Logo Buscapé
Logo Buscapé

A Lenovo lançou a linha de notebooks IdeaPad S145 em 2019 para ser a sucessora da série IdeaPad 330S, de 2018, que fez muito sucesso no mercado graças ao bom custo-benefício. Nos modelos novo, a fabricante resolveu manter a receita que deu certo e melhorou o hardware dos laptops, os deixando com configurações mais modernas. Assim como na geração anterior, há opções de IdeaPad S145 para todos os gostos, desde o mais básico e barato até o mais potente com placa de vídeo dedicada e SSD.

Para ajudar você a entender as diferenças dessas duas linhas e saber qual delas escolher na hora de comprar um notebook novo, o Buscapé preparou este artigo com as principais diferenças e semelhanças entre os dois aparelhos, seja em design, variantes disponíveis, desempenho e mais.

Leia também: Notebook Lenovo IdeaPad S145 é bom? Veja análise dos modelos

Quase irmãos gêmeos em design

O IdeaPad 330S é um notebook que vai direto ao ponto. Ele possui um design mais minimalista e sem detalhes. Apesar de ser feito em plástico, conta com uma construção robusta e tem como principais características ser leve e compacto, algo que facilita muito na hora do transporte.

O IdeaPad 330S conta com um design simples e é bem fino. (Foto: Divulgação/Lenovo)

O IdeaPad S145 segue a mesma fórmula, sem muitos detalhes em seu design e apostando em bordas bem finas na sua tela para continuar como um notebook mais compacto. Assim como o modelo da geração passada, ele é um aparelho bem leve e pesa menos de 2 kg.

A maior diferença estética entre os dois vai ficar nas cores que você pode achá-los. No Brasil, os mais populares são as versões Azul Fosco para o 330S e Prateado para o S145.

No IdeaPad S145, a Lenovo manteve o design, mas optou por um modelo prateado (Foto: Divulgação/Lenovo)

Modelos diferentes em cada linha

Se tem uma coisa que a Lenovo caprichou nos dois modelos, foi na quantidade de configurações possíveis para cada um. A empresa preparou várias opções com os mais diferentes processadores e placas de vídeo, inclusive não se limitando a marcas. Você pode escolher se quer usar Intel ou AMD.

Preparamos uma tabela com todas suas variações de processadores, placa de vídeo, armazenamento e outros pontos, confira:

No desempenho, o IdeaPad S145 sai na frente

Os dois notebooks possuem várias configurações diferentes, então é difícil comparar uma a uma para dizer qual possui o melhor desempenho. O IdeaPad S145 acaba levando vantagem no geral por ter processadores e placas de vídeo mais recentes, chegando a apostar em uma versão com Intel Core de décima geração. Além do desempenho superior, ele também acaba tendo uma maior vida útil no mercado.

Apesar disso, o IdeaPad 330S ainda oferece várias configurações muito boas e se beneficia pela queda de preço justamente pelo lançamento do S145. Por isso, ainda é interessante dar um olhar especial para alguns de seus modelos, principalmente os que possuem processadores de oitava geração.

Se você pretende rodar aplicações que exigem um pouco mais de processamento gráfico, é ideal escolher algum modelo com placa de vídeo dedicada. Neste caso, o IdeaPad 330S tem uma opção melhor que seu sucessor, pois é possível encontrá-lo com a placa de vídeo Radeon 540 com 4 GB de VRAM. Em modelos com as placas dedicadas, até é possível rodar alguns jogos leves, mas nada de tentar games mais pesados.

Nas versões que não possuem SSD de fábrica, é recomendado fazer um upgrade, pois a diferença desses modelos para outros que usam apenas o HD é bem grande. A notícia positiva é que todos possuem entrada M.2, então você pode fazer isso de forma fácil e usar o armazenamento híbrido de SSD+HD.

O upgrade para SSD é uma tarefa fácil no IdeaPad S145. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Telas não são o ponto forte desses notebooks

Os dois aparelhos possuem opções de telas com resolução HD e Full HD. É preciso deixar claro que nenhuma delas exibem imagens excelentes, e mesmo nos modelos mais caros, a Lenovo peca um pouco nesse quesito.

A taxa de brilho até que é boa, mas as imagens pecam em contraste e cores, não oferecendo imagens tão boas quanto poderiam. Se você usa o notebook para trabalhos que exijam fidelidade de cores, talvez esses aparelhos não sejam a melhor opção. Nos dois modelos você pode encontrar opções de 14 ou 15,6 polegadas.

As duas linhas do IdeaPad possuem telas com abertura em 180°. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Conexões, baterias e áudio

O IdeaPad 330S possui 1 porta HDMI, 2 portas USB 3.0, 1 porta USB tipo C, leitor de cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC), combro de fone/microfone e entrada RJ-45 (Ethernet).

Já o seu irmão mais recente perdeu algumas dessas entradas, como a porta USB tipo C e o conector de rede RJ-45, algo que faz falta para muitos. O S145 possui 2 portas USB 3.1, 1 porta USB 2.0, 1 porta HDMI, leitor de cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC) e combo audio/microfone.

Os dois notebooks possuem alto-falantes que não são de má qualidade, mas também não se destacam, seguindo a cartilha dos vários notebooks mais intermediários. Os áudios até são bons, mas a experiência com fones de ouvido é incomparável.

A Lenovo promete até 7 horas de duração de bateria, mas esse tempo de autonomia deve variar bastante dependendo das tarefas que você estiver executando e também de qual modelo está usando. Opções com placa de vídeo dedicada acabam gastando mais, e até por isso até possuem uma bateria levemente maior.

Custo-benefício: ainda compensa comprar a geração passada?

Como falamos anteriormente, o IdeaPad 330S teve uma pequena queda de preço com o lançamento do S145. Considerando que os dois notebooks são muito parecidos em vários aspectos, ainda vale a pena comprar alguns dos modelos da linha passada, mas recomendamos que você invista nas opções que tenham processadores de 8° geração, assim você tem um notebook com maior vida útil.

O S145 é um ótimo notebook para se investir, pois além de herdar as qualidades do 330W, possui uma configuração mais atualizada e mais opções já vêm com SSD de fábrica. Nesta linha você pode achar até o modelo com processador Celeron já com SSD integrado, ponto muito positivo já que mesmo em uma opção bem básica, o usuário não precisará se preocupar com upgrade.

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!