim, o Samsung Galaxy Book S recebeu uma nota 8,5 no nosso review.

No quesito tela, ele conta com 13,3 polegadas e resolução Full HD, bem como bordas finas, o que garante um melhor campo de visão e imersão. Vale ainda mencionar que sua tela é touch, mas com algumas limitações, de forma que reconhece até um toque por vez. O grande ponto positivo dessa máquina é a mobilidade e a conectividade com outros aparelhos da Samsung, como celulares.

Por que o Samsung Galaxy Book S vale a pena?

  • Mobilidade: é leve e pequeno, você vai levar para onde quiser sem grande esforço
  • Conecta-se automaticamente e tem muitos recursos de espelhamento de tela com aparelhos Samsung como TVs e celulares
  • Processador Intel Core i5 L16G7 é bom e tem foco em trabalho gráfico
  • SSD de 256 GB não tem muito espaço, mas garante velocidade

Notebook Asus Zenbook 14 8GB SSD 256GB

Já o notebook 8GB RAM Asus Zenbook possui como maior diferencial sua tela! Com bordas finas e painel Full HD do tipo IPS ela garante uma imagem realmente diferenciada e ainda garante fidelidade das cores de 100% na escala sRGB. Além disso, seu ângulo de visão é de 178º.

O dispositivo apresenta uma segunda tela! Na verdade, trata-se do seu Touchpad ScreenPad 2.0, que pode ser considerado uma segunda tela de 5,65 polegadas. Ele é bastante sensível ao toque e também pode ser usado como um touchpad clássico. Isso é um dos maiores diferenciais, visto que é um recurso de hardware que não é encontrado em outros modelos no mercado brasileiro.

Por que o Asus Zenbook vale a pena?

  • SSD de 256GB não é espaçoso, mas certamente deixa o sistema mais rápido
  • Touchpad ScreenPad 2.0 com 5,65 polegadas é diferencial no mercado
  • Processador Intel Core i7-10510U de 10ª geração é potente
  • Teclado retroiluminado e numérico

Notebook Gamer Dell G5 8GB SSD 512GB

Compondo a famosa linhas de notebooks voltados para o público gamer, o Dell G5-5590 vem de fábrica com SSDs do tipo PCIe NVMe, o tipo mais rápido atualmente, de 512GB. Além disso, esse notebook 8GB de memória RAM também acompanha processador Intel Core i5 de nona geração e placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650.

Em relação à tela, ele dispõe de 15,6 polegadas, com resolução Full HD e painel tipo IPS, o que significa uma boa fidelidade de cores e menos distorção quando você não olha a tela diretamente de frente. O dispositivo também apresenta teclado retroiluminado, numérico e tela antirreflexiva.

Por que o Dell G5-5590 vale a pena?

  • Tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD tipo IPS tem bom tamanho, qualidade de cor e resolução
  • SSD de 512GB tem espaço para guardar muitos arquivos e instalar games
  • Placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650 não é top de linha, mas roda games recentes, mesmo que não na qualidade máxima
  • Processador Intel Core i5 9300H de nona geração tem foco em performance
  • Teclado retroiluminado e numérico

Notebook Asus M515DA-EJ533T 8GB SSD 256GB

Por fim, o notebook 8GB da Asus M515DA-EJ533T apresenta processador AMD Ryzen 7 3700U. Ele é ideal para que busca um bom desempenho em atividades do dia a dia, principalmente para a rotina de trabalho. Além disso, ele dispõe de placa de vídeo integrada AMD Radeon RX Vega 10. Temos uma análise do Ryzen 7 370U, se você quiser saber mais.

A tela desse notebook tem como diferencial bordas bem finas e ainda um revestimento fosco antirreflexo. O dispositivo também possui armazenamento SSD de 256GB, que não somente garante mais velocidade, como também leveza e segurança.

Por que o Asus M515DA-EJ533T vale a pena?

  • SSD de 256GB não é espaçoso, mas garante velocidade
  • Placa de vídeo AMD Radeon RX Vega 10 é um bom modelo de placa integrada, mas não é tão potente quanto uma GPU dedicada
  • Ryzen 7 3700U é um bom processador custo-benefício
  • Teclado numérico

Quer mais sugestões? Temos uma seleção completa dos melhores notebooks para comprar em 2021 também!