Mulher em escritório com mesa de madeira com notebook para edição de vídeo e diversas câmeras digitais em volta

Melhores notebooks para edição de vídeo em 2021: veja 9 modelos

O notebook para edição de vídeo precisa ter um bom processador e desempenho!

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Editar vídeos e criar produções criativas depende muito da escolha de um eficiente notebook para edição de vídeo. O fato é que esse tipo de produção envolve um uso realmente consistente de processamento, memória e até mesmo tamanho da tela.

A seleção dos melhores notebooks para edição de vídeo levou em consideração alguns parâmetros relevantes. Nesse caso, você poderá conferir modelos de notebooks com tela Full HD, SSD, e também dispositivos com placa de vídeo dedicada. Tudo isso somado a inclusão de processadores de 10ª geração i5 ou i7 e outros recursos.

Portanto, confira uma lista com os notebooks para edição de vídeos das marcas mais bem avaliadas no mercado, como Dell, Asus, Acer, Lenovo e Apple.

Notebook para edição de vídeo sobre mesa de madeira
Confira as melhores opções de notebooks para edição de vídeos (Foto: Shutterstock)

O que um notebook para edição de vídeo precisa ter?

Como qualquer atividade voltada a processar recursos gráficos, a placa de vídeo dedicada é a principal peça a se considerar ao buscar por bons notebooks para edição de vídeo. Com exceção dos MacBooks, otimizados para essa finalidade e sem a necessidade de ter essa peça, é interessante que um notebook com Windows venha com uma placa gráfica.

Claro que sozinha ela não faz nada, então é importante se atentar ao processador, já que ele também trabalha na renderização dos vídeos que editou. Um SSD é ideal para começar a trabalhar o mais rápido possível, embora, em qualquer opção abaixo, você eventualmente terá de adquirir um HD externo para salvar seus projetos.

A memória RAM também é um item importante a se considerar, especialmente ao trabalhar com muitas janelas e programas abertos simultaneamente. Ficando atento à performance dessas peças, será mais fácil escolher o melhor notebook para edição de vídeo.

Veja também nossas recomendações no YouTube!

Notebook Dell Inspiron 5000 i14-5402

Esse notebook para edição de vídeo Dell Inspiron 5000 i14-5402 é uma opção bem interessante e que merece iniciar a nossa lista. O primeiro destaque fica por conta de sua seu processador Intel Core i5 de 11ª geração. Além disso, é um notebook com SSD. Embora essas características possam encarecer muito mais o produto, esse acaba não sendo o caso desse em especifico. Ou seja, é um notebook com bom custo-benefício.

Outro ponto que chama atenção é a tela desse notebook para edição de vídeo. Ela possui 14 polegadas, resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels e acabamento antirreflexo. Tudo isso é somado a um design elegante e o fato de ser um notebook compacto e eleve – ideal para quem quer fazer suas criações quando e de onde quiser!

Para quem o modelo é indicado?

Excelente para trabalhar, a presença da placa de vídeo dedicada GeForce MX330 permitirá usar programas de edição simples, embora o tempo de renderização acabe sendo alto. Isso acontece pois estamos falando de uma placa simples, que é melhor que as placas integradas, mas ainda é básica.

Nesse sentido, esse notebook da Dell é interessante para quem eventualmente precisa produzir ou editar vídeos. Porém, de modo bastante básico, preferencialmente para quem tem outras atividades além dessa. É iniciante na edição de vídeo? Então conheça algumas sugestões de editor de vídeo online!

Notebook Dell Inspiron 5000 i15-5502

Seguindo a mesma linha do modelo anterior de notebook para edição de vídeo, o modelo Dell Inspiron i15-5502 é outra opção bem atraente. Assim como o notebook anterior, esse modelo também conta com processador Intel Core i7 de 11ª geração e um SSD de 512GB.

Além disso, esse é um dos melhores notebooks em 2021 para quem quer apostar em um bom desempenho gráfico, principalmente porque ele dispõe de um chip capaz de rodar jogos atuais em resolução Full HD. Ou seja, ele também pode ser considerado um notebook gamer, ainda que não rode os jogos mais exigentes.

Sua performance para programas 3D é outro diferencial possível por conta da placa de vídeo GeForce MX 250 2 GB GDDR5. Tudo isso em uma tela de 15 polegadas com resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels.

Para quem o modelo é mais indicado?

A recomendação desse também serve para o notebook para edição de vídeo anterior. A diferença está na maior capacidade de armazenamento, que permite salvar mais arquivos sem depender da nuvem.

Notebook Gamer Dell G3-3500

Ter um notebook para edição de vídeo que também pode apresentar um ótimo desempenho de um notebook gamer sempre soa como algo distante do poder aquisitivo de muitas pessoas. Mas, se tratando desse modelo da Dell, a situação é um pouco diferente. O visual discreto e arrojado segue a linha da fabricante, embora esse especificamente conte com traços bem mais sóbrios e cores realmente discretas.

Um ponto interessante desse notebook são as dobradiças, que ficam posicionadas de forma centralizada. Isso deixa o visual interessante, mas pode depender de cuidados com relação a eventuais danos. Já a tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD e painel IPS permite um ótimo campo de visão. Tudo isso se soma ainda ao seu processador Intel Core i5 de 10ª Geração e placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4GB e GDDR5.

Para quem o modelo é indicado?

Esse notebook da Dell possui uma boa placa de vídeo para fazer seus trabalhos de edição de vídeo, embora acabe entrando em defasagem daqui há poucos anos. Se é ou pretende ser um Youtuber, especialmente na área de games, essa pode ser uma opção para começar. Por outro lado, ele não é tão indicado para trabalhos mais pesados na área e a nível profissional.

Notebook Gamer Acer Nitro 5

Se a ideia é escolher um entre os diversos notebooks para edição de vídeo, o Acer Aspire Nitro 5 AN515-55-705U pode ser considerado um grande aliado. E, não se limita apenas a essa função, uma vez que ele também compõe a lista de dispositivos voltados para o público gamer, sabia?

O fato é que ele entrega uma ótima configuração, incluindo seu processador Intel Core i7 de 10ª geração, além de placa de vídeo dedicada (GeForce GTX 1660 Ti com 6 GB GDDR6 de memória). Isso lembrando do fato dele fazer parte da família Nitro 5, que não apenas acumula boas avaliações como conta também com hardware atual.

Vale ainda mencionar a RAM de 8GB DDR4 2666 MHz e o SSD com 512 GB NVMe x2. Por fim, sua tela de 15,6 polegadas é Full HD, com painel do tipo IPS de 144Hz antirreflexo, ou seja, um diferencial para gamers que querem mais performance!

Para quem o modelo é mais indicado?

O Acer Aspire Nitro 5 muito indicado para quem quer realmente realizar edições de vídeo e também o público gamer. Além disso, ele também é capaz de atender as expectativas de quem atua em outras áreas, como engenharia e arquitetura, por exemplo, e que precisem usar softwares CAD ou outros similares.

Entretanto, o ponto negativo que podemos destacar em relação a esse dispositivo consiste no seu tamanho mais robusto e também pesado. Portanto, quem prioriza mobilidade poderá levar isso em consideração.

Ainda assim, ele serve para quem quer viver de produzir ou editar vídeos. Quer saber por onde começar? Então dá uma olhada nesse guia sobre como editar vídeos no PC!

Notebook Gamer Lenovo IdeaPad Gaming 3i

Um notebook gamer com ótimo custo-benefício que também se adequa perfeitamente a editores de vídeos e fotos. Com processador Intel Core i7 de 10ª geração e placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650, ele garante boas horas de diversão e, claro, muito trabalho.

Sua tela Full HD de 15,6 polegadas é uma opção interessante para garantir bons resultados em suas criações, principalmente por conta da tecnologia WVA que ajuda a deixar as imagens ainda mais nítidas e livres de distorções – e, isso independentemente do ângulo de visão.

Entretanto, o Lenovo Ideapad 3i Gaming 82CG0005BR dispõe de apenas 8GB de memória RAM e 512GB de armazenamento interno, o que pode colocá-lo como segunda opção se comparado com outros modelos e o valor a ser investido. De qualquer maneira, é um dispositivo completo, que surpreende positivamente pelo desempenho.

Para quem esse modelo é mais indicado?

Com ótimo custo-benefício e um processador mais potente, podemos dizer que esse notebook gamer vai de intermediário à avançado, em termos de edição de vídeo. Como todos os notebooks para edição de vídeo, algum tipo de armazenamento externo será necessário, mas o SSD de 512GB já é um bom pontapé inicial.

Notebook Asus VivoBook 15 K513EP

Um notebook para edição de vídeo e uma série de outras atividades que envolvam um maior grau de complexidade e uso profissional. O Asus VivoBook 15 K513EP-EJ229T apresenta um desempenho realmente acima da média quando comparado a outras opções do mercado, principalmente se tratando do quesito agilidade.

Como resultado, ele é equipado com processador Intel Core i7 de 10º geração, SSD NVM.e (novo padrão do setor em relação ao SSD SATA) de 512GB, GPU dedicada GeForce MX330 e também memória RAM de 16GB. Já a tela desse notebook é de 15 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), ideal para visualizar seus trabalhos da maneira que seus subscritos ou clientes irão vê-los.

Para quem o modelo é mais indicado?

Apesar de uma placa de vídeo dedicada menos potente que a dos notebooks gamers anteriores, o processador i7 de 11ª geração e os 16GBd de RAM vão te ajudar a trabalhar com agilidade, quase sem nenhum tipo de travamento.

Ou seja, esse notebook também é indicado para editores de nível intermediário. A vantagem aqui fica na portabilidade e facilidade de carregar o notebook consigo. Quer um notebook portátil para trabalhar onde quiser? Então confere também essa lista de notebooks ultrafinos!

Notebook Lenovo Legion 5i

Outra opção interessante de notebook para edição de vídeo e também jogos que ganhou bastante destaque no mercado. O Lenovo Legion 5i 82CF0004BR é equipado com processador Intel Core i7 de 10ª geração, 16GB de memória RAM e SSD com 128GB. Tudo isso é somado ainda a um HD de 1TB e GPU NVIDIA GeForce RTX 2060 com 6GB.

A tela é outro ponto alto desse modelo, uma vez que apresenta resolução Full HD IPS com 120Hz. Além disso, é possível realizar a expansão da memória RAM para 32GB.

Para quem o modelo é indicado?

Agora estamos falando em um notebook para profissionais de edição de vídeo. Lembrando que ela também é uma opção robusta para aproveitar seus games favoritos.

A placa gráfica RTX 2060 da NVidia com mais memória de vídeo te permitirá renderizar vídeos com mais velocidade, te tornando mais produtivo. Além disso, o processador i7, memória RAm e SSD ajudam bastante na velocidade. Como alguns notebooks gamers, ter um HD complementar de 1TB fará com que leve mais tempo até ter de comprar armazenamento externo para guardar seus projetos.

Aproveitando, não deixe de conferir também essa lista com os melhores HDs externos atualmente!

MacBook Air M1 2020

Esse modelo do MacBook Air não conta com placa gráfica dedicada como a maioria dos notebooks para edição de vídeo mostrados acima. Ainda assim, o chip M1 da Apple consegue dar conta de renderizar vídeos em boa velocidade, assim como trabalhos comuns do dia a dia, como ler emails e usar editores de texto.

O notebook tem modelos com 256GB ou 512GB de SSD, como é o caso da vitrine acima. Vale lembrar que os 8GB de memória RAM garantem bom desempenho, ainda mais com o MacOS, que extrai mais performance das peças que sistemas com Windows.

Para quem o modelo é indicado?

Mesmo sem placa gráfica, o MacBook Air M1 2020 é uma boa alternativa de notebook para edição de vídeo se você é profissional. Se já tem um computador de mesa para isso, o MacBook é um excelente companheiro para viagens. Afinal de contas, sua portabilidade e performance garantem a continuidade do trabalho quando é necessário ficar fora do estúdio.

Para saber mais, dá uma olhada nesse review completo que fizemos do MacBook Air M1 2020, um dos melhores MacBooks da atualidade!

Macbook Apple Pro M1

A linha Macbook Pro dispensa grandes apresentações, por isso, é fácil afirmar que se trata de um excelente notebook para edição de vídeo. É um modelo mais compacto, com uma tela de 13,3 polegadas. Segundo a Apple, é uma opção para quem busca “potência para viagem”.

Com processador M1 fabricado pela própria Apple, o modelo surpreende bastante pelo desempenho da CPU. Além disso, a velocidade de processamento gráfico é excelente, proporcionando uma performance realmente superior. Já sua tela de retina, embora pequena, conta com cores vivas e resolução melhor que Full HD.

Para quem o modelo é indicado?

Como a própria linha indica, esse modelo Pro é voltado aos profissionais da área. Ainda mais considerando os ótimos softwares para editar vídeos que são exclusivos para o MacOS, como o FinalCut Pro. Tanto que, apesar de ser o modelo mais caro, sua placa gráfica é integrada.

O que isso significa? Que esse é o notebook para edição de vídeo ideal para profissionais, mas que também vai exigir bastante investimento, como qualquer produto Apple. Outra alternativa é o MacBook Pro com o chip M1 da Apple, o melhor entre os MacBooks atualmente.