Notebook Asus é bom? Confira prós e contras da marca

Saiba se o notebook Asus é bom e veja os principais modelos vendidos no Brasil

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Notebook Asus é bom? Essa é a pergunta que muitos se fazem ao se depararem com dezenas de modelos da fabricante aqui no Brasil. Já conhecida entre as marcas de componentes para computador, a Asus vem ganhando o seu espaço no mercado de notebooks ano após ano, focando em oferecer modelos com boas configurações e recursos inovadores que auxiliam na produtividade dos usuários.

O Zoom preparou um artigo completo para te contar mais sobre a Asus, incluindo um pouco da sua história, nota no Reclame aqui, linhas de notebooks e também as principais vantagens e desvantagens da fabricante. Além disso, vamos te indicar com os melhores preços alguns dos melhores notebooks Asus.

Leia também o nosso guia de compras de notebooks e aprenda a comparar modelos na hora de escolher.

Origem da Asus

A Asus já tem mais de 30 anos de existência (Foto: Shutterstock)
A Asus já tem mais de 30 anos de existência (Foto: Shutterstock)

A Asus é uma empresa taiwanesa que foi fundada em 1989 por ex-engenheiros de hardware da Acer. A empresa começou desenvolvendo placa-mãe, e, após uma espécie de “parceria” com a Intel, começou a alavancar seus negócios, pois tinha acesso em primeira mão aos processadores da empresa para poder testar com as placas.

Em 2005, a empresa começou a expandir seus negócios entrando no mercado de TV LCD, e um ano depois já estava produzindo laptops em parceria com a Lamborghini. De lá para cá a empresa também entrou no ramo de computadores, tablets, placas de vídeo e até mesmo celulares!

A Asus é uma das maiores fabricantes de notebooks do mundo e constantemente vence prêmios de melhor empresa de tecnologia de Taiwan. Hoje, a marca atua globalmente, vendendo seus produtos em mais de 32 países, e tem mais de 400 parceiros comerciais.

Nota no Reclame Aqui

Notebook Asus é bom? Veja a nota da empresa no Reclame Aqui (Foto: Shutterstock)
Notebook Asus é bom? Veja a nota da empresa no Reclame Aqui (Foto: Shutterstock)

O Reclame Aqui é um famoso site em que consumidores podem fazer reclamações sobre seus produtos e são respondidos diretamente pelas marcas, que tentam resolver os seus problemas. Na data da publicação desta matéria, a Asus possui a nota 7.8, que é considerada boa.

Ao todo, foram 2086 reclamações feitas, sendo que a empresa respondeu 2010 delas, uma taxa de 96%. O índice de solução das reclamações é de 80%, e cerca de 65% dos consumidores que reclamaram voltariam a comprar outros produtos da marca.

Linha de notebooks da Asus

O Zenbook Duo é um dos notebooks mais avançados da empresa (Foto: Shutterstock)
O Zenbook Duo é um dos notebooks mais avançados da empresa (Foto: Shutterstock)

Atualmente, a Asus trabalha aqui no Brasil com três linhas de notebook: ASUS Notebook, VivoBook, Zenbook e Rog Strix. Veja abaixo as principais características e modelos de cada uma.

ASUS Notebook

A linha Asus Notebook é a indicada para uso no dia a dia (Foto: Shutterstock)
A linha Asus Notebook é a indicada para uso no dia a dia (Foto: Shutterstock)

Esses notebooks são indicados para o uso no dia a dia e são mais acessíveis. Por outro lado, suas configurações de hardware são mais simples, por isso não são indicados para tarefas pesadas. Veja alguns exemplos de modelos:

Notebook com processador i3 de sexta geração, indicado apenas para uso básico como navegação na internet, uso de editores de texto e outras ferramentas que não exijam um hardware potente. Esse modelo possui 4GB de memória RAM e HD com 1TB para armazenamento de arquivos.

Uma opção um pouco mais cara, voltada para aqueles que precisam de um hardware mais potente. Ele usa o chip AMD Ryzen 7 3700U, que além das ferramentas leves, também roda alguns softwares como o Photoshop (em nível amador). Esse notebook tem 8GB de memória RAM e já chega com SSD de 256GB instalado, que o deixa ainda mais rápido.

Para quem busca notebooks com processadores Intel de 10ª geração, esses são a escolha certa! O chip i5 1035G1 combina potência e boa economia de energia, por isso consegue rodar desde programas leves até alguns mais pesados com bom desempenho. O notebook possui tela de 15,6 polegadas, 8GB de memória RAM e HD de 1TB ou SSD, a depender da versão escolhida.

Para quem busca um notebook gamer mais barato, essa é uma ótima opção. Esse Asus Notebook possui processador Ryzen 3500U e usa a placa de vídeo dedicada GTX 1050, que, apesar de ser um modelo de entrada, consegue rodar vários jogos em configuração intermediária. Esse notebook ainda tem 8GB de RAM, HD de 1TB e tela com resolução Full HD.

Asus Vivobook

A linha VivoBook tem aparelhos para o segmento intermediário (Foto: Shutterstock)
A linha VivoBook tem aparelhos para o segmento intermediário (Foto: Shutterstock)

Os notebooks da linha Asus VivoBook possuem um design mais refinado e acabamento mais bem trabalhado. Eles tendem a ser mais leves e finos, e, assim como a linha anterior, podem ser encontrados em vários níveis de hardware. Veja algumas opções de VivoBook:

Se você não tem preferência por notebooks da última geração, esse modelo usa um processador i7 de oitava geração, bem como a placa de vídeo dedicada GeForce MX230, que melhora o desempenho em softwares e até games. Ao todo, são 8GB de memória RAM, 1TB de HD e tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD.

Esse notebook Asus VivoBook possui processador i5 de 10ª geração, que garante bom desempenho até mesmo em softwares pesados. Ele possui design compacto, tem 8GB de memória RAM e 1TB de HD. Outro ponto positivo é a placa de vídeo GeForce MX110, que ajuda na hora de rodar jogos leves ou mesmo programas que usem processamento gráfico.

Subindo um pouco o nível temos esse modelo do Asus VivoBook, que já vem equipado com um chip i7 da 11ª geração, ou seja, potência não será um problema aqui. Ele também tem 8GB de memória RAM, usa armazenamento híbrido (1TB de HD + 256GB de SSD) e ainda tem uma tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD!

Asus Zenbook

O Zenbook Duo é um notebook Asus com duas telas (Foto: Shutterstock)
O Zenbook Duo é um notebook Asus com duas telas (Foto: Shutterstock)

A linha Zenbook tem foco em oferecer um acabamento premium, e em muitos modelos busca a inovação de recursos. Eles são ultrafinos, leves e possuem alguns dos hardwares mais potentes da empresa. Veja algumas opções de notebooks Zenbook:

Esse Zenbook é um modelo mais “convencional” da marca, sendo que seu único diferencial é o teclado numérico integrado ao touchpad. Sua tela, de 14 polegadas, tem bordas bem finas e resolução Full HD, excelente para assistir filmes e vídeos. Ele ainda usa um processador i5 de 10ª geração, tem 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno em formato de SSD.

O diferencial desse modelo de Zenbook é a sua segunda tela que substitui o touchpad. O usuário pode usá-la para assistir vídeos, colocar atalhos de ferramentas ou mesmo como touchpad. O Zenbook 14 usa um processador i7 de 10ª geração, tem 8GB de memória RAM e um SSD de 256GB para armazenamento interno. A tela tem 14 polegadas e resolução Full HD!

Um dos notebooks mais caros da Asus aqui no Brasil, o Zenbook Duo também traz o diferencial de ter uma segunda tela touchscreen, essa que é ainda maior e fica acima do teclado. Ela pode ser usada para desenho, ferramentas de softwares de edição, entre outras coisas. Ele também impressiona com a sua potência, já que usa um i7 de 11ª geração, tem 16GB de memória RAM e armazenamento híbrido.

Asus Rog

O Rog Strix é o notebook gamer de alto nível da Asus (Foto: Shutterstock)
O Rog Strix é o notebook gamer de alto nível da Asus (Foto: Shutterstock)

A Asus investe pesado no segmento gamer e tem alguns dos notebooks mais poderosos do mundo na linha Asus Rog. São modelos com visual agressivo, hardware de cair o queixo e um preço nada barato.

Rog Strix

Finalizando a nossa indicação de notebooks, temos o Asus Rog Strix, que é o notebook mais potente da empresa aqui no Brasil. Voltado para os gamers, ele está equipado com um i7 10750H, processador que é indicado para rodar alguns dos programas e jogos mais pesados do momento.

Esse notebook possui uma tela com 240Hz de taxa de atualização, tem 16GB de memória RAM e 512GB de armazenamento SSD NVMe. Para completar o conjunto com chave de ouro, ele usa a placa de vídeo RTX 2060, uma das melhores para notebooks e que roda boa parte dos jogos atuais com ótimos gráficos e desempenho.

Asus: vantagens e desvantagens

Vantagens dos notebooks Asus:

  • Possui aparelhos para diferentes segmentos
  • Sempre está buscando a inovação
  • Lança modelos com processadores mais recentes com frequência
  • Está sempre buscando melhorar o design e praticidade dos notebooks

Desvantagens dos notebooks Asus:

  • Boa parte dos modelos são caros
  • Poucas opções de baixo custo para quem busca um notebook de entrada
  • Poucos notebooks que realmente oferecem bom custo-benefício

Conclusão: notebook Asus é bom?

A Asus figura entre as principais fabricantes de notebooks do mundo, por isso não há dúvidas que seus notebooks são excelentes! Atualmente a principal característica da empresa neste mercado é a busca por inovação, pois sempre estão mostrando notebooks com recursos que os diferenciam da concorrência.

No entanto, aqui no Brasil boa parte dos notebooks Asus não oferecem um custo-benefício tão bom quanto concorrentes do mesmo nível. Além disso, a falta de modelos baratos acaba afastando boa parcela dos consumidores, principalmente depois da alta do dólar, que fez o preço dos eletrônicos decolar.

Obviamente a empresa tem mais pontos positivos do que negativos, então se você está em busca de notebooks com hardwares atualizados, uma boa aparência e recursos inovadores, a Asus é uma marca a se ficar de olho!

Se você não achou que o notebook Asus é bom, veja mais sobre as outras marcas de notebooks que atual no Brasil.

Leia também: