Tela de notebook mostrando programa para engenharia

Melhor notebook para engenharia: 10 laptops para engenheiros

O notebook para engenharia precisa entregar um bom desempenho de memória RAM e placa de vídeo dedicada

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando falamos em um notebook para engenharia, automaticamente estamos nos referindo a desempenho. Afinal, quem atua nessa área sabe que os programas necessários para realizar projetos dependem de alguns requisitos para uma boa produtividade. Ou seja, os softwares 3D dependem de uma interface não apenas mais robusta como também placa de vídeo dedicada.

Pode até ser que uma placa de vídeo integrada possa dar conta do recado em alguns momentos, mas em geral não é o mais indicado. Além disso, a escolha de um dispositivo para essa finalidade também deve estar em conformidade com o seu orçamento. Como resultados, selecionamos 10 modelos de notebooks para engenheiros de diferentes perfis: estudantes, profissionais e também aqueles que são classificados como top de linha!

Notebook para engenharia para projetos leves ou estudantes

Para começar nossa lista, caso você não precise de uma superpotência, aposte em um notebook para engenharia leve ou até mesmo voltado para estudantes. Em geral, esses modelos contam com boas configurações, incluindo para de vídeo dedicada GTX 1650, além de processadores Intel Core i5 ou i7. Já no quesito memória RAM, os modelos nesta categoria apresentam de 8G a 16GB.

Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5 AN515-54-58CL

O Acer Aspire Nitro 5 AN515-54-58CL é um excelente notebook para engenharia e até mesmo indicado para o público gamer. Ele possui processador Intel Core i5 de 9ª geração e também armazenamento hibrido de 1TB em HD e 128GB de SSD. Já sua memória RAM não deixa a desejar, com 8GB.

O destaque é sua placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650 que garante um ótimo custo-benefício e desempenho ideal para realizar seus projetos. Vale ainda mencionar sua tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD e painel do tipo IPS, que garante cores realistas, independente do ângulo de visão.

Notebook Asus X571GT-AL887T

Outra boa opção entre os notebooks para engenheiros iniciantes ou para quem quer realizar projetos mais leves e menos complexos. Ele vem equipado com processador Intel Core i5-9300H (9ª geração) e ainda memória RAM de 8GB com 2400 MHz. Já seu armazenamento é também um atrativo – um SSD de 256GB PCLe NVMe Gen3 x2.

Cumprindo as exigências mínimas para a finalidade desejada, ele vem com placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4GB GDDR5 de memória dedicada. Por fim, ele conta com tela de 15,6 polegadas de resolução Full HD com painel do tipo IPS, antirreflexo e ainda frequência de 120Hz.

Notebook Lenovo IdeaPad 3i Gaming 82CG0005BR

Talvez um dos laptops mais interessantes da Lenovo e que pode atender perfeitamente na classificação de notebooks para engenheiros. Embora considerado um modelo de entrada para gamers e profissionais, ele vem com um bom conjunto de configurações, incluindo processador Intel Core i7 de 10ª geração.

Soma-se a isso sua GPU dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4 GB de VRAM GDDR6 e RAM de 8GB com 2933 MHz. Isso lhe confere uma boa velocidade e performance, principalmente quando consideramos seu armazenamento interno 512GB em SSD (slot M.2 vazio para SSD adicional).

Notebook Lenovo IdeaPad 3i Gaming 82CG0004BR

Ainda sobre a família IdeaPad 3i Gaming, temos o modelo 82CG0004BR, um notebook para engenharia com ótimos recursos e considerado um dispositivo de entrada para gamers e profissionais. Ele vem equipado com processador Intel Core i7-10750H (10ª geração) e ainda GPU dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4 GB de VRAM GDDR6.

Já sua memória RAM supera os modelos anteriores, uma vez que conta com 16GB DDR4 de 2933MHz e ainda capacidade para operar em dual-channel. O modelo ainda dispõe de armazenamento SSD NVMe com 512GB, tela de 15,6 polegadas Full HD tipo IPS de 60Hz.

Notebook para engenharia profissional

Agora, se o seu perfil se encaixa na classificação profissional, uma boa pedida é optar por modelos com placa de vídeo dedicada RTX 2060. A diferença aqui também fica por conta do processador, já que todos os modelos dispõem de Intel Core i7 de 10ª geração.

Notebook Lenovo Legion 5i 82CF0002BR

Um notebook para engenharia para uso profissional, já quem vem equipado com o processador Intel Core i7-10750H de 10ª geração. Além disso, esse modelo conta com outros diferenciais, como 16GB de RAM e ainda SSD de 512GB PCLe NVMe. Vale ainda destacar que ele vem com slot livre para inclusão de SSD de no máximo 1TB, bem como possibilidade de expansão da RAM para até 32GB.

Já sua tela também não desaponta com 15,6 polegadas e resolução Full HD com painel tipo IPS e taxa de atualização de 120Hz. Por fim, não podemos esquecer de mencionar sua poderosa placa de vídeo dedicada, a NVIDIA GeForce RTX 2060 com 6 GB GDDR6. Um ponto interessante desse modelo fica por conta de seu duplo sistema de coolers, que garante máximo desempenho mesmo depois de horas de uso.

Notebook Dell G3 G3-3500-M40P

Dando sequência à lista de notebooks para engenheiros com projetos profissionais, temos o Dell G3, que conta com processadores da linha H, focada em desempenho, e de 10ª geração. Ele possui Intel Core i7-10750H e ainda uma excelente memória RAM com 16GB de 2933 MHz.

Em relação ao processamento gráfico, ele acumula muitos pontos positivos, uma vez que entrega GPU dedicada GeForce RTX 2060 de 6GB de VRAM. Só para contextualizar, isso garante um ótimo desempenho, seja para rodar games ou até mesmo softwares que exijam maior nível de complexidade. Por fim, ele apresenta 512GB de SSD tipo NVMe x4 e tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD com painel tipo WMA, que é parecido com o IPS.

Notebook Acer Predator Helios 300 PH315-53-75N8

Por sua vez, o Predator Helios 300 da Acer é outra boa pedida de notebook para engenharia, já que possui uma configuração bastante robusta a começar pelo seu processador Intel Core i7-10750H de 10ª geração.

Além disso, ele dispõe de memória RAM de 16GB e ainda SSD de 512GB do tipo NVMe Gen3 x2. Soma-se a tudo isso sua placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce RTX 2060 com 6GB de VRAM GDDR6, que garante ótimo desempenho para projetos pesados.

Mas, não é somente a configuração desse dispositivo que apresenta recursos de peso. Sua tela também surpreende positivamente, com 15,6 polegadas, resolução Full HD e ainda painel do tipo IPS com taxa de atualização de 144Hz.

Notebook para engenharia top de linha

E, para fechar essa seleção, o destaque fica por conta das opções de notebook para engenharia top de linha. Mas, o que isso significa no final das contas? Bom, para começar, são dispositivos que reúnem todos os requisitos somados nos perfis anteriores e, claro maior resolução da tela, capacidade de SSD e processadores de última geração.

Além disso, o maior destaque são as placas de vídeos com poder de fogo bem superior como, por exemplo, a Nvidia, RTX 3060 e RTX 3080. Naturalmente, o preço acompanha. São dispositivos muito caros.

Notebook MSI GL66

O notebook MSI GL66 entrega bom rendimento não somente para o público gamer, como também para profissionais que dependam do uso de programas mais complexos. Ou seja, também é um ótimo notebook para engenharia, com processador Intel Core i7-11800H de 11ª geração, a mais recente da marca.

Ele também conta com GPU dedicada Nvidia RTX 3060 e RAM de 16GB, com perfil expansível para até 64GB. Assim como os demais modelos nesta categoria, o modelo também apresenta uma boa capacidade de armazenamento interno, com 512GB de SSD. Por fim, sua tela é de 15,6 polegadas, com resolução Full HD e taxa de atualização de 144Hz.

Notebook Gamer MSI GL66: com 32GB de RAM

Tanto o modelo anterior como esse podem causar um pouco de espanto em relação ao valor, mas isso acaba sendo justificado pelo potência que o MSI GL66 proporciona. O grande diferencial entre esse notebook para engenharia e o anterior é a capacidade de memória RAM, já que aqui a proposta são incríveis 32GB (também expansível para 64GB).

Em relação às demais configurações, eles são semelhantes, tela de 15,6 polegadas e resolução Full HD, processador Intel Core i7-11800H de 11ª geração e GPU dedicada Nvidia RTX 3060. Mas, aqui, o armazenamento interno é superior, com 1TB de SSD padrão NVMe

Notebook Gamer Razer Blade 14

Provavelmente, o notebook para engenharia e público gamer mais poderoso e, por isso, ele fecha a nossa lista. Aliás, não é a toa que esse dispositivo foi devidamente revelado durante a feira E3 2021 que ocorreu de forma online em decorrência da pandemia de Covid-19. O primeiro ponto aqui é o seu design, que é em alumínio extremamente fino e isso lhe confere um visual arrojado, sofisticado e diferenciado.

O dispositivo vem equipado com a CPU AMD Ryzen 9 5900HX, sem contar GPU Nvidia RTX 3080 o que para muitos já é considerado algo realmente impressionante. Embora esse “casamento” possa resultar em limitações térmicas, o desempenho é algo inquestionável.

Além disso, ele é mais compacto se comparado as demais modelos mencionados até aqui, com tela de 14 polegadas e resolução QHD com taxa de atualização de 165Hz – segundo o fabricante, essa é a maior taxa de atualização para um dispositivo com esse tipo de tela. Ele ainda possui 16GB de RAM e SSD PCLe de 1TB.