Dell XPS 13 vale a pena? Veja análise do notebook premium

O Dell XPS 13 é um notebook que impressiona tanto pela qualidade quanto pelo preço alto.

Dell XPS 13 vale a pena? Veja análise do notebook premium
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O notebook Dell XPS 13 é a versão de 13 polegadas do computador portátil “premium” da fabricante. Concorrente direto do MacBook Pro de 13 polegadas, o computador conta com especificações técnicas bastante poderosas, que incluem tela de alta resolução e processador Intel Core i7 de décima geração.

Existem algumas variantes diferentes do Dell XPS 13 que possuem especificações técnicas levemente distintas. A versão mais barata pode ser encontrada por R$ 11 mil (no momento de publicação deste artigo) e é mais indicado para quem não precisa de um display 4K, por exemplo. O Zoom analisou o modelo para saber se o notebook vale a pena pelo preço.

Leia também: Os Melhores Notebooks para Comprar em 2020

Tela do Dell XPS 13: 13,3 polegadas com resolução Full HD ou 4K

A tela desse notebook chama atenção logo de cara. Dependendo da versão que você comprar, terá um display de 13,3 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) ou 4K (3840 × 2160 pixels), mas ambos contam com uma excelente reprodução de cores, já que ocupam 100% do espaço sRGB.

A versão 4K ainda se destaca por oferecer uma qualidade de imagem superior, com um altíssimo nível de detalhes graças à sua resolução maior. Além disso, diferente da versão Full HD, a variante 4K do Dell XPS 13 suporta toques na tela, o que pode ajudar bastante em algumas tarefas.

Dê um Zoom e veja ofertas do notebook Dell XPS 13 com 8 GB de RAM e tela Full HD.

Podemos destacar também as tecnologias que a Dell incluiu na tela do Dell XPS 13. No caso, todas as variantes desse notebook chegam com o Dell Cinema, que promete melhorar a experiência cinematográfica e a CinemaColor, que garante imagens com cores mais vibrantes e detalhes mais ricos.

Basicamente, a tela do Dell XPS 13 é uma das melhores do mercado, principalmente se você optar pela versão com resolução 4K. É realmente um display que impressiona pela fidelidade de cores, o que apenas torna a experiência de editar fotos ou simplesmente assistir filmes e séries muito melhor.

O Dell XPS 13 tem modelos com tela Full HD ou 4K. (Foto: Divulgação/Dell)
O Dell XPS 13 tem modelos com tela Full HD ou 4K. (Foto: Divulgação/Dell)

Design do Dell XPS 13: notebook leve, fino e sem bordas

O design do Dell XPS 13 não mudou muito ao longo dos anos, sempre mantendo a alta qualidade dos materiais e a sensação premium. Mas essa nova versão do notebook chegou com pequenas mudanças que fazem toda a diferença. A principal delas é a redução das bordas ao redor da tela, o que faz com que o display do Dell XPS 13 ocupe mais de 91% do espaço.

Além disso, a webcam agora está posicionada acima da tela, enquanto que em versões antigas a Dell colocava a câmera na parte de baixo, o que deixava o enquadramento bastante estranho em videoconferências, por exemplo, já que a pessoa com quem você estava falando tinha uma visão de baixo para cima.

Dê um Zoom e veja ofertas do notebook Dell XPS 13 com 8 GB de RAM e tela 4K.

Esse novo Dell XPS 13 também ganhou um trackpad e teclas maiores, o que melhora a experiência de uso, principalmente de quem não usa um mouse externo ou escreve muito no notebook. O leitor de impressões digitais também foi incorporado ao botão power para economizar espaço.

Por falar em espaço, o Dell XPS 13 é um notebook que impressiona pelo seu tamanho. Ele é pequeno e extremamente portátil, também por conta do seu peso de apenas 1,23 Kg. Isso faz dele uma ótima opção para quem precisa de um laptop para levar para a faculdade ou trabalho, por exemplo.

Notebook Dell XPS 13 tem design fino, leve e com bordas mínimas (Foto: Divulgação/Dell)
Notebook Dell XPS 13 tem design fino, leve e com bordas mínimas (Foto: Divulgação/Dell)

Hardware do Dell XPS 13: processador Intel Core i7 de décima geração e SSD de 512 GB

Todas as variantes do Dell XPS 13 contam com um chipset Intel Core i7 de décima geração, a placa de vídeo Intel UHD Graphics, que é integrada ao processador, e um SSD de 512 GB. Isso garante um ótimo desempenho até mesmo em tarefas mais pesadas, como edição de imagens e vídeos.

Basicamente o que você vai precisar escolher é a memória RAM do Dell XPS 13, podendo escolher entre 8 GB ou 16 GB de memória. A versão de 8 GB é mais indicada para quem não quer gastar tanto dinheiro e não se importa com uma performance pior na multitarefa - ou seja, na abertura de muitos programas ou abas do navegador ao mesmo tempo.

Já a versão com 16 GB de memória RAM é a mais poderosa disponível no Brasil, o que garante um desempenho melhor na multitarefa. Basicamente, você será capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo sem que o notebook fique mais lento ou até mesmo travando.

Dê um Zoom e veja ofertas do notebook Dell XPS 13 com 16 GB de RAM e tela 4K.

Preço médio no Brasil do Dell XPS 13: a partir de R$ 11 mil

No Brasil, até a data de publicação deste artigo, é possível encontrar o Dell XPS 13 nas seguintes versões e preços:

Vale destacar que os preços citados no artigo foram buscados no comparador de preços Zoom no dia 21 de fevereiro de 2019.

Conclusão: o Dell XPS 13 vale a pena pelo preço?

O Dell XPS 13 é realmente um notebook bastante poderoso e que impressiona pelo seu belo visual premium. Ele possui todas as características de um ótimo notebook, como tela de excelente qualidade, processador de última geração e bateria de longa duração.

Ele é mais indicado para quem se preocupa com o design, precisa de um bom notebook para estudar ou trabalhar com programas mais pesados e não se importa com o preço, que é bastante elevado.

Leia também: