Mulher branca em escritório usando notebook para trabalho

Notebook para trabalho em 2021: 7 melhores modelos para comprar

Veja quais são os melhores modelos de notebook para trabalho em 2021

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Escolher o notebook ideal para o trabalho é uma tarefa importante e difícil. Afinal, é necessário pensar bem se o aparelho irá conseguir rodar todas as aplicações que você usa no dia a dia. Para te ajudar, preparamos uma lista com algumas das melhores opções de notebooks para trabalho que fazem sucesso em 2021.

Selecionamos opções de algumas das marcas mais famosas do mercado brasileiro. Tem o IdeaPad S145 da Lenovo, o Zenbook 14 da Asus, modelos da linha Acer Aspire, entre outros! Escolhemos modelos potentes o suficiente para rodar programas do dia a dia e até alguns mais pesados.

Nós atualizaremos esse artigo durante o ano, assim você sempre terá as melhores opções para avaliar e escolher. Veja abaixo a nossa seleção com os melhores notebooks para trabalho em 2021.

Notebook Zenbook 14 aberto e com telas na parte superior e inferior
O Zenbook 14 aumenta a produtividade no trabalho oferecendo uma tela extra ao usuário (Foto: Divulgação/Asus)

Lenovo Ideapad S145

Para os usuários que buscam um notebook funcional e sem muita firula, essa versão do Lenovo Ideapad S145 é uma das melhores opções. Seu processador é o i5 de decima geração, modelo indicado para o uso cotidiano, mas que consegue rodar alguns programas pesados. No entanto, ele não possui placa de vídeo dedicada, o que significa que softwares de edição e jogos não devem rodar com bom desempenho.

Além disso, ele vem com SSD de 256GB e 8GB de memória RAM. Apesar de ter pouco espaço para armazenamento, você conseguirá ligar o computador, abrir arquivos e trabalhar com pouca lentidão.

Acer Aspire 5 (A515-54G-53GP)

Se você já quer entrar na nova geração de processadores da Intel, esse modelo do Acer Aspire 5 é uma ótima opção! Ele usa o processador Intel i5 10210U, que além de eficiente, também é potente. Junto aos 8GB de RAM, é esperado que o notebook ofereça um desempenho livre de travamentos, seja em programas pesados ou no uso de tarefas que exigem mais da máquina.

Parte dessa boa performance também vem da Geforce MX 250, placa de vídeo dedicada que tem 2GB de memória. Com ela, o usuário pode usar editores de vídeo, foto, modeladores de ambiente 3D ou mesmo alguns jogos leves. Ele já chega equipado com SSD de 256GB, e, de acordo com a própria Acer, a bateria oferece autonomia de até nove horas de uso contínuo.

Temos uma análise específica do custo-benefício desse notebook. Clique aqui para conferir!

Dell Inspiron 3000 (i15-3501-M45)

Esse modelo da Dell traz performance o suficiente para trabalhar sem se preocupar com lentidão ou travamentos. Ele possui processador i5 de 11ª geração, o modelo i5 1135G7, já preparado para rodar desde programas leves até aplicações pesadas.

Sua tela tem 15,6 polegadas e recurso antirreflexo, mas sua resolução apenas em HD não o torna tão interessante para assistir filmes e séries. Ele também traz teclado numérico e 3 entradas USB.

Samsung Book X50

Lançado em 2020, o Book X50 é o notebook intermediário da Samsung indicado para quem trabalha com aplicativos pesados. Ele chega equipado com o Intel i7 10510U, processador de 10ª geração indicado para rodar aplicações que exijam mais do computador. Esse aparelho tem 8GB de memória RAM, mas, caso o usuário sinta que não é o suficiente, pode fazer o upgrade para 16GB.

O Book X50 possui placa de vídeo dedicada, a GeForce MX110. Apesar de ser uma opção de entrada, ela já ajuda bastante na hora de rodar editores de foto, vídeo, modeladores 3D e até mesmo alguns jogos. Seu armazenamento interno é feito por um HD de 1TB, mas o usuário pode instalar um SSD, tecnologia que aumenta a velocidade com que os programas abrem. É só fazer isso por conta própria, já que o aparelho tem slot M.2 disponível.

Para saber mais sobre o aparelho, veja essa análise específica sobre a ficha técnica do Samsung Book X50.

Samsung Galaxy Book S

Inaugurando a nova linha de notebooks Samsung, o Galaxy Book S é um ultrafino que tem tudo o que você precisa para trabalhar sem se preocupar com lentidão ou em ter um equipamento pesado e difícil de levar para trabalhar.

Sem entrada HDMI ou USB, e um pouco mais complicado de encaixar periféricos como esses kits de teclado e mouse nele. No entanto, como mostramos nesse review do Galaxy Book S, a facilidade de usá-lo em qualquer lugar e as especificações técnicas dele o tornam uma opção prática e fácil.

Lenovo IdeaPad S145 (81S90003BR)

Famosa por seu custo benefício, a linha IdeaPad tem uma excelente opção para quem precisa de um notebook potente, o 81S90003BR. Esse modelo tem processador i7 de oitava geração, que, além de oferecer bom desempenho no dia a dia, consegue rodar programas pesados em nível amador. Os 8GB de memória RAM ajudam na hora de abrir vários softwares, mas o usuário pode fazer a atualização para até 20GB.

O IdeaPad S145 tem placa de vídeo dedicada, a MX110 com 2GB de memória. Ela é um modelo de entrada, mas consegue dar um “boost” para o notebook conseguir rodar programas que exijam processamento gráfico. Ele é um dos poucos modelos IdeaPad S145 que tem painel com qualidade Full HD.

Acer Aspire 3 A315-42G-R7NB

Procura um notebook com processador Ryzen? Essa versão do Acer Aspire 3 é uma ótima escolha e chega equipada com o chip da AMD. O modelo em questão é o Ryzen 5 3500U, que equivale a um Intel i5 de oitava geração da série U. O desempenho dele é bom no uso cotidiano e até em alguns programas pesados, desde que o usuário não exagere na hora de executar as aplicações.

Ele usa armazenamento híbrido, com SSD de 128GB para o sistema operacional e programas, e HD de 1TB para guardar arquivos do usuário. Sua placa de vídeo, a Radeon 540X, vai ajudá-lo a rodar jogos, programas de edição ou qualquer outra aplicação que precise de mais poder gráfico. O Acer Aspire 3 possui design convencional e tela de 15,6 polegadas, mas a resolução é apenas HD.

Se quiser saber mais sobre o Acer Aspire 3 com Ryzen 5, temos uma análise sobre esse modelo. Confira esse review da ficha técnica desse modelo do Acer Aspire 3!

Asus Zenbook 14

Muitos buscam formas de aumentar a produtividade no trabalho, e por isso a Asus resolveu dar uma mãozinha, ou melhor, uma “telinha” extra ao usuário. O Zenbook 14 possui uma tela adicional no lugar do touchpad. Ela tem 5,65 polegadas, resolução Full HD e touchscreen, ou seja, é sensível ao toque. O consumidor pode usá-la tanto como touchpad, quanto como atalho para programas, ferramentas em softwares ou até mesmo para assistir a vídeos.

Apesar da segunda tela ser o diferencial, o Zenbook 14 tem ficha técnica potente. Ele usa o processador Intel i7 10510U, que alcança até 4,90GHz e é recomendado até para programas pesados. São 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento, já em formato de SSD. De acordo com a fabricante, a autonomia de bateria do Zenbook 14 pode chegar a 10 horas de uso!

Veja aqui a análise de ficha técnica do Zenbook 14!