O que é Ethernet e para que serve?

Se você usa PC já deve ter se deparado com o termo ethernet. Saiba o que ele é agora

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Quase todo usuário de PC já deve ter visto em algum momento a palavra "ethernet". Mas, se você não faz ideia do que isso significa, fique tranquilo que neste artigo você vai descobrir todos os detalhes.

Saiba que mesmo sem você saber você pode estar utilizando neste momento! Isso porque o termo tem tudo a ver com a conexão de internet. Principalmente se o seu PC estiver com uma conexão com fio.

Entenda o que é Ethernet (Foto: Shutterstock)
Entenda o que é Ethernet (Foto: Shutterstock)

Antes de descobrir todas as informações, aproveitamos para te oferecer algumas opções bacanas de produtos que podem servir pra você:

Dê um Zoom e confira agora todos os detalhes sobre ethernet!

O que é e para que serve ethernet?

Os cabos de rede também são conhecidos como cabos ethernet (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Os cabos de rede também são conhecidos como cabos ethernet (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Ethernet é um protocolo de conexão que gerencia como os dispositivos e computadores se comunicam em uma rede local (LAN).

Muito comum em ambientes corporativos, esse protocolo facilita o acesso e a troca de informações e arquivos entre máquinas que estão na mesma rede.

Você já viu um cabo em seu PC que lembra muito os antigos cabos de telefone, com uma ponta em acrílico? O ethernet também dá nome aos cabos de conexão presentes nos equipamentos. Esse cabo é utilizado em modens e roteadores para distribuir a internet nos equipamentos.

Você precisa de um novo roteador Wi-Fi? Dê uma olhada na lista que fizemos com os melhores modelos de roteador Wi-Fi!

Quais as vantagens da ethernet?

A conexão com cabos tem algumas vantagens sobre as conexões sem fio (Foto: Reprodução/Shutterstock)
A conexão com cabos tem algumas vantagens sobre as conexões sem fio (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Mas qual a vantagem de ainda se utilizar uma internet e conexão cabeada, quando já possuímos o Wi-Fi e ótima velocidade de internet sem fio?

Mesmo com as ótimas conexões que possuímos hoje em dia, existe ainda o risco de interferência no sinal e a perda natural de qualidade conforme mais dispositivos são conectados ao mesmo roteador, por exemplo.

Com o cabo ethernet isso não acontece. Como a conexão é direta e por um meio físico (cabo), não há queda na velocidade da internet e na transmissão dos arquivos, em condições normais de uso. Além disso, há a questão de segurança, que explicaremos logo abaixo.

E, mesmo que diversos equipamentos hoje em dia já sejam fabricados sem a entrada para cabos, essa tecnologia não será descontinuada. Ela possui outras vantagens, se comparada ao Wi-Fi. Veja algumas agora.

Velocidade

A velocidade de conexão quando usamos uma internet cabeada (ethernet) é maior que a do Wi-Fi. Embora já existam conexões sem fio de altíssima velocidade, são necessários hardwares de última tecnologia para aproveitar toda a potência do sinal Wi-Fi.

Já com a internet via cabo, é possível, com um baixo custo, ter velocidades muito satisfatórias. A popularização da fibra óptica tornou as conexões domésticas muito rápidas.

As conexões sem fio (Wi-Fi) podem sofrer quedas de velocidade. Se a sua internet estiver lenta, dê uma olhada nas dicas que separamos de como melhorar o sinal do roteador e aumentar a velocidade e força do sinal Wi-Fi.

Estabilidade

A estabilidade de conexão é outra vantagem para quem usa a conexão por cabos. Sem oscilações de velocidade e sinal, os softwares que dependem da conexão em tempo integral podem funcionar perfeitamente. Um exemplo disso são os softwares que fazem backups periódicos em nuvem das informações. Sem internet, esse backup é prejudicado.

Por ser uma conexão física direta entre o modem (que distribui o sinal de internet) e o PC, não existem oscilações e quedas repentinas de velocidade.

Não é ruim quando você está no meio de uma tarefa e precisa configurar o roteador novamente por queda de conexão? Com a ethernet isso é mais raro de acontecer.

Segurança

Outra vantagem dos cabos é a questão de segurança. Por não ter um sinal Wi-Fi que seja capaz de ser receptado, a conexão se torna automaticamente mais segura.

Funcionando somente com os equipamentos conectados fisicamente, esse tipo de conexão também ajuda na hora do monitoramento. É mais fácil encontrar falhas e possíveis vazamentos, independente do sistema operacional que o usuário esteja utilizando.

Tipos de ethernet

Existem 3 tipos de conexões que podem ser feitas com a Ethernet (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Existem 3 tipos de conexões que podem ser feitas com a Ethernet (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Existem três tipos principais de redes que são configuradas com a ethernet. Conheça mais sobre elas neste tópico.

Fast Ethernet

A Fast Ethernet suporta transmissões de dados a uma taxa entre 10 a 100MPBS (Megabit por segundo). Para tirar melhor proveito da velocidade, é recomendado o uso de fibra óptica.

Gigabit Ethernet

Já a Gigabit Ethernet permite transmissões de dados com uma velocidade muito maior, podendo chegar até 1GBPS (Gigabit por segundo). É sempre bom lembrar que 1GB é igual a 1000MB, ou seja, este tipo de conexão é 10 vezes mais rápido que o anterior. A recomendação aqui também é usar fibra óptica.

Switch Ethernet

O Switch Ethernet é uma conexão entre dois dispositivos em uma rede local. Isso permite a troca de informações entre os dispositivos sem precisar de um provedor externo. Empresas costumam utilizar, visto que precisam transferir arquivos entre setores e funcionários de forma mais rápida.

Dicas para aproveitar melhor a ethernet

A ethernet é muito utilizada em empresas (Foto: Reprodução/Shutterstock)
A ethernet é muito utilizada em empresas (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Existem algumas dicas que você pode seguir para tirar o melhor da ethernet. São regras que todo administrador de rede pode seguir, pois são simples e geram um ótimo resultado.

Escolha a Ethernet de acordo com a necessidade

Talvez a dica mais necessária é a escolha correta da ethernet para sua necessidade. É necessário estimar a quantidade de dados e escolher a velocidade compatível para isso. Sem essa informação, o usuário pode ter uma conexão lenta se a rede ficar sobrecarregada.

Coloque uma capacidade maior que a necessidade

Em conjunto com a primeira dica, se possível, sempre escolha uma capacidade maior que a sua necessidade. Isso porque há momentos em que a rede pode perder qualidade, por problemas naturais da distribuição. Se a empresa possuir uma velocidade maior que a necessária, essa instabilidade pode não ser percebida pelos usuários, por exemplo.

Softwares sempre atualizados

É sempre necessário manter todos os softwares responsáveis por gerir a rede atualizados. Com as novas versões dos softwares, problemas que surgem com o tempo podem ser corrigidos. Além disso, para segurança, é imprescindível manter tudo atualizado, para não correr risco de ataques.

Equipamentos adequados

Não adianta ter uma conexão com super velocidade se os equipamentos não acompanharem a qualidade. Por isso é essencial investir em roteadores, switches e cabos de rede industrial para que a conexão seja o mais próximo da qualidade máxima.

Você pode conferir boas opções de cabo ethernet aqui no Zoom.

Conheça o canal do Zoom no YouTube