Lenovo Yoga S740 é bom? Veja se o notebook premium vale a pena em 2020

O notebook premium da Lenovo proporciona inteligência artificial, alto desempenho gráfico e ações inovadoras exclusivas

Lenovo Yoga S740 é bom? Veja se o notebook premium vale a pena em 2020
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Os notebooks Yoga S740 da Lenovo são ultrafinos, têm tela de 14 polegadas, acabamento premium e processadores Intel Core de décima geração que prometem revolucionar o mercado com alta performance e inteligência artificial. Segundo a fabricante, a bateria tem autonomia de até 14 horas e consegue chegar a 80% da carga com apenas uma hora na tomada.

Lançado no Brasil em março de 2020, o laptop tem chamado bastante atenção por ser um concorrente direto do MacBook Air, porém bem mais barato e acessível. Quer saber se vale a pena comprar um? O Zoom analisou a ficha ténica do modelo 81RM0004BR — o mais poderoso da série com Intel Core i7 — e te conta se ele é bom ou não.

Leia também: Melhor notebook Lenovo: veja modelos para comprar em 2020

Ficha técnica completa do Lenovo Yoga S740
LinhaYoga S740
Modelo81RM0004BR
Tela14 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e tecnologia IPS
Modelo do processadorIntel Core i7 1065G7 (décima geração)
Clock do processador1,3 GHz até 3,9 GHz
Núcleos do processador4 núcleos e 8 threads
Memória RAM8 GB (não expansível)
ArmazenamentoSSD de 256 GB PCIe NVMe (sem HD)
Slot M.2 para SSDSim
Placa de vídeoNvidia GeForce MX 250 com 2 GB de memória dedicada
Bateria4 células 62Wh (longa duração)
Portas USB2x USB 3.1, 1x USB Tipo C, 1x áudio combo (headset/headphone)
Portas de vídeoNão possui
Portas de áudio1x conexão combo fone e microfone
Portas de redeNão possui
Entrada para cartão SDNão possui
Conexões sem fioWiFi 2x2 AC, Bluetooth 4.2
Teclado retroiluminado Sim
Tela sensível ao toque Não
Dimensões (LxPxA)32 x 21 x 1,49 (cm)
Peso 1,49 kg
Sistema operacional Windows 10 Home

Design do Lenovo Yoga S740: fino, leve e com acabamento premium

A cor do modelo 81RM0004BR é grafite, o acabamento é em alumínio e traz uma descrição elegante. O logo da linha Yoga tem uma beleza em baixo relevo com um aspecto brilhante. A primeira impressão que o usuário tem, pelo design, é de um aparelho com qualidade, diferenciado no mercado. Na parte inferior existem dois pequenos suportes e um atrás, essas elevações, ainda que bem modestas, conseguem otimizar a ventilação.

Linha Yoga S740 tem reconhecimento facial, acabamento sofisticado e tela de alto padrão. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Linha Yoga S740 tem reconhecimento facial, acabamento sofisticado e tela de alto padrão. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Tela do Lenovo Yoga S740: resolução Full HD e tecnologia IPS com boa fidelidade de cores

A tela de 14 polegadas possui um padrão de qualidade muito bom. A resolução é em Full HD (1920 x 1080 pixels) e o tipo é IPS. Com isso, as cores visualizadas não devem variar de acordo com o ângulo de visão do usuário.

A tampa tem uma abertura de 180° graus que abre sem muito esforço. A intensidade de brilho atinge até 400 nits. O recurso Double Vision promete cores mais vivas e brilhantes. A câmera tem resolução HD (1280 x 720 pixels) e uma descrição acentuada.

O bloqueio de tela também é mais um avanço. Sempre que você ficar por mais tempo longe do notebook, o bloqueio é acionado tanto para economizar energia quanto para a sua segurança.

Desempenho do Lenovo Yoga S740: processador Intel de décima geração e placa de vídeo dedicada

Os processadores Intel Ice Lake são chips de décima geração que estreiam o recurso de inteligência artificial nos notebooks. Com quatro núcleos, os processadores podem alcançar clock máximo de 3,9 GHz. A base do clock é de 1,3 Ghz, o que já garante uma maior economia de bateria por causa da maior eficácia em diversas tarefas, leves ou pesadas.

A memória RAM de 8 GB tem uma qualidade que se eleva em relação às disponíveis no mercado. Por ser integrada na placa mãe, os seus dois módulos de 4 GB que atuam em dual channel trazem uma performance de alto padrão. Contudo, não é possível aumentar a quantidade de RAM, visto que os dois pentes são soldados na placa mãe.

A performance do S740 tem o auxílio de uma placa de vídeo dedicada Nvidia GeForce MX 250 com 2 GB de VRAM. Em jogos como FIFA 2019, The Sims 4 e League of Legends (LoL), você poderá se deparar com alguns travamentos bem leves, se a temperatura do notebook passar dos 70 graus. A GPU terá uma diminuição de desempenho que voltará quando a temperatura se normalizar. Apesar disso, é possível jogar satisfatoriamente, pois as quedas apresentam um nível baixo.

Lenovo Yoga S740 é equipado com placa de vídeo dedicada, mas as memórias RAM são soldadas. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Lenovo Yoga S740 é equipado com placa de vídeo dedicada, mas as memórias RAM são soldadas. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Armazenamento do Lenovo Yoga S740: SSD de 256 GB, mas sem HD

Esse lançamento não tem HD. O armazenamento está no SSD de 256 GB PCIe NVMe. As taxas de transferência podem ter uma média de 3.500 MB/s em leitura e 2.300 MB/s para a gravação. A capacidade atende bem às necessidades para armazenamento e edição de imagens, mas será preciso usar um disco externo se quiser instalar muitos jogos ou salvar vídeos pesados.

Recursos extras do Lenovo Yoga S740

O sensor TOF (time of flight) tem um infravermelho capaz de calcular a distância de um objeto por meio da emissão de luz, o que se torna muito útil para reconhecimento facial e mapeamento tridimensional do ambiente. Em uma vídeo-chamada, é possível desfocar o fundo e deixar o usuário em primeiro plano. Com esse recurso, o notebook também pausa vídeos automaticamente sempre que você sai da frente da tela.

O teclado tem a qualidade conhecida da marca Lenovo. Ele é confortável e facilita a digitação. O botão de liga/desliga não está integrado com o teclado, o que é uma característica benéfica para evitar acionar a função acidentalmente. O touchpad é confortável. Existem opções de toque ou clique mecânico. Os botões esquerdo e direto não são marcados.

Entre as inovações estão as ações que poderão ser executadas com o movimento da cabeça, como a movimentação de janelas entre monitores, caso você possua mais um.

Teclado e touchpad do Yoga S740 são bastante confortáveis. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Teclado e touchpad do Yoga S740 são bastante confortáveis. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Custo-benefício no Brasil do Lenovo Yoga S740

Os preços podem oscilar. O modelo analisado neste artigo (81RM0004BR) teve o preço de R$ 5,2 mil em 16 março de 2020. No Brasil, esse preço não é tão acessível, mas as novidades tecnológicas e os avanços na qualidade compensam por todos os recursos que são entregues.

Veredito

Por ser um modelo novo no mercado, você poderá esperar um pouco mais para comprá-lo. Apesar disso, as tecnologias inovadoras e a capacidade de desempenho compensam o valor para você que precisa executar tarefas mais pesadas em trabalhos com fotografia ou design, ou se você gosta de qualidade alta para entretenimento como jogos.

Confira ofertas do Yoga S740 e de outros notebooks da Lenovo no Zoom:

Leia também: