Mulher sentada em poltrona com notebook prata no colo, com mesa de chá ao lado

Melhor notebook custo-benefício 2021: veja 10 modelos para comprar

Conheça os melhores notebooks custo-benefício que fizeram sucesso em 2020 e ainda são ótimas opções para 2021

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Comprar um notebook com o melhor custo-benefício pode ser uma tarefa complicada, já que os preços estão bem altos até em modelos mais básicos. As melhores marcas de notebook do mercado, como Samsung, Acer, Dell e Lenovo, lançaram diversos laptops em 2020 que ainda podem ser boas compras em 2021, além dos próprios lançamentos do ano. Mas como saber qual melhor notebook custo-benefício?

O Lenovo IdeaPad S145, o Samsung Book E30 e o Acer Aspire Nitro 5, por exemplo, estão entre os melhores notebooks custo-benefício em 2021, pois ainda têm especificações de hardware atualizadas que podem durar mais alguns anos. Na lista a seguir, você confere sete modelos de notebooks que não devem deixar você na mão.

Leia também: Como comprar notebook? Veja dicas e saiba escolher o melhor modelo

Samsung Book E30

Presente em diversas listas de melhores notebooks em 2020, o dispositivo de entrada da Samsung também aparece mais uma vez entre os melhores notebooks custo-benefício em 2021. Lançado em julho de 2020, o Samsung Book E30 chegou para substituir as linhas Essentials e Expert, tradicional da empresa sul-coreana.

Com a presença de um Intel Core i3 de 10ª geração como processador, o dispositivo pode ser uma boa opção para quem deseja um aparelho mais atualizado. O notebook promete ser eficiente no entretenimento e até rodar jogos mais leves. Se quiser saber mais, a gente já ensinou por aqui como escolher o processador para seu notebook.

Além dos 4GB de memória RAM e armazenamento em HD de 1TB, o modelo tem tela com resolução Full HD que garante qualidade máxima de imagem em filmes e séries. Para quem deseja maior desempenho, é possível equipar o aparelho com um SSD e até expandir a quantidade de memória RAM. Se quer entender porque essas atualizações são tão importantes, dê uma lida em nosso guia mostrando para que serve memória RAM e esse comparativo de HD x SSD!

Já tivemos a oportunidade de testar esse notebook custo-benefício. Quer saber mais sobre ele? Então te convidamos a ler nosso review completo do Samsung Book E30 com tudo que é preciso saber desse notebook!

Por que o Samsung Book E30 foi escolhido para a lista de melhor notebook custo-benefício em 2021?

  • Tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD tem ótimo tamanho e qualidade de imagem para assistir aulas, vídeos, filmes ou séries
  • Armazenamento em HD de 1TB permite guardar arquivos sem se preocupar em extrapolar a capacidade
  • Slot fácil para trocar HD, instalar SSD ou aumentar a memória RAM sem perder a garantia do notebook

Lenovo IdeaPad S145 (82DJ0003BR)

Outra linha de dispositivos que conta com diversos modelos é a IdeaPad S145, da Lenovo. Entre os melhores notebooks custo-benefício, o que se destaca atualmente como é a versão equipada com processador Intel Core i5 - com velocidade de até 3,6GHz -, 8GB de memória RAM e armazenamento em SSD de 256GB.

Isso significa que ele vai te permitir uma ótima performance em trabalhos leves, podendo até mesmo rodar alguns programas pesados, contanto que não exija muito deles. Por outro lado, sua tela é apenas em resolução HD, não tão indicado para filmes e séries.

Quer saber mais sobre o notebook custo-benefício? Analisamos o modelo aqui no Zoom e te convidamos a conferir o review completo desse Lenovo Ideapad S145!

Por que o Lenovo Ideapad S145 (82DJ0003BR) é um dos melhores notebooks custo-benefício em 2021:

  • Tela de 15,6 polegadas é um bom tamanho de tela
  • Memória RAM de 8GB permite abrir muitas abas no navegador
  • Armazenamento em SSD garante melhor performance

Samsung Book X40

Um dos melhores notebooks intermediários para quem quer trabalhar, estudar e jogar. Em nossa avaliação do Samsung Book X40, notamos que ele realmente é bom em todas essas funções, mesmo que não se destaque em nenhuma.

Porém, vale lembrar que um notebook realmente especializado costuma custar o dobro do preço do X40. Seu processador é um Intel Core i5 de 10ª geração com memória RAM de 8GB e placa de vídeo dedicada GeForce MX110, que roda alguns jogos leves, mas não serve para games muito pesados.

Por que o Samsung Book X40 é um dos melhores notebooks custo-benefício?

  • Boa configuração para trabalhos do dia a dia, mas também para rodar jogos e programas de edição leves
  • Bom preço pelo conjunto de componentes
  • Apps de conectividade melhoram interação com celulares e tablets da Samsung

Dell Inspiron 3000 (i15-3501-M45)

Uma alternativa ao notebook da samsung mostrado acima, as configurações desse modelo da Dell se assemelham bastante. Então, se você já é fã da marca e prefere o conforto de usar um produto que já conhece, então esse Dell será a melhor opção para você.

Sua vantagem está no processador, que já é um Intel Core i5 de 11ª geração. Portanto, um pouco mais rápido que o modelo mostrado acima. Ele tem tela de 15,6polegadas, 8GB de memória RAM e SSD de 256GB. Uma desvantagem do modelo e a ausência de placa de video dedicada, o que torna o modelo da Samsung melhor para quem quern jogar.

Por que o Dell Inspiron 3000 é um bom notebook custo-benefício?

  • Uso do SSD torna o computador mais rápido
  • Vem equipado com processador de geração atual, oferecendo melhor performance

Asus X509

O quarto notebook que compõe nossa lista de notebooks com melhor custo-benefício em 2021 é o Asus X509. Trazendo design bem tradicional da categoria e especificações intermediárias, o modelo é recomendado para usuários que desejam um dispositivo um pouco mais poderoso do que os considerados de entrada.

A razão disso é pela presença de um processador Intel Core i5 de 10ª geração e dos 8GB de memória RAM. Ele também pode estar em qualquer lista de melhor notebook custo-benefício 2020 por conta de sua performance.

Se quiser entender melhor o papel desse componente na sua máquina, temos um guia de como escolher a memória RAM ideal para o seu notebook.

Assim com outros modelos dessa lista de melhor notebook custo-benefício, o Asus X509 conta ainda com uma tela simples que pode decepcionar usuários mais exigentes. Porém, ela ainda é capaz de reproduzir filmes e séries com boa qualidade, já que são 15,6 polegadas em resolução HD, podendo ser uma boa opção para fãs da marca.

Por que o Asus X509 é um dos melhotes notebooks custo-benefício 2021?

  • Tela de 15,6 polegadas com bom tamanho de tela
  • Memória RAM de 8GB permite ter muitas abas abertas no Google Chrome
  • Armazenamento em HD de 1TB tem bom tamanho para guardar arquivos

Acer Aspire 5 (A515-54G-53GP)

O melhor notebook custo-benefício para usuários mais exigentes

Entrando na lista de notebooks Acer com o melhor custo-benefício, o Aspire 5 também é uma boa opção. Esse modelo da marca tem tela em resolução HD, porém as especificações técnicas podem agradar, já que o processador Intel Core i5 de 10ª geração em conjunto com 8GB de memória RAM e SSD de 256GB garantem alto desempenho em tarefas mais pesadas.

Outro destaque do Aspire 5 é a presença da placa de vídeo dedicada GeForce MX250, com 2GB de memória dedicada. A GPU não é do segmento gamer, mas já ajuda a rodar jogos com mais qualidade e taxas de quadros por segundo, além de auxiliar na renderização de vídeos e modelos em 3D. Assim sendo, não podíamos deixá-lo de fora da lista de melhores notebooks custo-benefício 2021.

Vale mencionar que este modelo e outros notebooks Aspire também apareceram na lista de melhores notebooks Acer em 2020. Além disso, também oferecemos uma lista para quem quer um notebook com placa de vídeo dedicada que permita jogar, mas não seja tão caro quanto notebooks gamers.

Por que o Acer Aspire 5 (A515-54G-53GP) é um dos melhores notebooks custo-benefício 2021?

  • Tela de 15,6 polegadas oferece bom tamanho para trabalhar
  • Memória RAM de 8GB permite abrir muitas abas no navegador e trabalhar com alguns programas pesados
  • Armazenamento em SSD oferece melhor performance para ligar o PC e abrir arquivos
  • Placa de vídeo GeForce MX250 permite usar editores e jogar jogos leves

Dell Inspiron 5000 (i1415-5502-M20S)

Com diversas opções no catálogo da fabricante, essa versão equipada com processador Intel Core i5 de 11ª geração pode ser interessante para quem busca um aparelho para atividades simples, como estudar ou trabalhar.

Voltando a esse modelo de notebook custo-benefício o diferencial desse aparelho em relação ao anterior é o SSD instalado de fábrica. A tela de 15,6 polegadas e resolução Full HD é suficiente para ter um bom espaço para trabalhar sem abrir mão da portabilidade.

Além disso, você pode usar o notebook para jogar já que ele possui a placa gráfica dedicada GeForce MX250. Mas vale lembrar que essa placa permite aproveitar jogos mais simples ou antigos, já que se trata de uma placa de menor performance.

Com 8GB de memória RAM, a ficha técnica não é muito poderosa e pode não ser ideal para usuários mais exigentes. Contudo, o notebook ganha bastante velocidade por conta do SSD de 256GB já instalado na máquina.

Dica: se o que você quer é um notebook para estudar, temos uma lista totalmente dedicada a modelos bons e baratos. Também fizemos um ranking das melhores opções de notebook para trabalhar.

Por que o Dell Inspiron 5000 (i15-5502-M20S) foi escolhido para a lista de melhor notebook custo-benefício em 2021?

  • Placa de vídeo dedicada permite aproveitar jogos e usar alguns programas de edição mais pesados
  • Processador Intel Core i5 de 11ª geração oferece boa performance
  • Armazenamento em SSD oferece maior velocidade na hora de ligar o computador

Acer Aspire Nitro 5 (AN-515-54-528V)

Notebook custo-benefício gamer para quem quer um computador portátil para jogar

O sexto item da lista de melhores notebooks custo-benefício é mais um notebook da Acer, só que agora voltado para o público gamer. Ele traz um Intel Core i5-9300H como chip, 8GB de RAM e armazenamento híbrido: HD de 1TB e SSD de 128GB.

Por se tratar de um notebook gamer, o Acer Aspire Nitro 5 conta com uma GeForce GTX 1650 como placa de vídeo dedicada e uma tela de 15,6 polegadas em Full HD. O conjunto garante desempenho em jogos mais pesados e qualidade de imagem.

Você também pode conferir nossa lista de notebooks gamer Acer se quiser ver mais opções da marca para jogar. Ou, se gostou desse modelo e quer se aprofundar nele, recomendamos que dê uma olhada em nosso review completo desse modelo de Acer Aspire Nitro 5.

Por que esse modelo do Acer Aspire Nitro 5 é um dos melhores notebooks custo-benefício do ano?

  • Tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD garante boa qualidade de imagem, além de bom tamanho para jogos e filmes
  • Memória RAM de 8GB permite jogar a maioria dos games de PC atualmente
  • Armazenamento híbrido permite ligar o PC e abrir seus jogos favoritos rapidamente, mas sem perder capacidade de armazenamento para o restante dos arquivos
  • Placa de vídeo GeForce GTX 1650 permite rodar a maioria dos jogos atuais em média ou boa qualidade

Samsung Galaxy Book S

Talvez o notebook perfeito para trabalhar, a nova linha da Samsung apostou na portabilidade com esse modelo. Como dissemos em nossa review do Samsung Galaxy Book S, o notebook comete alguns sacrifícios, como a remoção das portas USB-A e HDMI. Do mesmo modo que os Macbooks da Apple.

Em relação às configurações, esse modelo porta processador Intel Core i5 de 10ª geração e 8GB de memória RAM, com opções de SSD com 256GB ou 512GB de espaço para armazenar arquivos. Isso é o suficiente para usar programas simples e executar trabalhos rotineiros sem que o notebook trave.

Além disso, seu tamanho e design finos possibilitam que o leve para trabalhar em qualquer lugar, sendo uma das melhores opções para levar em viagens. Vale lembrar que sua conectividade com outros aparelhos da Samsung por meio dos apps Flow e DeX o tornam uma das melhores alternativas para quem já é cliente da marca.

Por que o Samsung Galaxy Book S é um bom notebook custo-benefício:

  • Portabilidade permite o levar consigo para trabalhar em qualquer lugar
  • Combinação de SSD e memória RAM fazem com que ele seja muito difícil de travar
  • Alta conectividade com outros aparelhos da Samsung

Acer Predator Helios 300 (PH315-52-748U)

Pra finalizar a nossa lista temos um dos melhores notebooks gamer custo-benefício, esse modelo do Acer Predator Helios 300, que também é uma boa opção para o público mais exigente. O dispositivo vem equipado com um poderoso processador: o Intel Core i7 de nona geração. Esse dispositivo promete alta performance em atividades de edição de vídeo, softwares de engenharia e também para rodar os jogos mais atuais, tornando o notebook custo-benefício o melhor para quem quer investir mais um pouco.

Aliado à essa potência, o notebook conta com 16GB de memória RAM e armazenamento híbrido de SSD com 128GB e HD de 1TB. Esse Acer Predator Helios 300 traz uma GeForce GTX 1660 Ti como placa de vídeo dedicada e uma tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD, sendo ideal para quem deseja qualidade de imagem sem queda de FPS em jogos mais pesados.

Esse notebook não é barato, mas o preço compensa a ficha técnica poderosa dentro dele. Vale lembrar que ser um notebook com melhor custo-benefício não significa apenas ser barato, mas sim ser um bom investimento em relação à qualidade do produto.

Por que o Acer Predator Helios 300 (PH315-52-748U) é um dos melhores notebooks custo-benefício?

  • Tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD garante boa qualidade de imagens em jogos
  • Processador Intel Core i7 9750H oferece excelente performance para jogar e usar programas mais pesados
  • Memória RAM de 16GB permite rodar qualquer jogo ou programa pesado
  • Armazenamento híbrido combina perfomance para rodar seus jogos favoritos, mas permite ter uma biblioteca rica
  • Placa de vídeo GeForce GTX 1660Ti possibilita rodar a maioria dos jogos em excelente qualidade

Leia também: