Notebook Razer sobre fundo multicolorido com logo da empresa estampada na tela

Notebook Razer vale a pena? Veja análise e conheça alternativas

A lista traz alguns dos principais modelos de notebook Razer, bem como algumas alternativas para quem busca potência, mas deseja gastar menos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

A Razer é uma das referências no mercado gamer e a cada ano lança modelos mais potentes e inovadores. No entanto, o preço desses notebooks não é nada barato, o que faz com que eles sejam “acessíveis” a uma parcela pequena de consumidores. Os notebooks da empresa possuem hardware de última geração e também dão um show de design, com chassis resistentes, designs chamativos e iluminação RGB, que já virou uma assinatura estética da Razer.

Apesar de ter modelos para diferentes propósitos, o notebook gamer da Razer é o que mais se destaca atualmente. Por isso, preparamos uma lista com alguns dos principais modelos atualmente e vamos te ajudar a decidir se vale a pena ou não investir nos aparelhos da fabricante.

Notebook Razer vale a pena?

Pessoa usando notebook Razer Blade 14 com tela exibindo logo da marca
O Blade 14 é o principal notebook gamer da Razer atualmente (Foto: Divulgação/Razer)

Não há dúvidas que os notebooks da Razer oferecem uma ficha técnica que os colocam como alguns dos melhores do mercado. Eles chegam com processador de última geração, placas de vídeo potentes, muita memória RAM, entre outras qualidades. Além disso, a empresa dá um toque especial no design e acabamento, os tornando dispositivos únicos no meio.

No entanto, um notebook Razer é um aparelho premium. Por isso, você dificilmente encontrará algum modelo da fabricante que não seja caro, muitas vezes acima de concorrentes que possuem configurações parecidas.

Dizer se vale a pena ou não vai da sua exigência como consumidor. Você precisa de um notebook que oferece tudo o que há de melhor no mercado? Ou prefere pagar mais barato e abrir mão de alguns requisitos em prol de um desempenho semelhante e economia no valor final?

Para te ajudar neste dilema, preparamos uma lista com os cinco principais notebooks da Razer vendidos aqui no Brasil. Para todos, também vamos deixar uma alternativa de notebook gamer de outra marca.

O preço deles é consideravelmente mais baixo, porém eles ainda apresentam um desempenho potente, que talvez já seja o suficiente para as suas exigências em relação a jogos ou softwares profissionais. Veja abaixo as nossas indicações!

Razer Blade 15

Notebook Razer Blade 15 aberto com logo aparecendo na tela
Foto: Divulgação/Razer

O Razer Blade 15 é o notebook Razer menos potente aqui, mas ainda é um verdadeiro monstro! O aparelho está equipado com um processador i7 de décima geração, tem 16GB de RAM e SSD de 256GB, conjunto de hardware que o deixa pronto para alguns dos softwares mais pesados do mercado.

Para rodar os jogos com bom desempenho, esse modelo usa a placa de vídeo GTX 1660 Ti, que é uma ótima alternativa para os modelos RTX da série 2000, pois seu desempenho é muito parecido, mas ela não tem as tecnologias de Ray Tracing e DLSS. O notebook gamer Razer também tem acabamento em alumínio, iluminação com LED RGB e tela Full HD com 120Hz.

Veja os melhores preços para o Razer Blade 15!

Alternativa: Lenovo IdeaPad 3i Gaming

Uma boa alternativa para esse modelo de notebook Razer é o IdeaPad 3i Gaming. Ele possui um processador i5 de décima geração, que, apesar de ser menos potente, ainda entrega um ótimo desempenho. A memória RAM também é inferior (8GB), e o SSD é do mesmo tamanho, de 256GB.

Na parte de placa de vídeo temos a GTX 1650, uma boa opção custo-benefício, mas que não entrega a mesma performance que a GTX 1660 Ti. A diferença em FPS será considerável, mas ajustando as configurações, ainda será possível jogar vários dos jogos que o Razer Blade consegue rodar.

O acabamento não é tão robusto quanto o do notebook Razer citado anteriormente, e a tela tem resolução full HD, mas sem alta taxa de atualização.

Razer Blade 14 com RTX 3060

Outra opção de Razer notebook de alto nível é o Razer Blade 4, e esta é a versão para os amantes de processadores Ryzen. Com o Ryzen 9 5900HS ele consegue rodar desde softwares de uso profissional até jogos pesados com ótimo desempenho. Os 16GB de memória RAM ajudam a não ter travamentos, enquanto o SSD de 1TB combina velocidade com muito espaço de armazenamento interno.

Assim como o notebook gamer Razer citado anteriormente, esse também dá um show de acabamento e design, além de trazer um teclado totalmente iluminado por LED RGB. Sua placa de vídeo é da nova geração, a RTX 3060, então o desempenho será mais que o suficiente para rodar com boa taxa de FPS a maior parte dos jogos do mercado.

Apesar de ter uma tela um pouco menor que o casual (14 polegadas), o Razer Blade 4 traz resolução QHD (2560 x 1440) e taxa de atualização de 165Hz, recurso que deixa as imagens mais fluidas, naturais e elimina problemas de rastros, os famosos “fantasmas” na tela.

Alternativa: Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN

Apesar das configurações robustas do notebook Razer anterior, o seu preço também é muito alto, mas uma boa pedida para quem busca um notebook gamer com processador Ryzen é esse modelo do Acer Aspire Nitro. Ele está equipado com o Ryzen 7 4800H, que apesar de ser menos potente que o anterior, ainda mostra uma ótima performance.

O notebook tem apenas 8GB de memória RAM, mas aceita upgrades caso você precise dos 16GB. Seu SSD também oferece um bom espaço de armazenamento (512GB), e ele ainda conta com uma porta SATA para a instalação de um HD, assim você pode usar o armazenamento híbrido, uma forma custo-benefício de usar a velocidade do SSD combinada à alta capacidade de armazenamento de um HD.

O acabamento do Acer Aspire Nitro 5 não é tão robusto quanto o do notebook Razer, e ele só possui iluminação em uma cor. Além disso, sua tela é Full HD e não traz taxa de atualização alta. A qualidade de imagem é boa, mas não tanto a do Razer Blade 4.

Razer Blade 14 com RTX 3070

Esse notebook Razer Blade é parecido com o modelo anterior, e inclusive é da mesma linha. No entanto, ele tem upgrade em sua placa de vídeo, que aqui é a RTX 3070. Ela tem um desempenho naturalmente superior a RTX 3060, o que abre possibilidade de rodar jogos com uma taxa de FPS maior.

Além da placa de vídeo, outro upgrade é no SSD, que aqui é de 2TB, o dobro da versão citada anteriormente. É uma boa indicação de notebook para quem tem muitos jogos em sua biblioteca ou deseja usar o aparelho também para fins profissionais, o que consequentemente gasta mais espaço de armazenamento.

As outras características foram mantidas, como o processador Ryzen de última geração, 16GB de memória RAM e tela QHD com 165Hz de taxa de atualização.

Alternativa: Acer Predator Helios 300

Como alternativa para esse modelo de notebook Razer temos o Acer Predator Helios 300 em sua versão com a RTX 2060. Essa placa não é tão potente quanto as GPUs da linha RTX 30, mas ainda entrega um ótimo desempenho mesmo em jogos pesados, bastando o usuário fazer algumas configurações gráficas para que a taxa de FPS fique em 60 ou mais.

Esse notebook gamer Razer usa um processador i7 de décima geração e tem 16GB de memória RAM. Ele tem um SSD de 512GB, uma boa alternativa para combinar performance com armazenamento.

A tela é “apenas” em Full HD, mas a boa notícia é que a taxa de atualização é de 144Hz, e, na prática, o efeito visual é praticamente o mesmo dos 165Hz do notebook gamer da Razer. O modelo da Acer ainda conta com teclado retroiluminado e Windows 10 instalado de fábrica.

Razer Blade 14 com RTX 3080

Notebook Razer Blade 14 aberto com logo da marca na tela
Foto: Divulgação/Razer

Ainda na linha Razer Blade 4 temos um modelo que usa a RTX 3080, uma das placas de vídeo mais potentes que temos atualmente. Com ela o notebook consegue rodar qualquer jogo do momento com configurações gráficas acima da média, além de também ser uma boa opção para profissionais na área de edição.

Assim como os modelos anteriores, esse notebook Razer usa o processador AMD Ryzen 9 5900HS, um dos chips mais potentes da AMD. Ele também tem 16GB de RAM e um SSD NVMe de 1TB, mais rápido que os convencionais. A tela QHD com 165Hz de taxa de atualização e teclado retroiluminado com LED RGB também foram mantidos.

Confira as ofertas no notebook Razer Blade 14!

Alternativa: Dell G15-a0700-MM20P

Uma alternativa mais barata e com desempenho parecido ao notebook Razer Blade anterior é o Dell G15. Ele também chega com hardware atualizado e usa a placa de vídeo RTX 3060, um dos modelos da nova geração e que roda praticamente qualquer jogo com bom desempenho.

Esse notebook também dá um show com seu processador, o AMD Ryzen 7 5800H. Junto aos 16GB de memória RAM e SSD de 512GB, o notebook da Dell promete alta performance tanto em jogos quanto em programas pesados, tudo isso por um valor consideravelmente menor que o notebook anterior.

Apesar de um desempenho próximo, o notebook da Dell acaba perdendo em resolução de tela, já que ele tem um painel Full HD. A boa notícia é que a taxa de atualização é a mesma do notebook gamer da Razer, 165Hz. O teclado retroiluminado com LED RGB também está presente neste modelo.

Razer Blade 14 com RTX 3080 e 2 TB de HD

Para finalizar as nossas indicações de notebook da Razer temos mais um modelo da linha Razer Blade 4. Esse também usa a placa de vídeo RTX 3080, igual ao citado anteriormente, mas tem um diferencial importante: SSD de 2TB! Com mais capacidade de armazenamento, o consumidor pode usá-lo tanto para jogos quanto no trabalho, sem que um atrapalhe o outro.

Tanto armazenamento interno também é ideal para editores que trabalham com arquivos grandes, por exemplo, vídeos em 4K. O restante do hardware desse notebook da Razer é o mesmo, com processador Ryzen de última geração, 16GB de memória RAM, acabamento premium, tela QHD com 165Hz e teclado retroiluminado.

Veja as ofertas do Razer Blade 14!

Alternativa: Alienware M15 R6

O Alienware M15 R6 é a alternativa mais potente que temos, indicado para aqueles que desejam um modelo que bate de frente com o notebook da Razer. A começar pelo processador, aqui temos o Intel i7 11800H, um dos chips mais potentes que a empresa tem a oferecer para notebook. Junto aos 16GB de memória RAM, você pode esperar um desempenho ultra-rápido em qualquer software ou jogo.

Por falar em jogo, o Alienware também caprichou na placa de vídeo, uma RTX 3070 com 8GB de memória VRAM. A placa faz parte da nova geração NVIDIA e já se provou uma das mais potentes da atualidade para notebooks. Outro destaque é o SSD de 1TB, que deve suprir a necessidade até mesmo dos gamers com bibliotecas gigantes.

Outro ponto positivo é que o M15 se iguala ao último notebook Razer citado no quesito taxa de atualização, já que sua tela também tem 165Hz, porém a resolução é “apenas” em Full HD. Com design robusto e teclado com iluminação RGB, o notebook Alienware tem um diferencial que o notebook gamer da Razer não tem: ele já chega com Windows 11 instalado, então além da alta performance, você já vai aproveitar o novo sistema operacional da Microsoft.

Apesar de ser forte no segmento de notebooks, a Razer se destaca ainda mais no mercado de periféricos. Veja o nosso guia sobre a marca e conheça mais sobre os seus outros produtos.

Se você deseja algum acessório da empresa, veja as nossas indicações dos melhores headsets Razer, além dos melhores mouses Razer em 2021. Também temos uma seleção com os melhores teclados mecânicos da Razer vendidos no Brasil.