Notebook cinza sobre mesa branco, com homem negro o usando em conjunto com um mouse

Melhor notebook com placa de vídeo dedicada em 2021: veja 10 modelos

Veja a nossa seleção com alguns dos melhores notebooks com placa de vídeo dedicada

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Os notebooks com placa de vídeo dedicada são indicados para trabalhar com algum programa que usa processamento gráfico, ou mesmo para jogar. Montamos uma lista com alguns dos melhores modelos desta categoria, escolhendo opções fizeram sucesso em 2020 e continuarão ótimas para comprar em 2021.

Com o preço alto dos notebooks, a maior parte dos modelos citados nesta lista possuem placas de vídeo de entrada, mas que já entregam um bom desempenho para alguns programas e jogos. Tem o IdeaPad S145 que já avaliamos aqui, assim como os notebooks da linha Aspire 5, o Samsung Book X40 e até o Acer Aspire Nitro 5, notebook gamer intermediário que usa a placa de vídeo GTX 1650. Inclusive, não deixe de dar uma conferida em nossa lista focada nos melhores notebooks gamer com essa placa de vídeo.

Confira a seguir os melhores notebooks com placa de vídeo dedicada para comprar em 2021.

Homem branco usando notebook e mouse com programa de edição em quarto escuro
Notebooks com placa de vídeo dedicada são bons para software de edição de foto e vídeo (Imagem: Shutterstock)

Lenovo IdeaPad S145 (81S90003BR)

Já conhecida pelo seu ótimo custo-benefício, a linha IdeaPad S145 possui alguns notebooks cujas configurações são potentes. Essa versão em específico tem a placa de vídeo GeForce MX110, modelo com 2GB de memória dedicada, uma opção de entrada que já ajuda bastante no desempenho do computador ao rodar alguns programas que precisam de processamento gráfico, ou mesmo jogos leves.

Para completar a ficha técnica, o IdeaPad S145 tem processador i7 de oitava geração e 8GB de memória RAM. Seu HD é de 1TB, mas o usuário pode estar fazendo a instalação de um SSD para deixá-lo mais rápido, já que o notebook tem slot M.2 livre. A versão 81S90003BR é uma das poucas da linha a chegar com tela Full HD.

Acer Aspire 5 (A515-54G-53GP)

O Aspire 5 chega para agradar aqueles consumidores que já desejam adquirir um notebook com processador de nova geração. Ele usa o Intel i5 10210U, um chip potente e eficiente, bom para rodar programas que exigem mais do computador. Esse notebook possui 8GB de RAM, o que deve ser suficiente para uso no dia a dia sem problemas com travamentos ou “engasgos”.

Sua placa de vídeo é a GeForce MX 250, modelo com 2GB de memória. Ela é uma placa de entrada, mas se você precisa apenas rodar alguns programas de edição em nível amador, ou mesmo jogos leves como Dota 2, LoL, FIFA, entre outros, ela já “dá conta do recado”. O Acer Aspire 5 já possui SSD instalado de fábrica, assim o sistema e programas iniciam em questão de segundos.

  • Esse não é o único modelo de Acer Aspire 5. Com um catálogo extenso de notebooks da marca, confira a seguir nossa seleção com os melhores notebooks Acer!

Samsung Book X40

Lançado em 2020, o Book X40 é o aparelho para substituir a linha Expert X40, que ficou famosa entre os consumidores que buscavam modelos intermediários com placa de vídeo dedicada. Essa versão usa a MX 110 com 2GB de memória, uma GPU dedicada de entrada, mas que já dá uma melhora de desempenho no aparelho.

Aliado à placa, ele possui o processador i5 10210U, modelo de 10ª geração com boa eficiência energética e desempenho acima da média. O ponto negativo é que esse modelo só possui HD como forma de armazenamento, mas o usuário pode fazer a instalação de um SSD por conta própria, já que o Book X40 possui slot M.2 de fácil acesso.

  • Quer saber tudo sobre esse notebook? Então veja nossa review completa do Samsung Book X40!

Lenovo Ideapad L340

Uma das alternativas entre os notebooks gamer da Lenovo, esse modelo chega a ser mais barato que algumas alternativas com placa de vídeo inferior. Claro que isso significa certo sacrifício em outra peça, como verá ao comparar esse modelo com o próximo.

Por exemplo, o processador Intel Core i5 uma geração atrás do Acer Aspire 5 a seguir. Ainda assim, o modelo 9300HF ainda é mais rápido que o 1035G1 do próximo computador e do Intel Core i5 10210U do note anterior.

Já o SSD tem menor capacidade de armazenamento, sendo de 256GB. A semelhança fica com a memória RAM de 8GB, comum aos notebooks intermediários.

Acer Aspire 5 (A514-53G-571X)

Esse modelo é parecido com o Acer Aspire 5, já citado nesta lista. A diferença é que ele usa o processador i5 1035G1, modelo que é levemente superior ao processador do outro notebook. Com ele, o usuário está pronto para rodar desde aplicações do dia a dia até alguns programas mais pesados. Além disso, os 8GB de memória RAM devem ser o suficiente para esses usos, desde que não sejam abertos muitos programas de uma vez.

