Zoom indica em Notebook

O que é a tecnologia WiDi?

Transmissão de conteúdo sem fio entre notebook e TV.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Transmitir imagem e som em alta definição sem o uso de cabos não é mais um sonho, ao menos para quem tem notebooks com processadores Intel. A empresa é a responsável pela criação de um novo sistema chamado Intel WiDi - Wireless Display – que consiste basicamente no envio dos sinais de áudio e vídeo em alta definição de um notebook para um aparelho de TV HD. O processo acontece por intermédio de um receptor, o NETGEAR Push2TV, que é ligado a TV e decodifica o sinal enviado pelo computador para que o televisor possa exibir o conteúdo.

O interessante sobre esse receptor é a presença tanto de uma saída HDMI - para conteúdo em alta definição - quanto de uma saída de vídeo composto - para aparelhos mais antigos - o que garante a usabilidade da nova tecnologia em qualquer televisão, seja nova ou antiga.

O sistema é simples, não necessita de nenhuma configuração específica, basicamente é plugar e começar a transmitir. No entanto, é importante estar atento a algumas exigências técnicas que viabilizam o funcionamento do WiDi.

Por ser um padrão desenvolvido pela Intel, nada mais óbvio do que o sistema ser compatível somente com processadores da empresa. Para a utilização dessa ferramenta é necessário possuir um computador com processador Core i3, processador Core i5 ou processador Core i7 e sistema operacional Windows 7 Home Premium, Ultimate ou Professional de 64 bits. Outro detalhe importante é a necessidade de que o equipamento possua a placa gráfica Intel HD Graphics com uma das seguintes especificações.

Depois de verificar se seu equipamento está apto a enviar os sinais para o aparelho de TV é só adquirir o receptor e pronto. É importante ficar atento a um detalhe, como o sistema utiliza o padrão Wi-Fi para realizar a comunicação entre os equipamentos, pode haver interferência no sinal caso existam diversos aparelhos wireless funcionando no mesmo ambiente.

Essa é uma tecnologia que realmente pode modificar, mais uma vez, a forma como os usuários interagem com seus equipamentos, pois o ato de transmitir e ver conteúdo sem as fronteiras dos cabos, via Intel WiDi, será algo corriqueiro e ainda mais fácil.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook