Ubuntu: o que é e como fazer download e instalar o sistema Linux

O Ubuntu apresenta uma interface mais intuitiva e amigável do Linux

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Ubuntu é um sistema dedicado para o desktop que permite muitas facilidades! Como resultado, ele não apenas apresenta uma interface amigável como ainda é gratuito. Além disso, seu uso permite o apoio de um suporte profissional em uma das comunidades mais robustas do Linux do mundo.

Antes do Ubuntu, usuários que tinham o objetivo de contar com os recursos do Linux tinham que lidar com uma série de obstáculos. O fato é que o Linux, embora um sistema livre e facilmente adaptável para diferentes usuários, apresenta alguns efeitos colaterais que acabam por confundir muitas pessoas. Um dos principais obstáculos nesse sentido é justamente a elevada quantidade de distribuições.

Ubuntu: download pode ser feito pelo site oficial e a instalação é simples (Foto: Shutterstock)
Ubuntu: download pode ser feito pelo site oficial e a instalação é simples (Foto: Shutterstock)

A grande demanda de distribuições exige que o usuário tenha um conhecimento mais avançado para configurar o sistema e também realizar a instalação de programas. Portanto, mesmo com todas as sua vantagens, esse pontos acabam inibindo que muitos usuários se rendessem ao seu uso.

Por outro lado, o Linux Ubuntu pode ser considerado um divisor de águas nesse sentido. Mas, para entender isso é preciso dar um primeiro passo para conhecer seus diferenciais! Confira nesse conteúdo como baixar e instalar esse sistema e aproveitar todo o seu potencial.

Ubuntu: significado

Antes de entender como baixar e instalar o Ubuntu em seu desktop, é importante conferir alguns detalhes sobre o significado de Ubuntu. Esse é um sistema Canonical que apresenta versões para uso pessoal, educacional, netbooks, servidores e outros.

Outro ponto importante é que o Linux Ubuntu recorre ao uso da Interface Unity como principal padrão. Esse é, aliás, um dos pontos altos para muitos usuários, embora haja quem não tenha se adaptado e optado por manter o padrão Gnome.

Ubuntu: filosofia

O maior objetivo desse sistema operacional criado pela Canonical é permitir que o usuário desfrute de uma interface realmente mais intuitiva e fácil. E, isso também acaba sendo possível por conta das diferentes ferramentas que ajudam os usuários menos experientes e usar seus recursos de maneira segura e inteligente.

Outro diferencial da filosofia do Ubuntu é a liberdade de escolha que ele permite ao usuário. Prova disso é a opção de deixar que ele coexista junto com outro sistema operacional – como é o caso do Windows. Nesse caso, basta que a instalação de ambos fique em participações ou, se preferir, em HDs diferentes.

Um pouco de contexto – e, um pouco de curiosidade também!

Saindo um pouco do contexto prático, você já ouviu falar sobre o significado real de Ubuntu? Existem muitos significados para esse termo, mas, um dos mais usados é no sentido de humanidade. Além disso, a palavra também resgata o significado de cooperação, solidariedade, respeito, generosidade e outros!

Tudo isso foi determinante para que a Canonical escolhesse o nome Ubuntu para esse sistema, sabia? O objetivo é que cada vez mais empresas tenham a oportunidade de diminuir seus custos com licenciamento de softwares, mantivessem seus ambientes seguros e até mesmo contribuir com serviços de VPS Linux e hospedagem.

Diferentes programas já instalados facilitam o uso do Linux Ubuntu

Outro diferencial que merece total destaque é o fato de que o sistema operacional já possui uma série de programas previamente instalados e que são extremamente úteis. Alguns deles são:

  • LibreOffice
  • Cliente de Mensagens instantâneas
  • Firefox

Além disso, de forma bem diferente do que acontece com o sistema operacional Windows, basta apenas confirmar o Ubuntu após o download e já começar a usar! Nesse caso, é necessário apenas se atentar a alguns requisitos básicos como ter um Pentium IV (1Ghz), 512MB de memória RAM e também ao menos 5GB de espaço disponível no disco rígido.

Prós e contras do Ubuntu

Assim como qualquer sistema operacional, o Ubuntu também apresenta pontos positivos e negativos. O mais importante é que o usuário avalie sua rotina de uso e necessidades na hora de definir se esse é realmente o sistema operacional ideal para sua realidade.

Prós

Confiras quais os prós em optar pelo Ubuntu 20.04:

  • Sua instalação é realmente fácil e simples de ser concluída.
  • Ele pode ser instalado em conjunto com outro sistema operacional já existente no computador.
  • O suporte para hardwares diferentes passou por importante melhorias nos últimos anos. Isso garante maior versatilidade no quesito compatibilidade.
  • É possível contar com muitos recursos gratuitos para edição de textos e até mesmo programação do Ubuntu.
  • É um sistema muito recomendado para o ambiente corporativo por ser seguro e eficiente contra vírus.

Contras

Confira agora alguns dos principais contras em optar pelo Ubuntu:

  • Determinados programas como o Java ou o Flash, por exemplo, podem depender de um maior conhecimento por parte do usuário.
  • Embora o Linux Ubuntu permita baixar e instalar programas sem a necessidade de custos adicionais, a Canonical ainda mantém uma cobrança de taxa para o seu suporte.
  • O sistema ainda não é compatível com algumas ferramentas, como o 3D Studio, Cubase ou Photoshop.

Como instalar e testar o Ubuntu 20.04?

Assim como as versões anteriores, o Ubuntu 20.04 pode ser instalado e testado com total facilidade. Tudo que o usuário precisa, na verdade, é dispor de um pendrive para iniciar o processo.

  • Passo 1: Primeiramente, acesse o site oficial do Ubuntu.
Site oficial Ubuntu Linux
  • Passo 2: Logo no menu superior, selecione a opção “download”.
Download do sistema Ubuntu
  • Passo 3: feito isso, escolha o Ubuntu 20.04. O download começará imediatamente e espere até que ele seja concluído.
  • Passo 4: Salve a imagem do sistema em um pendrive. Você pode usar a ferramenta Balena Etcher para fazer essa transferência do download.

Inicie a instalação do sistema em seu desktop

Com a imagem do sistema Ubuntu já disponível em seu pendrive, você já poderá partir, finalmente, para a instalação do Linux!

  • Acesse a Bios do seu computador e coloque o pendrive. Selecione-o como item de boot principal.
  • Espere até que o sistema realize a carga completa. Tenha paciência porque isso pode exigir alguns minutos.
  • Na tela do Ubuntu você pode selecionar o idioma português Brasil.
  • Depois, clique em “experimentar o Ubuntu” – se quiser pular a parte de teste, basta clicar em “Instalar o Ubuntu”.
  • Escolha o formato correspondente ao seu teclado e prossiga.
  • Escolha também o tipo de instalação que quer fazer e se já quer as atualizações do sistema.
  • Selecione onde quer instalar. Caso você queira manter outro sistema operacional simultaneamente, escolha em fazer o “dual boot”.
  • Confirme se está tudo certo com o prosseguimento da instalação, da sua localização e dê um nome de usuário.
  • Agora aguarde que a instalação seja feita no seu computador. Quando o Linux Ubuntu finalizar esse processo, lembre-se de reiniciar a máquina.

Pronto! Você já poderá aproveitar o potencial e a facilidade do Ubuntu no seu computador ou notebook.