O Acer Aspire 5 usa a placa GeForce MX 250, modelo de entrada que tem 2GB de memória. Além de conseguir oferecer bom desempenho em alguns programas de edição e modelagem 3D, por exemplo, ela também serve para jogos leves. Esse modelo já chega com SSD de 512GB, o que já é suficiente para muitos consumidores.

Lenovo IdeaPad Gaming 3i Intel

O Lenovo Ideapad Gaming 3i Intel chega equipado com a placa de vídeo GTX 1650, modelo com 4GB de memória dedicada. Apesar de ser classificada como uma GPU de entrada, seu desempenho já é bem superior às opções anteriores. Por isso, o leque de programas e jogos a serem rodados nesse aparelho é ainda maior.

Ele usa o processador i5 10300H, uma das melhores alternativas de processador intermediário para notebook. Por outro lado, ele conta com 8GB memória RAM disponíveis, o que pode ser suficiente para rodar os mesmos tipos de jogos que a GTX 1650 é capaz de rodar, mas é possível que sofra alguma queda de performance em jogos mais pesados.

O Lenovo Ideapad Gaming 3i Intel também conta com SSD de 256GB (que pode ser trocado caso queira um SSD com mais armazenamento) e tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD!

Curtiu o notebook? Então confira algumas sugestões de jogos que poderá aproveitar no Lenovo Ideapad Gaming 3i Intel:

Acer Aspire Nitro 5

Com processador i5 de nona geração, ele é uma ótima opção para programas pesados, já que oferece desempenho acima da média. Esse notebook com placa de vídeo dedicada vem com a GeForce GTX 1650, modelo de entrada que possui 4GB de memória dedicada.

Com ela o usuário pode rodar jogos leves em alta qualidade e jogos pesados em qualidade média. Além disso, poderá rodar também alguns programas de edição profissionais, embora não dê conta de tarefas super pesadas.

Entre as outras características, destacamos sua tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD. Além disso, esse Acer Aspire Nitro 5 conta com armazenamento híbrido, com um SSD de 128GB e um de 1TB que já chega instalado de fábrica.

  • Quer saber tudo sobre esse notebook gamer? Então dê uma olhada no review completo que preparamos sobre o Acer Aspire Nitro 5!

Acer Predator Helios 300

A GTX 1660 Ti é uma das melhores placas de vídeo antes da série RTX e ainda entrega alta qualidade gráfica nos seus jogos favoritos. Porém, ele não tem o Ray Tracing e DLSS 2.0. O Acer Predator Helios 300 tem processador Intel Core i5 10300H, além de 8GB de memória RAM e armazenamento híbrido.

Ou seja, ele conta tanto com um SSD de 256GB quanto um HD de 1TB. Sua tela é de 15,6 polegadas com resolução Full HD, ideal para assistir filmes e séries, usar programas de edição de imagem ou vídeo ou aproveitar seus jogos favoritos, já que esse é o objetivo de um notebook gamer.

  • Existem mais versões desse notebook gamer da Acer. Sendo assim, conheça as alternativas ao esse modelo do Acer Predator Helios 300!

Dell G3 G3-3500

Se você quer um notebook gamer potente e capaz de rodar as tecnologias mais recentes, o Dell G3-G3-3500 é uma das melhores alternativas para você. Com a placa gráfica RTX 2060, o modelo é compatível com Ray Tracing e DLSS 2.0, que simula efeitos de luz como se o jogo estivesse recebendo luz real e usa inteligência artificial para melhorar os gráficos de jogos antigos, respectivamente.

O processador Intel Core i7 10750H é um dos mais potentes para notebooks, o que garante acesso fácil e rápido a qualquer jogo ou programa pesado, como os editores do pacote Adobe. Complementando, esse notebook Dell tem SSD de 512GB e memória RAM de 16GB.

Vale lembrar que esse não é o único modelo com a potente placa de vídeo. Quer conhecer outros notebooks com essas configurações? Então dá uma olhada na nossa lista com os melhores notebooks com a RTX 2060!

Razer Blade 14

Se você quer um notebook com placa de vídeo dedicada cujo sinônimo seja poder, então o Razer Blade 14 vai atender aos seus anseios. Especialmente se estiver disposto a investir o necessário para ter o melhor notebook à disposição.

Esse modello vem com processador AMD RYzen 9 5900HS, um dos mais potentes da geração atual da AMD. E quando digo potência, estou falando de performance muito superiores ao que os Intel Core i5 e i7 mencionados até aqui.

Sua placa de vídeo também não veio para brincadeira, já que é a RTX 3070, da série atual da NVidia. Não há nada que essa placa não possa rodar na maior qualidade possível. Até mesmo o exigente Cyberpunk 2077, cujos requisitos já mostramos aqui. Ainda mais com a tela QHD, acima do padrão Full HD dos computadores acima.

Seu SSD é de 2TB, permitindo uma vasta coleção de jogos instalados e iniciando prontamente. A memória RAM de 16GB se assemelha a notes avançados mais baratos, mas ainda vai entregar a performance que você precisa.

Leia também: