Samsung Expert X40 é bom? Analisamos o notebook com Intel Core i5

Notebook roda jogos leves e se sai bem em aplicativos como Adobe Photoshop.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

O notebook Samsung Expert X40 é um computador intermediário recomendado para estudar ou trabalhar, mas que também dá conta de rodar jogos mais leves, como League of Legends (LoL) e Counter Strike: Global Offensive (CS:GO). Dentro do laptop há um processador Intel Core i5 da oitava geração, 8GB de memória RAM e uma placa de vídeo dedicada GeForce MX 110 que oferece mais qualidade nas jogatinas e agilidade nas edições de vídeo.

O Expert X40 também oferece possibilidade de melhorar a memória RAM ou adicionar um SSD facilmente por conta das portas de acesso fácil na parte de trás do aparelho. Confira, a seguir, a ficha técnica em detalhes e veja se vale a pena comprar o notebook.

Se você se interessar, pode dar uma olhada na nossa lista com os melhores notebooks de 2021. Se o orçamento estiver mais apertado, veja a nossa lista com os melhores notebooks baratos de 2021. Caso esteja procurando por modelos mais avançados e perfeitos para jogar, confira a nossa lista com os melhores notebooks gamer de 2021.

Samsung Expert X40 é um notebook com boa performance, mas que peca na tela. (Foto: Divulgação/Samsung)
Samsung Expert X40 é um notebook com boa performance, mas que peca na tela. (Foto: Divulgação/Samsung)

Ficha técnica completa

Veja as especificações do Samsung Expert X40:

  • Tamanho da tela: 15,6 polegadas
  • Resolução da tela: HD (1366 x 768 pixels)
  • Processador: Intel Core i5 8250U / Intel Core i5 8265U
  • Velocidade do processador: 1,6 GHz até 3,4 GHz / 1,6 GHz até 3,9 GHz
  • Núcleos do processador: 4
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: HDD de 1 TB
  • Slot M.2 para SSD: Sim
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce MX 110 com 2 GB de memória dedicada
  • Bateria: 3 células de 43 Wh
  • Portas USB: 2x USB 3.0 / 1x USB 2.0
  • Portas de vídeo: 1x HDMI
  • Portas de áudio: 1x combo (fone + microfone)
  • Portas de rede: RJ-45 (Ethernet)
  • Entrada para cartão SD: Não
  • Conexões sem fio: WiFi 802.11ac / Bluetooth 4.1
  • Teclado retroiluminado: Não
  • Tela sensível ao toque: Não
  • Dimensões (LxPxA): 1,9 x 37,7x 24,9 cm
  • Peso: 1.95 kg
  • Sistema operacional: Windows 10 Home

Design

Visual simples e discreto

O notebook tem um visual discreto e construção simples sem detalhes chamam muita atenção. O Expert X40 está disponível nas cores branca e cinza. A tela tem bordas largas, principalmente quando comparadas a laptops mais modernos. A logo da Samsung, que é o próprio nome, é feito na cor cinza escuro, discreto e fica na parte central do lado esquerdo.

O design do Samsung Expert X40 é simples. (Foto: Divulgação/Samsung)
O design do Samsung Expert X40 é simples (Foto: Divulgação/Samsung)

Samsung Expert X40: Tela

Display apenas em resolução HD

O Samsung Expert X40 conta com a tela em resolução HD (Foto: Divulgação/Samsung)
O Samsung Expert X40 conta com a tela em resolução HD (Foto: Divulgação/Samsung)

A tela é de 15, 6 polegadas com resolução HD (1366 x 768 pixels), sendo antirreflexiva, o que é um ponto positivo, já que o usuário consegue usar confortavelmente, independente do campo de visão. Essas características são mais adequadas para um uso básico. Se você gosta de assistir a vídeos no YouTube, a qualidade irá satisfazer aos usuários menos exigentes, já que não poderão em assistir a vídeos na resolução Full HD e 4K. Caso você queria assistir a filmes ou a séries, também não haverá um nível tão bom de exibição das imagens.

Samsung Expert X40: Desempenho

Processador e placa de vídeo não são suficientes para edição de vídeos pequenos e jogos mais leves

O processador em todos os modelos do Samsung Expert X40 é o Intel Core i5 da oitava geração (8250U ou 8265U). Ambos são suficientes para tarefas simples, como edição de texto e navegação na Internet, apenas. Por ser um modelo mais antigo, o notebook não rodará bem programas de edição de imagem e vídeo, por exemplo.

A placa de vídeo dedicada GeForce MX110 proporciona uma performance que suporta, de maneira eficiente, jogos que não são tão pesados, como League of Legends (LoL), CS:GO e Fortnite terão bons resultados na performance. Títulos mais pesados podem travar e até mesmo não rodar.

A memória RAM de 8GB permite upgrade, o que pode ajudar a potencializar a eficiência do notebook para tarefas que exigem mais recursos de edição, como efeitos em fotos e vídeos mais elaborados e profissionais.

Usuário que faz edições de imagens e vídeos simples, e joga títulos leves, terá boa performance com o notebook (Foto: Divulgação/Samsung)
Usuário que faz edições de imagens e vídeos simples, e joga títulos leves, terá boa performance com o notebook (Foto: Divulgação/Samsung)

Samsung Expert X40: Armazenamento

HD de 1 TB, mas com possibilidade de mudar para um SSD

O notebook tem um 1 TB de HD, o que facilita o armazenamento de diversos arquivos pesados, imagens ou vídeos de alta resolução ou instalação de programas mais robustos. É possível fazer um upgrade para SSD, pois existe um slot M.2 de acesso fácil na parte de trás do aparelho.

Samsung Expert X40: Bateria

Bateria padrão para notebooks intermediários

A bateria é de três células e 43 Wh. Quanto maior o nível de brilho que foi escolhido pelo usuário menor é o tempo de carregamento do notebook. Então, se quiser mais tempo sem o carregador conectado, use o brilho médio.

Samsung Expert X40: Recursos extras

Áudio e teclado de boa qualidade

O sistema de áudio do Samsung X40 tem os seus alto-falantes na parte inferior na lateral do dispositivo. Os efeitos SoundAlive proporcionam sons que não perdem a qualidade com ruídos e estouros.

O teclado tem um formato ergonômico que facilita a digitação nas teclas curvas e no teclado numérico, o que pode gerar mais conforto se você trabalha escrevendo textos ou e-mails com frequência. Além disso, o touchpad conta com um espaço amplo para trazer maior agilidade na manipulação do cursor e na precisão dos toques.

É possível melhorar a memória RAM e o armazenamento do Samsung Expert X40. (Foto: Divulgação/Samsung)
É possível melhorar a memória RAM e o armazenamento do Samsung Expert X40. (Foto: Divulgação/Samsung)

Samsung Expert X40: Conclusão

Vale a pena comprar o Samsung Expert X40?

Se você precisa de um notebook capaz de entregar um desempenho satisfatório em tarefas básicas do dia a dia como ediores de texto, planilhas e navegação na internet, essa é uma boa opção. Porém, esse já é um modelo considerado antigo, e devido às suas configurações, jogos pesados e programas mais complexos não rodarão bem nesse modelo. O preço está na faixa média do mercado para modelos equivalentes, em torno de R$ 4 mil.

Outras opções

Se você gostou do Samsung Expert X40, mas gostaria de ver modelos similares ou mais potentes, pode ficar de olho nesses notebooks:

Vaio FE14

O Vaio FE14 é um notebook que conta com processador Inte Core i5 de décima geração, mais atual que o Samsung Expert X40 e 8GB de memória RAM, o que faz com que ele seja mais veloz. Além disso, o Vaio FE14 também conta com uma tela de 14 polegadas com resolução Full HD. O único ponto em que deixa a desejar em comparação ao Expert X40 é a ausência de uma placa de vídeo dedicada, que, caso o usuário não queira um notebook para jogos, não fará diferença.

Samsung Book X40

O Samsung Book X40 é um notebook também com Intel Core i5 de 10ªgeração, 8GB de memória RAM e placa de vídeo dedicada GeForce MX110, que apesar de ser básica, é suficiente para rodar programas leves de edição, como o Adobe Premiere e jogos mais leves como League of Legends (LOL) e The Sims 4. O ponto negativo fica por conta da ausência de SSD, que faria com que o Samsung Book X40 fosse mais veloz.

Acer Aspire 5

O Acer Aspire 5 é um notebook intermediário com processador Intel Core i5 de 10ª geração, 8GB de memória RAM e armazenamento de 256GB em SSD. Ele é um notebook ideal para trabalho e estudo e até mesmo alguns programas de edição como Adobe Photoshop, devido à presença da placa de vídeo dedicada GeForce MX250 e ao SSD. Se quiser ver outras versões do modelo, confira o nosso review do Acer Aspire 5 A515-54-587L.

Lenovo IdeaPad S145

Um modelo intermediário bastante procurado no mercado nacional é o Lenovo IdeaPad S145. Essa versão do notebook conta com processador Intel Core i5 de 10ª geração, 8GB de memória RAM e armazenamento em SSD de 256 GB. Seus pontos fracos ficam por conta da tela em resolução HD e a ausência de uma placa de vídeo dedicada. Porém, essa versão do Lenovo IdeaPad S145 deve agradar aos usuários menos exigentes que buscam apenas um notebook para trabalho ou estudo.