Notebook para AutoCAD: como escolher?

Confira as especificações que um notebook para AutoCAD deve ter e escolha entre 4 modelos que nós separamos para você

Filipe SallesEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Práticos e portáteis, os notebooks estão tomando cada vez mais espaço dos desktops. E para quem usa AutoCAD não é diferente, já que com um laptop dá para usar o programa em casa, no trabalho ou mesmo na faculdade.

Agora, um notebook para AutoCAD precisa ter algumas especificações para rodar o programa com fluidez, e inclusive permitir trabalhar com 3D.

Um notebook para AutoCAD precisa ter algumas características que não costumam estar presentes em notes convencionais (Fonte: Shutterstock/Oleksander(Delyk)
Um notebook para AutoCAD precisa ter algumas características que não costumam estar presentes em notes convencionais (Fonte: Shutterstock/Oleksander(Delyk)

AutoCAD: Requisitos mínimos para rodar o software

  • Sistema Operacional: Windows 8 ou superior
  • Processador: capaz de alcançar entre 2,5 à 2,9 GHz ou mais
  • Memória RAM: 8GB
  • Resolução de tela: Full HD (1920 x 1080 pixels)
  • Placa de vídeo: Dedicada com pelo menos 1GB VRAM
  • Armazenamento: 7GB

O que significa cada um desses requisitos do AutoCAD?

Para te ajudar a entender melhor o que o programa exige de um notebook para AutoCAD, falaremos um pouco mais de cada quesito a seguir.

Notebook para AutoCAD: Sistema operacional

O sistema operacional talvez seja o mais conhecido, já que é a primeira coisa que vê quando liga o computador. O AutoCAD não costuma exigir muito aqui, já que notebooks com Windows 8 ainda podem usar o programa. Porém, o ideal é que seu computador esteja com o Windows 10 instalado.

Notebook para AutoCAD: Processador e placa de vídeo

Para começar, um bom notebook para AutoCAD pode ter processador Intel Core i5, de preferência da geração mais atual; mas, o ideal mesmo é vir equipado com o Intel Core i7 ou acima. Os processadores da AMD Ryzen 5 e Ryzen 7 também podem cumprir esse papel, assim como o Ryzen 9. Todos eles costumam ter os 2,5GHz mínimos para começar a trabalhar com o AutoCAD.

Temos aqui no Zoom uma lista com as melhores opções de notebook i7 em 2021.

Também é importante escolher um notebook com placa de vídeo dedicada, e que tenha pelo menos 1GB para trabalhar bem com os gráficos. Nossa recomendação, no entanto, é que adote um notebook com placa dedicada de pelo menos 2GB para não encontrar gargalos enquanto trabalha em um projeto no software.

Notebook para AutoCAD: Memória RAM

Na memória RAM, o ideal é investir em um notebook com 8GB de RAM ou mais. Já o sistema operacional de um notebook para rodar AutoCAD deve ser o Windows 10, já que é o que mais recebe suporte no momento. A necessidade do Windows 10 também acaba forçando a escolha de uma memória RAM mínima de 8GB.

Notebook para AutoCAD: Tela

Uma tela grande também é muito bem-vinda em um notebook para AutoCAD. Sendo assim, você pode escolher um notebook de 15 polegadas, que não é difícil de encontrar, mas também é possível utilizar outros modelos que tenham telas um pouco menores, como de 14 polegadas. Ah, resolução Full HD é essencial!

Notebook para AutoCAD: Armazenamento

Quanto ao armazenamento, já não são mais encontrados tantos modelos com menos de 500GB, e em um notebook para AutoCAD, essa quantidade é satisfatória. Mas se você gosta de guardar muitos arquivos, invista em um notebook com 1TB ou mais.

Um SSD também pode cumprir o propósito, já que também vai te ajudar na performance do computador. Para não ficar sem espaço em pouco tempo, tente investir em um SSD de ao menos 256GB.

Legal, mas quais modelos de notebook para rodar AutoCAD são bons? Para te ajudar a decidir em qual máquina investir, selecionamos algumas opções. Confira:

Vai usar só o AutoCAD? O Dell Inspiron 5000 é um i5 que vai te atender

Esse notebook Dell é o modelo mais simples da lista, mas vem equipado com processador intermediário, o Intel Core i5 de 10ª geração. Mas é importante lembrar que isso não significa que ele vai apresentar mau desempenho.

Pelo contrário, graças à placa de vídeo dedicada GeForce MX230 com 2GB de memória, este notebook é bom para rodar o AutoCAD, além de outros programas gráficos, com fluidez. Por outro lado, sua tela sofre um pouco mais, já que é de 14 polegadas, exigindo maior esforço para visualizar bem os esboços.

No mais, ele é indicado para estudantes de engenharia e arquitetura, por exemplo, que não precisem de tanta potência ao mexer com programas 3D.

Características do notebook para AutoCAD:

  • Processador Intel Core i5 da 10ª geração (10210U)
  • Memória RAM de 8GB
  • Placa de vídeo dedicada GeForce MX230 com 2GB de memória
  • HD de 1TB
  • Tela de 14'' Full HD

O Samsung Book X50 possui alto processamento e bom custo-benefício

Chegamos aos modelos de notebooks com processador i7. Da 10ª geração dos processadores Intel, este notebook Samsung possui um ótimo desempenho em tarefas mais pesadas. Ainda mais se estão sendo executadas ao mesmo tempo, graças aos seus 8GB de memória RAM.

Para quem precisa de um notebook para rodar o AutoCAD ou outros programas 3D, o X50 também é uma ótima opção, pois vem com a placa de vídeo GeForce MX110 com 2GB de memória de vídeo (VRAM), que vai proporcionar um alto processamento gráfico para quem precisa mexer diariamente com esses programas.

Características do notebook para AutoCAD:

  • Processador Intel Core i7 da 10ª geração (10510U)
  • Memória RAM de 8GB
  • Placa de vídeo dedicada GeForce MX110 com 2GB de memória
  • HD de 1TB
  • Tela de 15,6'' Full HD

O Asus M570DD-DM122T tira do processador, mas investe na placa de vídeo dedicada

Enquanto o notebook para AutoCAD da Samsung que mostramos antes tem um ótimo processador, mas uma placa de vídeo dedicada mais básica, esse modelo da Asus segue o caminho inverso. Ou seja, ele utiliza um processador menos potente, mas compensa em uma placa de vídeo que processará mais rápido as suas criações.

Além disso, ele tem a tela ideal para fazer projetos, com 15,6 polegadas e resolução Full HD. O notebook também conta com os 8GB de memória RAM necessários para trabalhar sem maiores problemas.

Características do notebook para AutoCAD:

  • Processador AMD Ryzen 5 da 3ª geração (3500U)
  • Memória RAM de 8GB
  • Placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1050 com 4GB de memória
  • HD de 1TB
  • Tela de 15,6'' Full HD

Notebook Gamer Acer Nitro 5: notebook para AutoCAD e jogos

Assim como os modelos anteriores, este notebook Acer também possui uma potente placa de vídeo, a GeForce GTX 1650Ti com 4GB de memória, que vai rodar todos os programas que exigirem alto processamento gráfico, sem apresentar lentidões ou travamentos.

E tem mais! Se, ao trabalhar, você precisa abrir mais de um programa ao mesmo tempo, saiba que este modelo da Acer vem com 16GB de memória RAM, ideal para manter um ótimo desempenho na multitarefa. Sua tela Full HD de 15,6 polegadas também é perfeita para visualizar o seu projeto sem ter de afastar o zoom com frequência.

Por outro lado, ele também conta com um processador menos potente, mas que é compensado pela memória RAM, a potente placa de vídeo que mencionamos e um SSD de 512GB, que permitirá abrir o sistema operacional e o AutoCAD. Além de ser um notebook para AutoCAD, ele também é um notebook gamer, e você também poderá usá-lo para se divertir nas horas vagas.

Características do notebook para AutoCAD:

  • Processador Intel Core i5 da 10ª geração (10300H)
  • Memória RAM de 16GB
  • Placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650Ti com 4GB de memória
  • SSD de 512GB
  • Tela de 15.6'' Full HD

Leia também: Notebook Gamer: os melhores notebooks para jogos