O que é boot? Entenda o que significa esse termo

Aprenda a fazer o boot no seu computador de forma simplificada

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você já teve problemas de hardware no computador, certamente já ouviu falar ou se deparou com o dilema sobre o que é boot. O fato é que esse comando ajuda muitos computadores a iniciarem suas funções quando algum hardware começa a ter dificuldades de funcionamento.

Seja para resolver problemas ou restabelecer a produtividade da máquina durante o dia, esse recurso certamente é um dos mais utilizados pelas pessoas que utilizam computadores com frequência.

Uma coisa temos certeza: mesmo que você não conheça pelo nome técnico, certamente já precisou utilizar este método em algum momento. Mas, pensando em te explicar o que é boot na prática e como realizá-lo de forma simples, preparamos este conteúdo. Por isso, Dê um Zoom e acompanhe!

Entenda o que é boot (Foto: Shutterstock)
Entenda o que é boot (Foto: Shutterstock)

Confira também alguns equipamentos para te ajudar no dia a dia:

O que é boot?

O boot é um termo utilizado para a realização do processo de inicialização forçada de um computador ao pressionar o botão “Ligar” da máquina, até o total carregamento do sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou Mac.

Ele só pode ser considerado quando é realizado por uma pessoa pressionando o botão principal. Caso contrário, é considerado uma inicialização padrão do computador.

Para que o boot serve?

Ele serve para diferentes motivos, mas existem duas razões mais importantes e populares. A primeira é para testar o hardware e iniciar o sistema operacional caso aconteça algum problema de lentidão ou até mesmo o travamento do sistema de modo geral.

Já a segunda alternativa está relacionada a quando o Power On Selft Test (o POST) verifica todo o hardware do computador antes de dar início ao sistema. Esse ponto também é utilizado por técnicos de informática para visualizar a saúde das peças do seu computador.

Como fazer o boot no computador?

Agora que você já sabe o que é boot, saiba que é possível fazer de diferentes formas. Tudo vai depender qual o seu objetivo e o tipo de máquina que estiver usando no momento. Conheça agora algumas dicas práticas abaixo.

1. Modo de segurança

Caso o computador esteja travando e você precise fazer o boot em segurança, preservando todos os dados da máquina, pode utilizar esse recurso acionando o modo de segurança.

Em alguns sistemas operacionais, por exemplo, ao escolher a alternativa “Reiniciar”, ele já pergunta se a operação deve ser feita em modo de segurança, como o Windows.

2. Boot pelo pendrive

O boot pelo pendrive também costuma ser uma das alternativas dos usuários. Inclusive, podemos dizer que esse recurso é um dos mais populares entre as pessoas atualmente.

No Windows, por exemplo, é necessário que você deixe um pendrive separado apenas para o boot do computador, com o sistema Ubuntu instalado. Inclusive, neste nosso conteúdo você confere como criar um pendrive bootável e temos também um que ensina como dar boot pelo pendrive.

Em seguida, é necessário reiniciar a máquina com o pendrive inserido do computador pelo método de reinicialização padrão do sistema operacional.

O sistema BIOS será ativado na sequência, e o boot do computador também poderá ser feito sem grandes problemas.

Já para notebooks e computadores Mac, o processo é mais simplificado. Basta reiniciar o computador e segurar a tecla “Option”. Assim, você conseguirá ver todas as unidades do disco do computador.

Depois, basta selecionar a peça com o sistema bootável e seguir com o processo desejado.

Quer continuar acompanhando todas as novidades sobre o universo tecnológico? Então não deixe de conferir nosso canal do Youtube para receber todas as dicas sobre esse universo!