Logo Zoom
Logo Zoom

Não dá para falar sobre notebook para engenharia sem citar a palavra “desempenho”. Afinal, aqueles que trabalham nessa área compreendem que os programas essenciais para a realização de projetos requerem certos padrões para garantir uma produtividade eficiente.

Em outras palavras, softwares 3D e outros usados na engenharia demandam não apenas uma interface robusta, mas também uma placa de vídeo dedicada e bastante memória RAM.

É possível que, em algumas situações, uma placa de vídeo integrada seja suficiente, mas geralmente não é a opção mais aconselhável. Além disso, a escolha do dispositivo para esse propósito deve estar alinhada com as limitações do orçamento.

Assim, preparamos essa lista com oito modelos de notebooks para engenheiros, abrangendo diferentes perfis, como estudantes, profissionais e aqueles que buscam o que há de mais avançado no mercado.

Vem com a gente conhecer mais?

  • Dica para você! Conheça a nossa página especial com tudo sobre o mundo dos notebooks e veja mais listas de compras, novidades do setor, dicas de uso e muito mais.

Melhor notebook para engenharia: Acer Predator Triton 300 SE PT316-51S-72XA

Um custo-benefício excelente e imagens fantásticas são as armas deste modelo para que ele seja considerado como o melhor notebook para engenharia na temporada.

Vamos por partes. Primeiro sobre o custo-benefício, o preço do Acer Predator Triton 300 SE PT316-51S-72XA não chega nem perto dos notebooks gamer top de linha. Mesmo assim, ele tem um processador Intel Core i7 de 12ª geração, uma placa de vídeo RTX 3060 e 16GB de RAM. Isso significa desempenho bem alto.

Já sobre as imagens, ele conta com uma tela de 16 polegadas com resolução WQXGA, de 2560x1600 pixels. Só para comparar, o Full HD ao qual estamos acostumados tem 1920x1080 pixels.

Por que esse é um bom notebook para engenheiros?

  • Esse Acer Predator Triton se destaca por um preço bem bacana em relação ao desempenho que ele entrega. Além disso, ele conta com uma tela de alta resolução, a WQXGA, que fica entre o Full HD e o 4K.

Quais notebooks você encontra aqui?

  • Acer Predator Triton 300 SE PT316-51S-72XA: melhor notebook para engenharia
  • Lenovo IdeaPad 3i 82MGS00200: barato, com i5 geração 11 e Linux
  • Acer Aspire Nitro 5 AN515-57-59AT: barato, com i5 geração 11 e Windows
  • Dell G15 5530 G15-i1300-M20: com i5 geração 13 e GPU RTX 3050
  • Dell Vostro 7620: com i7 geração 12 e 16GB de RAM
  • Apple Macbook Air MLY23BZ/A: alto desempenho e alta portabilidade
  • Asus ROG Strix G16 G614JV-N3094W: processador top de linha
  • Dell Alienware M16 AM161271W: desempenho e imagens de outro planeta

O que é o notebook para engenheiros?

Mesmo quando segmentamos um tipo de usuários, há diferentes perfis que devem ser levados em conta. No caso dos engenheiros, já sabemos que o notebook para esse tipo de profissional precisa de desempenho. Mas quanto desempenho?

Estudantes que estão começando na carreira nem sempre precisam de superpotência. Para eles, um notebook com placa de vídeo dedicada GTX 1650, processadores Intel Core i5 ou i7 a partir da 11ª geração e 8GB de RAM já pode ser o suficiente.

Há profissionais que estão interessados em uma performance maior, mas não abrem mão do custo-benefício. Neste caso, o jeito é subir as especificações para processadores de 12ª ou de 13ª geração, uma GPU RTX e 16GB de RAM.

Por último, há quem busque o máximo da tecnologia. Para eles, não é admissível nada menos do que o melhor que a tecnologia oferece, incluindo telas de alta resolução, processadores super potentes e placas de vídeo da Série RTX 40 da Nvidia.

Seguindo essa lógica, chegou a hora dos modelos. Acompanhe!

Lenovo IdeaPad 3i 82MGS00200: barato, com i5 de 11ª geração e Linux

Se o seu orçamento não está tão alto para comprar modelos de altíssimo desempenho, o jeito é segurar um pouco a mão nas especificações e partir para um notebook para engenheiros mais modesto.

Esse é o caso do Lenovo IdeaPad 3i 82MGS00200, que tem um processador i5 de 11ª geração e uma placa de vídeo GTX 1650. Nada excepcional, mas já é o suficiente para concluir projetos.

As memórias e a tela são OK, com 8GB para a RAM, 512GB no SSD e painel Full HD antirreflexo de 15,6 polegadas.

E mais um detalhe: esse é um notebook com sistema operacional Linux, que ajuda a segurar o preço mais embaixo, mas pode ser um incômodo para quem está acostumado a usar o Windows.

  • Conheça mais modelos de notebook Linux na nossa seleção de melhores do ano.

Por que esse é um bom notebook para engenheiros?

Esse é um notebook gamer de entrada, mas que também serve para projetos de engenharia. O desempenho não é tão alto quanto o de modelos mais sofisticados, mas ele tem um preço que vale a pena para quem não quer gastar muito.

Acer Aspire Nitro 5 AN515-57-59AT: barato, com i5 de 11ª geração e Windows

Se você não curte muito trabalhar com o Linux e busca um notebook barato para engenharia com o Windows, sem problemas, esse Acer Aspire Nitro 5 é uma boa opção para você.

Ele traz especificações e limitações bem parecidas com as do modelo anterior. O processador i5 e a placa de vídeo já são um pouco mais antigos e as memórias não são de alta capacidade.

No entanto, a tela é um pouco melhor, com resolução Full HD e taxa de atualização de 144Hz, o que não interessa muito para quem quer trabalhar com engenharia, mas um agrado para engenheiros gamers.

Por que esse é um bom notebook para engenheiros?

Como o modelo anterior, esse é um notebook gamer de entrada. Isso significa um desempenho bem acima dos notebooks voltados para o dia a dia, mas que fica longe dos top de linhas. O preço vale a pena para quem tem um orçamento mais curto.

Dell G15 5530 G15-i1300-M20: com i5 de 13ª geração e GPU RTX 3050

Repare que esse Dell G15 tem capacidades de memória bem parecidas com as dos modelos anteriores. São 8GB de RAM e SSD de 512GB para o armazenamento de dados. A diferença aqui é que a dobradinha processador + GPU é bem mais poderosa, e isso significa desempenho superior.

Para sermos mais precisos, o chip principal é um Intel Core i5 de 13ª geração, a mais nova no mercado. A placa de vídeo não é de última geração, mas a RTX 3050 tem um bom poder para aprimorar o desempenho gráfico do sistema.

Por que esse é um bom notebook para engenheiros?

Com um processador e uma placa de vídeo mais poderosos, esse Dell G15 promete um bom desempenho, seja para projetos de engenharia ou para encarar jogos nas horas vagas. Além disso, ele apresenta um preço bastante convidativo.

Dell Vostro 7620: com i7 de 12ª geração e 16GB de RAM

Na escalada de qualidade das especificações na nossa lista de melhores notebooks para engenharia, chegou a vez de pularmos dos processadores i5 para os i7, além de incrementar a memória RAM.

É isso que o Dell Vostro 7620 oferece. O processador i7 de 12ª geração, a placa de vídeo dedicada RTX 3050 e os 16GB de RAM sugerem um desempenho bem alto, capaz de qualquer programa mais pesado de engenharia.

Outro detalhe interessante é a presença do leitor biométrico. Afinal, mais segurança para os projetos nunca é demais!

Por que esse é um bom notebook para engenheiros?

O Dell Vostro 7620 tem especificações poderosas e é uma boa opção para quem busca desempenho elevado. Além disso, ele tem uma tela Full HD+, de 1900x1200 pixels (o Full HD “normal” tem 1900x1080 pixels). Um pouco mais de qualidade visual é sempre uma boa pedida!

Apple Macbook Air MLY23BZ/A: alto desempenho e alta portabilidade

O Macbook Air MLY23BZ/A pode ser uma excelente opção para quem precisa levar o notebook de casa para o escritório com frequência e até em viagens eventuais. Em primeiro lugar porque mesmo sem uma placa de vídeo dedicada, ele tem excelente desempenho gráfico, graças ao moderno chip M2 da Apple.

Em segundo, porque esse é um notebook voltado para a portabilidade. Enquanto um notebook gamer tem um peso por volta dos 2kg, esse Macbook tem apenas 1,24kg. Isso faz bastante diferença na mochila ou para se locomover em uma obra, por exemplo.

O Macbook Air tem ainda tela Liquid Retina de 15,3 polegadas de alta resolução e com 500 nits de brilho. Isso significa uma das melhores experiências de imagem do mercado atual

Por que esse é um bom notebook para engenheiros?

O Macbook Air é a opção certa para quem busca alta portabilidade e não abre mão de um desempenho elevado. Quem usa iPhone, iPad, ou outros produtos da marca, também tem vantagens, já que os aparelhos formam entre si um ecossistema bem interessante.

Asus ROG Strix G16 G614JV-N3094W: processador top de linha

Processador top de linha acompanhado de uma das melhores placas gráficas da atualidade. O resultado dessa soma é um notebook de alto desempenho, mas que também tem um preço bem salgado.

Esse é o Asus ROG Strix G16 G614JV-N3094W, que conta com o chip Intel Core i9 13980HX, um dos mais potentes já lançados, e a GPU RTX 4060, da geração mais atual da Nvidia. As memórias são de 16GB (RAM) e 512GB (SSD). Um conjunto de altíssimo nível!

A tela é IPS Full HD+, de 16 polegadas, com taxa de atualização de 165Hz. Essa é uma das melhores configurações dentro da categoria Full HD.

Por que esse é um bom notebook para engenheiros?

O desempenho desse notebook gamer da Asus é dos melhores hoje em dia, graças à combinação de processador e placa de vídeo modernas. Boa pedida para quem precisa de alta performance e pode pagar um pouco mais caro por ela.

Dell Alienware M16 AM161271W: desempenho e imagens de outro planeta

A linha de notebooks Alienware é voltada para gamers que buscam o máximo de desempenho que a tecnologia pode oferecer. É claro que toda essa potência pode ser usada também a favor dos projetos de engenharia.

O modelo Alienware M16 AM161271W tem processador i9 de 13ª geração, placa de vídeo RTX 4060, 16GB de RAM e bastante espaço de memória, com 1TB para armazenamento na unidade SSD.

É claro que a tela também não fica para trás. Ela tem 16 polegadas, alta resolução QHD+ (2560x1600 pixels), e 240Hz de frequência. Desempenho e qualidade de imagens de outro mundo!

  • Saiba mais sobre a linha Dell Alienware e confira outros modelos.

Por que esse é um bom notebook para engenheiros?

A linha Alienware é para quem busca um desempenho bem alto, como gamers profissionais e trabalhadores que precisam de uma produtividade elevada. Por isso, o M16 AM161271W é uma excelente opção de notebook para engenheiros mais exigentes, ainda que o custo seja alto.

Por que os programas para engenharia são tão pesados?

Os programas de engenharia são geralmente pesados devido à complexidade das tarefas que realizam, como modelagem 3D detalhada e simulações avançadas. Requerem poder computacional significativo para lidar com grandes conjuntos de dados e cálculos intensivos.

Quais são os principais programas de quem trabalha com engenharia?

Os principais programas para profissionais de engenharia incluem CAD (Computer-Aided Design), como AutoCAD e SolidWorks, e softwares de simulação, como ANSYS. Além disso, ferramentas de programação, como o MATLAB, são essenciais para análises e modelagem avançadas.

Conheça nossas outras listas de recomendação!

Notebook para engenharia com cashback é no Zoom

Agora que você já conhece os melhores notebooks para engenharia, uma última dica. Que tal ter parte do dinheiro investido nessa ou em outras compras de volta na sua conta corrente?

É exatamente esse o objetivo do Cashback Zoom, uma ferramenta segura e fácil de usar.

Quer ver? Veja a página tira-dúvidas do Cashback Zoom e veja o vídeo abaixo para não perder essa oportunidade.