Samsung Essentials E30 é bom? Analisamos a ficha técnica do notebook

Confira a nossa análise de toda a ficha técnica do Essentials E30 e veja se vale a pena comprar o notebook.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

O Essentials E30 é um notebook da Samsung que vem fazendo muito sucesso nos últimos meses. Ele liderou o nosso ranking de aparelhos mais vendidos do segundo semestre de 2019 e, desde então, vem aparecendo constantemente entre os mais vendidos desde ano em cada mês, sendo escolha frequente para aqueles que procuram um bom aparelho para um uso mais leve.

Mas o que faz esse modelo ser tão procurado pelos consumidores? O Essentials E30 tem uma ficha técnica básica, mas entrega um ótimo desempenho para tarefas simples. No entanto, o grande trunfo do aparelho é a sua tela com resolução Full HD, que é um diferencial perante a vários concorrentes do mesmo nível.

Quer saber mais características deste notebook? Confira a sua ficha técnica e análise completa que preparamos logo a seguir.

Leia também: Os 10 notebooks mais vendidos em junho de 2020: Samsung E30 lidera

Ficha técnica completa

Veja as especificações do Samsung Essentials E30:

  • Tamanho da tela: 15,6 polegadas
  • Resolução da tela: 1920 x 1080 (Full HD)
  • Processador: Intel Core i3 7020U (sétima geração)
  • Velocidade do processador: 2,30 GHz
  • Núcleos do processador: 2
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: HD de 1 TB
  • Slot M.2 para SSD: Sim
  • Placa de vídeo: Intel HD Graphics 620
  • Bateria: 43 Wh
  • Portas USB: 2x USB 3.0 e 1x USB 2.0
  • Portas de vídeo: HDMI
  • Portas de áudio: Combo de fone e microfone
  • Portas de rede: RJ 45 (Ethernet)
  • Entrada para cartão SD: Não
  • Conexões sem fio: Wi-Fi 802.11 ac (1x1) e Bluetooth 4.2
  • Teclado retroiluminado: Não
  • Tela sensível ao toque: Não
  • Dimensões (LxPxA): 377,4 mm x 248,6 mm x 19,9 mm
  • Peso: 1,95 kg
  • Sistema operacional: Windows 10 Home

Design

Visual simples e direto para o Essentials E30

No Essentials E30 a Samsung optou por um design básico, que não chama muita atenção. Ele é um notebook compacto, cujo acabamento é todo feito em plástico. Na parte externa, seu único detalhe é a logo da empresa na tampa, com uma pintura metálica. Internamente, ele segue a cor padrão do notebook, inclusive com o touchpad sendo quase “camuflado” por também adotar a mesma pintura.

O design do Essentials E30 é simples. (Foto: Divulgação/Samsung)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>
O design do Essentials E30 é simples. (Foto: Divulgação/Samsung)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>

Como dissemos anteriormente, ele é um notebook compacto e fácil de ser levado para qualquer lugar, já que pesa menos de 2 quilos. Seu teclado não é espremido e tem o numérico dedicado, o que é bom para produtividade. Na parte inferior, o E30 se destaca por já oferecer acesso direto aos compartimentos de HD e memória RAM, facilitando o upgrade.

O Essentials E30 tem portas de acesso fácil para upgrade. (Foto: Divulgação/Samsung)
O Essentials E30 tem portas de acesso fácil para upgrade. (Foto: Divulgação/Samsung)

Todas as entradas disponíveis ficam nas laterais do notebook. São duas entradas USB 3.0, uma HDMI, um conector RJ 45 (Ethernet) e um combo de fone e microfone. Além da conexão Wi-Fi 802.11 AC, ele também tem Bluetooth 4.2 para fazer o pareamento com dispositivos e periféricos sem fio.

Tela

Um modelo básico com tela Full HD

O Essentials E30 se destaca perante os concorrentes graças a sua tela. Ela tem 15,6 polegadas e conta com a resolução Full HD, o que não é comum em aparelhos de entrada. Grande parte dos notebooks nesta faixa de preço contam com a resolução HD, por isso o modelo da Samsung acaba sendo uma escolha frequente daqueles que gostam de curtir o fim do dia assistindo a um filme ou série.

A tela Full HD do E30 é a melhor entre os notebooks básicos. (Foto: Divulgação/Samsung)
A tela Full HD do E30 é a melhor entre os notebooks básicos. (Foto: Divulgação/Samsung)

A Samsung colocou um recurso bem interessante para aumentar a privacidade do usuário em certas tarefas. Com apenas um click, é possível deixar apenas uma janela específica escurecida, o que ajuda o usuário a “esconder” o que estiver fazendo, sem necessariamente ter que cobrir toda a tela para isso.

O E30 conta com recurso de escurecer janelas específicas do Windows. (Foto: Divulgação/Samsung)
O E30 conta com recurso de escurecer janelas específicas do Windows. (Foto: Divulgação/Samsung)

Desempenho

O E30 é ideal para tarefas básicas

Este notebook é voltado para quem tem um uso mais leve, e sua ficha técnica é condizente com isso. Ele possui um Intel Core i3 7020U, processador de sétima geração cujo clock alcança até 3,0 GHz. Mesmo sendo de três gerações passadas, esse modelo ainda entrega uma boa performance em tarefas básicas, como navegação na Internet, uso de editores de texto, consumo de entretenimento em vídeo entre outras.

A ficha técnica do E30 garante bom desempenho em tarefas básicas. (Foto: Divulgação/Samsung)
A ficha técnica do E30 garante bom desempenho em tarefas básicas. (Foto: Divulgação/Samsung)

O Essential E30 possui 4GB de memória RAM, o que é não é muito mesmo para um uso básico, por isso é preciso ter cautela na hora de abrir vários programas simultaneamente.

A boa notícia é que facilmente dá para fazer o upgrade para até 16 GB pois, como dissemos no tópico de design, ele possui um acesso fácil ao compartimento de memória RAM. Vale lembrar que ele não possui placa de vídeo dedicada, sendo a sua a Intel HD Graphics 620 um modelo integrado, que é bem básico.

Armazenamento

O E30 possui armazenamento em HD

Assim como grande parte dos notebooks de entrada, ele só chega com armazenamento em forma de HD. O espaço total é de 1 TB, que é uma boa quantidade para guardar arquivos pessoais como fotos, músicas, vídeos entre outros. Esse tipo de disco rígido, no entanto, não oferece um bom desempenho para o sistema. Se você quer um notebook mais rápido, recomendamos que faça a instalação de um SSD.

O lado positivo do E30 Essentials é que não é necessário “sacrificar” o HD para fazer essa instalação, pois ele possui um slot M.2 disponível. Você pode usar o armazenamento híbrido, com um SSD para o sistema operacional e programas, e continuar com o HD para armazenamento em massa.

Bateria

Usuários relatam até 6 horas de autonomia

A bateria do Essentials tem 43 Wh de capacidade e usa uma fonte de 40 W, mas a Samsung não informa qual a sua autonomia em testes oficiais. O Zoom buscou por alguns comentários de quem já possui esse aparelho e constatamos que a média de duração, em um uso moderado e com o brilho da tela controlado, é de 6 horas.

Esse tempo pode variar dependendo de como você usa o aparelho, mas no geral é uma boa autonomia e garante boas horas fora da tomada.

Recursos extras

Mais segurança para o seu notebook

O Essentials E30 já chega com o Windows 10 instalado de fábrica, então você não precisa se preocupar com a instalação do sistema operacional. Além disso, ele possui vários softwares da própria fabricante para te ajudar a cuidar da “saúde” do notebook, como é o caso do Samsung Recovery, Samsung Update e Samsung Settings. O usuário também tem direito ao antivírus McAfee Live Safe por 2 meses de forma gratuita.

Outro recurso interessante é o fato de você poder usar o touchpad para desbloquear o aparelho, no mesmo sistema de “desenho” que vemos em celulares Android. Basta definir a senha em formato de desenho e usar ela para acessar o notebook sempre que necessário, É possível cadastrar vários usuários com diferentes senhas.

O E30 permite desbloquear a tela usando um padrão, como nos celulares Android. (Foto: Divulgação/Samsung)
O E30 permite desbloquear a tela usando um padrão, como nos celulares Android. (Foto: Divulgação/Samsung)

Custo-benefício

Mesmo com os preços altos da pandemia, o E30 ainda é uma das melhores opções de notebook básico

A crise de 2020 fez com que o preço dos notebooks fosse para às alturas, e com o Essentials E30 não é diferente. No entanto, para quem busca um notebook de entrada e preza por alta resolução em sua tela, ele é um dos modelos mais “baratos” a atender esses quesitos. Você vai ter um bom desempenho em um uso básico, esse que melhora se for feita a instalação de um SSD.

É possível encontrá-lo a partir de R$ 2.678, veja as melhores ofertas do Essentials E30 logo abaixo.

Conclusão

Para quem busca um notebook mais simples, o Essentials E30 é, sim, uma excelente opção. Apesar de sua ficha técnica não ser tão potente, ele consegue ser competente na hora de entregar um bom uso, desde que o usuário respeite os seus limites técnicos.

Ele traz como principais pontos positivos a facilidade de se fazer um upgrade, seja na memória RAM, HD ou mesmo instalação de SSD, além de ter uma tela em alta resolução, que o coloca um passo à frente de muitos concorrentes.

Leia também: