Lenovo IdeaPad S145 com Intel Core i7 e MX 110 é bom? Veja análise

Ficha técnica do Lenovo IdeaPad S145 tem processador Intel Core i7 e placa de vídeo dedicada MX 110.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Precisa comprar um notebook intermediário com desempenho acima da média? O IdeaPad S145 (81S90003BR), da Lenovo, é um bom custo-benefício entre os modelos com placa de vídeo dedicada. Ele entrega um bom desempenho no uso do dia a dia, mas também dá conta de rodar alguns programas mais exigentes e até mesmo jogos populares.

O modelo é uma das mais potentes da linha, com processador Intel Core i7 de oitava geração, placa de vídeo dedicada GeForce MX 110 e tela Full HD. Além disso, ele é um notebook leve e compacto, o que é excelente para os consumidores que desejam transportá-lo na mochila.

Quer saber mais sobre o IdeaPad S145 (81S90003BR)? O Zoom preparou uma análise completa da ficha técnica, além de separar os melhores preços dele aqui no Brasil.

Leia também: Melhor SSD em 2020: 8 modelos para comprar e deixar o PC mais rápido

Ficha técnica

Confira os componentes do IdeaPad S145 (81S90003BR):

  • Tamanho da tela: 15,6 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD
  • Processador: Intel Core i7 8565U (oitava geração)
  • Velocidade do processador: 1,8 GHz até 4,6 GHz
  • Núcleos do processador: 4
  • Memória RAM: 8 GB expansível até 20 GB
  • Armazenamento: HD de 1 TB
  • Slot M.2 para SSD: Sim
  • Bateria: 35 Wh
  • Portas USB: 2x USB 3.0 e 1x USB 2.0
  • Portas de vídeo: 1x HDMI
  • Portas de rede: RJ-45 (Ethernet)
  • Entrada para cartão SD: Sim
  • Conexão sem fio: Wi-Fi e Bluetooth 4.2
  • Teclado retroiluminado: Não
  • Tela sensível ao toque: Não
  • Dimensões: 362,2 x 251,5 x 19,9 mm
  • Peso: 1,85 quilo
  • Sistema operacional: Windows 10

Design

Design do IdeaPad S145. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Design do IdeaPad S145. (Foto: Divulgação/Lenovo)

A linha IdeaPad S145 aposta em simplicidade como fator que dita o seu design. Os notebooks dela possuem construção em plástico, mas suas pinturas na cor prata acabam dando a impressão que o corpo é feito de um metal escovado, ou algo parecido. Ele tem um formato mais “quadradão” nas laterais e não conta com nenhum detalhe, exceto a pequena logo da Lenovo na parte externa da tampa.

O IdeaPad S145 é um notebook bem compacto e leve, pesando menos de 2 quilos e medindo apenas 2 cm de espessura quando está fechado. Isso facilita na hora de levá-lo à faculdade ou ao trabalho, já que não será um incômodo na mochila. No seu interior, a fabricante aposta na mesma pintura da parte externa, com teclado cinza e tela com bordas pretas.

Teclado e touchpad do IdeaPad S145. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Teclado e touchpad do IdeaPad S145. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Por falar em teclado, o deste aparelho é padrão ABNT2 e conta com a parte numérica dedicada, o que é excelente para quem trabalha com números. Seu touchpad tem um bom tamanho e acaba ficando disfarçado pela pintura, mas não tem nenhuma função que foge do convencional. O S145 também possui dois alto-falantes de 1,5W com certificação Dolby Audio.

Esse notebook conta com várias portas e conexões em suas laterais. São duas entradas USB 3.1, uma USB 2.0, uma entrada HDMI, leitor de cartões, entrada RJ-45 (Ethernet) e o combo de fone e microfone. Na parte sem fio, ele possui Wi-Fi e Bluetooth 4.2.

Tela

Esse modelo do S145 possui tela Full HD. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Esse modelo do S145 possui tela Full HD. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Este é um dos notebooks mais potentes da linha, por isso também é um dos únicos a ter uma tela com resolução Full HD, o que é bom para aqueles que vão querer assistir a um filme no fim de semana. Seu painel tem 15,6 polegadas e usa a tecnologia TN, que não conta com a melhor qualidade de imagem. Ele possui cores lavadas, um contraste pouco definido e brilho fraco. Além disso, as imagens podem acabar se distorcendo dependendo do ângulo que você está olhando.

A empresa também destaca a possibilidade de abertura da tela em até 180 graus, assim o usuário pode encontrar o ângulo ideal dependendo de onde estiver usando o notebook, seja na mesa, na cama ou qualquer outro lugar.

Desempenho geral

Ele pode ser usado para tarefas básicas ou programas mais exigentes. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Ele pode ser usado para tarefas básicas ou programas mais exigentes. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Como dissemos anteriormente, este é um dos modelos mais potentes da linha, por isso o usuário pode esperar um ótimo desempenho no uso do dia a dia. Ele possui processador Intel Core i7 8565U, que tem quatro núcleos e clock que pode alcançar até 4,6GHz com a tecnologia turbo da Intel.

É um notebook para uso básico, mas que também consegue rodar programas mais exigentes, como editores de foto e vídeo em uso amador, softwares de modelagem 3D, entre outros. Ele possui 8 GB de memória RAM, o que é suficiente para abrir alguns aplicativos ao mesmo tempo. Aqueles que desejam ir um pouco além, podem aumentar a RAM para até 20 GB de memória, que é o máximo que laptop suporta.

Assim como vários notebooks aqui no Brasil, este não chega com armazenamento SSD, o que é um problema para a sua usabilidade. Ele tem um HD de 1 TB, o que é suficiente para muitos usuários, mas conta com uma taxa de transmissão muito baixa, por isso o S145 acaba sendo “limitado” em questão de desempenho, mesmo para o uso simples.

Se você quer aproveitar tudo o que ele tem a oferecer e deixá-lo rápido, nós recomendamos a instalação de um SSD. O lado positivo é que você nem precisa abrir mão do HD para isso, pois o S145 possui um slot dedicado para SSDs do tipo M.2, então o usuário poderá usar o armazenamento híbrido.

Desempenho em jogos

Esse modelo do S145 consegue rodar alguns jogos leves. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Esse modelo do S145 consegue rodar alguns jogos leves. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Este modelo do S145 possui placa de vídeo dedicada, a GeForce MX110, que conta com 2 GB de memória dedicada. Ela é um modelo básico, que tem como foco ajudar na execução de programas que precisam de processamento gráfico. No entanto, também dá para jogar alguns games populares, desde que o usuário defina as configurações de gráficos como baixas, para ter taxa de FPS aceitável.

O site Notebook Check realizou alguns testes de com a GeForce MX110, que conseguiu rodar acima dos 60 FPS jogos leves como Fortnite, League of Legends, FIFA 18, Rocket League, Overwatch, Rainbow Six Siege, Dota 2 e CS:GO, todos com suas configurações de gráficos no mínimo. Este notebook não foi feito para jogar, mas caso o usuário queira se divertir um pouco, dá para “brincar” em alguns games famosos do mercado.

Bateria

A linha IdeaPad já é antiga, e desde a sua criação os usuários reclamam da autonomia de bateria dos aparelhos. Por mais que a Lenovo tenha feito melhorias, esse ainda é um ponto fraco do S145, que tem bateria de apenas 35W. O fato de ele ter uma placa de vídeo dedicada piora a situação, pois ela consome mais energia.

A Lenovo não fala sobre a autonomia média do IdeaPad S145, por isso o Zoom procurou por alguns comentários de quem já comprou o notebook. Constatamos que em uso moderado e brilho controlado, ele pode alcançar autonomia de até quatro horas, e muitas vezes até menos que isso. É uma duração que está abaixo da maior parte dos concorrentes do mercado.

Custo-benefício

Os modelos S145 sempre foram conhecidos por terem excelente custo-benefício, por isso são tão famosos no mercado. Com a crise no mercado em 2020, todos os eletrônicos tiveram altas em seus preços, e os notebooks não escaparam disso. O IdeaPad S145 (81S90003BR) pode ser encontrado a partir de R$ 4.499*, mas chegou a custar R$ 3.899 nos últimos 40 dias.

Quem já está de olho nesse aparelho há um tempo, sabe que o preço subiu bastante, mas se você precisa de um notebook com placa de vídeo dedicada essa será a faixa de preço da maioria das opções no mercado.

*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 28/08/2020. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Zoom e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu novo notebook.

Conclusão

O Lenovo IdeaPad S145 (81S90003BR) é um excelente modelo para quem precisa de um intermediário mais potente que a média. O fato de ele ter um processador Core i7 de oitava geração e placa de vídeo dedicada faz com que ele possa ser usado para tarefas que vão além do básico, e até mesmo para alguns jogos populares. Além disso, ele possui tela com resolução Full HD, o que é excelente para quem preza por assistir vídeos em alta resolução.

A sua autonomia de bateria acaba sendo um ponto negativo, mas se você não precisará usá-lo por muitas horas fora da tomada, o S145 ainda é uma boa opção de compra, mesmo com preço acima do que muitos esperam para um notebook intermediário.

Confira as melhores ofertas para o IdeaPad S145 (81S90003BR) aqui no Zoom:

Leia também: