Notebook não liga: o que fazer?

O notebook não liga? O problema pode ser fonte de energia, bateria... veja possíveis soluções

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Seu notebook não liga? E agora? Bem, existe uma série de motivos que podem fazer um notebook não ligar. Eles vão desde problemas mais simples como mau contato do carregador ou superaquecimento até erros com softwares de inicialização.

Vamos trazer alguns dos mais comuns e possíveis causadores para um notebook não ligar, mas alguns casos são resolvidos apenas por técnicos e o ideal é buscar manutenção com a assistência técnica autorizada.

Leia também: Como gravar a tela do PC ou notebook

Descubra o que fazer quando o seu notebook não liga (Foto:FabrikaSimf/Shutterstock)
Descubra o que fazer quando o seu notebook não liga (Foto:FabrikaSimf/Shutterstock)

Caso seu notebook ainda esteja no período de garantia, o correto é procurar o suporte técnico da fabricante. Mesmo em caso de garantia expirada, o aconselhável é buscar a assistência da marca, porque são eles que conhecem melhor o produto e possuem as peças de reposição. Seguem os sites do suporte técnicas de algumas fabricantes:

Fonte de Energia

Um problema recorrente quando notebook não liga é a fonte de alimentação. Verifique se o led na caixa da fonte está aceso (se tiver). Caso ele esteja apagado é sinal de que a fonte não está ligada na tomada ou não está funcionando. O primeiro passo é ligá-la em outra tomada para verificar se o problema está aí.

Notebook não liga? Verifique as luzes de led (Foto: Bruno Caron)
Notebook não liga? Verifique as luzes de led (Foto: Bruno Caron)

Se ainda permanecer desligado, o problema pode ser um mau contato entre os cabos. Tente mexer tanto o cabo que liga a fonte no computador quanto o que liga a fonte na tomada para ver se o led pisca. Assim, é possível descobrir se o defeito está nos cabos. O cabo que liga a fonte na tomada geralmente é destacável, facilitando a troca. Se o problema for geral na fonte, você precisará trocá-la.

Aqui no Zoom, já fizemos um guia de compras para fonte de alimentação, caso você queira procurar uma pra você.

Notebook não liga? Verifique o cabo do seu notebook (Foto: Bruno Caron)
Notebook não liga? Verifique o cabo do seu notebook (Foto: Bruno Caron)

Bateria

Um fator comum para que o notebook não ligue é a bateria. Para constatar se o problema está na bateria, destaque-a do seu notebook e ligue-o diretamente no carregador. Se ele funcionar, é sinal de que está aí o problema.

Em alguns casos, é necessário desconectar a bateria do dock de alimentação, como na foto abaixo, para conseguir retirar a bateria. Após retirar a bateria, pressione o botão power por cerca de um minuto para dissipar a energia que estava armazenada. Por fim, conecte a fonte e tente ligar o notebook novamente.

Notebook não liga? Em alguns casos, desconecte a bateria do dock (Foto: Bruno Caron)
Notebook não liga? Em alguns casos, desconecte a bateria do dock (Foto: Bruno Caron)

A bateria é peça de reposição, então você consegue encontrar à venda ou, se preferir e não se importar, utilizar o notebook sempre conectado na tomada.

Desconecte todos os dispositivos

Um motivo para quando notebook não liga, apesar de parecer improvável, pode ser algum periférico ligado ao computador. Desconecte todos os dispositivos, incluindo mouse, pendrive, teclado, HD externo, cartão de memória e outros.

O notebook pode estar configurado para inicializar o sistema a partir de dispositivos removíveis e o problema pode estar residindo nesse fator.

Notebook não liga? Desconecte todos os cabos (Foto: Bruno Caron)
Notebook não liga? Desconecte todos os cabos (Foto: Bruno Caron)

Tela

A fonte e a bateria passaram no teste e ainda assim o notebook não liga? Verifique se o led que indica que o computador está ligado também está aceso. Preste atenção também se o notebook está fazendo os barulhos normais de funcionamento (ventoinha girando, por exemplo). Isso pode indicar que o problema é na tela do notebook.

Ligue um cabo HDMI ou VGA na saída de seu notebook e em uma TV ou monitor para verificar se a imagem aparece em outra tela. Dessa forma, você tem certeza de que o problema está na tela e já pode se encaminhar para uma assistência técnica autorizada.

Notebook não liga? Tente ligar um cabo HDMI no notebook (Kitzero/Shutterstock)
Notebook não liga? Tente ligar um cabo HDMI no notebook (Kitzero/Shutterstock)

Superaquecimento

Quando as ventoinhas do notebook não dão mais conta de resfriá-lo, ele pode desligar por superaquecimento. Uma característica comum é que ele chega a ligar, mas desliga logo em seguida.

O recomendado é adquirir uma base refrigerada com ventoinhas extras que vão ajudar no resfriamento do notebook. Em alguns casos pode ser necessário a troca do sistema de refrigeração do notebook, sem um cooler adequado o notebook não consegue funcionar.

Confira as melhores ofertas de base com cooler para notebook no Zoom!

Uma boa opção é uma base com ventilação (Foto: Divulgação/Multilaser)
Uma boa opção é uma base com ventilação (Foto: Divulgação/Multilaser)

Hardware: problemas na placa-mãe ou outras peças

Você passou por todas as etapas e o notebook não liga? Já estamos ficando sem opções, mas um dos últimos quesitos para verificar é se o problema não está no hardware.

Retire a tampa do notebook que acessa os componentes (alguns modelos tem portas específicas na parte traseira do aparelho para acessar memória RAM e SSD) e desconecte algumas peças.

Comece o teste retirando um dos pentes de memória RAM (caso seu notebook tenha dual channel). Se ele funcionar depois disso, quer dizer que está na hora de comprar outro pente de memória.

Tente retirar um dos pentes de memória RAM (Foto: Bruno Caron)
Tente retirar um dos pentes de memória RAM (Foto: Bruno Caron)

Outros componentes que podem apresentar problemas são o SSD e HD. Remova-os com cuidado para constatar se o problema não está nessas peças.

Caso o notebook persista em não ligar, o defeito pode estar na placa-mãe. Você já esgotou as possíveis causas para o não funcionamento do notebook, portanto, o recomendável nessa situação é buscar uma assistência técnica autorizada para efetuar a manutenção do aparelho.

Verifique o HD e o SSD (Foto: Bruno Caron)
Verifique o HD e o SSD (Foto: Bruno Caron)

Lembrando que em cada notebook a localização das peças pode ser diferente e é preciso de ter cuidado no manejo. O SSD geralmente tem um parafuso para soltá-lo, enquanto a memória RAM é apenas encaixada. É preciso ficar atento a especificidade do seu aparelho e em caso de dúvida não retire a peça. Procure sempre o suporte técnico especializado.

E se seu notebook não tiver mais como consertar, você pode ver boas opções aqui no Zoom, nas nossas listas:

Conheça o canal do Zoom no YouTube: