O que é resolução?

Você já deve ter ouvido falar em resolução, mas sabe o que é? Descubra como ela impacta na qualidade de imagem

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem pesquisa sobre TVs, monitores, notebooks, celulares e tablets com certeza já se deparou com o termo “resolução”. Afinal, ele tem tudo a ver com a qualidade de imagem das telas desses produtos.

Mas você sabe o que é resolução? Sabe como ela impacta na qualidade da imagem? Descubra tudo agora mesmo!

O que é resolução?

A resolução impacta diretamente na qualidade da imagem (Foto: Lukmanazis/Shutterstock)
A resolução impacta diretamente na qualidade da imagem (Foto: Lukmanazis/Shutterstock)

Quando falamos em resolução, temos que ter em mente que o termo é ligado diretamente à qualidade de imagem. Isso porque, quanto maior ela for, mais detalhamento a imagem terá.

Um exemplo que sempre é utilizado são as famosas fotos 3x4. Você já parou pra pensar sobre o porquê desse nome? Elas são conhecidas dessa maneira por terem uma resolução de 3cm de largura por 4cm de altura.

A resolução pode ser medida de diferentes maneiras: com medidas métricas, como no exemplo da foto 3x4, por linhas e o mais utilizado é a medida por pixels.

Isso porque os pixels são o menor ponto possível em uma imagem digital. Essa minúscula partícula de imagem contém apenas uma cor. Dessa forma, pela lógica, precisamos de um conjunto de muitos pixels para formar uma imagem completa.

É através da junção dos pixels que as imagens são formadas nas telas que mais usamos no dia a dia. Sua TV, seu computador e seu celular possuem uma resolução, mesmo que você nunca tenha prestado atenção neste detalhe.

Resolução SD

As TVs de tubo e monitores antigos ainda usam SD (Foto: Reprodução/Shutterstock)
As TVs de tubo e monitores antigos ainda usam SD (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A resolução mais comum que tínhamos até recentemente era a SD (Standard Definition). Ela era era muito utilizada até então por conta de ser mais acessível, tanto para transmissão online de dados quanto pelo preço da sua tecnologia. As TVs de tubo, monitores antigos e até alguns celulares atuais ainda utilizam SD.

Em pixels, a resolução SD tem as seguintes medidas de largura x altura: 640 x 480 pixels e 720 x 480 pixels em aparelhos widescreen.

A SD também é conhecida pela nomenclatura de 480p. O próprio YouTube tem em suas configurações esse tipo de resolução.

Hoje em dia, a SD já está obsoleta. Isso porque a qualidade de transmissão melhorou muito, assim como os aparelhos que recebem a imagem. Uma boa conexão de internet consegue transmitir imagens de melhor qualidade sem prejuízo de velocidade ou travamentos.

Resolução HD

Muitos aparelhos ainda usam HD (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Muitos aparelhos ainda usam HD (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Talvez umas das mais famosas, a HD (High Definition) está presente em inúmeros dispositivos. Inclusive, ela é a resolução padrão para a grande maioria dos notebooks atuais.

A HD tem as seguintes medidas de largura x altura: 1280 x 720 pixels. Isso garante uma imagem com qualidade superior à SD. A resolução HD já foi uma das mais utilizadas para vídeos na internet, mas isso já está mudando por conta da qualidade dos novos equipamentos e melhoras na infraestrutura da web.

A HD foi muito utilizada na transição do sinal digital e até hoje ainda existem programas e canais televisivos que transmitem nessa qualidade.

Resolução Full HD

Notebooks Full HD possuem ótimas imagens (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Notebooks Full HD possuem ótimas imagens (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A resolução Full HD (Full High Definition) já está se tornando a padrão para todo o televisor e monitor comercializados no Brasil.

Também conhecida como a qualidade 1080p, a Full HD trás uma maior densidade de pixels em telas que antes só tinham a HD. Isso significa que existem mais pixels no espaço, fazendo que as imagens tenham mais detalhamento, o que melhora significativamente a qualidade da imagem.

As medidas de largura e altura da resolução Full HD são 1920 x 1080 pixels. Os notebooks são um dos aparelhos mais beneficiados por ela, aproveitando toda a potência das imagens Full HD.

Isso acontece por conta do tamanho limitado e padrão das telas. Geralmente, um notebook Full HD tem até 17 polegadas como tamanho da sua tela. Ao vir com Full HD em uma tela menor, a imagem dá um grande salto de qualidade.

Resolução QHD

A QHD é ótima para monitores grandes (Foto: Reprodução/Shutterstock)
A QHD é ótima para monitores grandes (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Embora o nome possa parecer desconhecida, eu tenho certeza que você já se deparou com a resolução QHD. Ela leva esse nome pois é a abreviação de Quad-HD. Basicamente, ela tem quatro vezes mais qualidade que a HD.

Muito utilizada em monitores de computador, notebooks e até em alguns smartphones, a QHD tem as seguintes medidas de largura x altura: 2560 x 1440 pixels.

Essa densidade de pixels garante uma imagem com mais qualidade que a Full HD. Por contar com uma densidade maior de pixels, a QHD se dá muito bem com telas grandes, como monitores acima das 25 polegadas.

Resolução 4K

A 4K é ótima para filmes e telas grandes (Foto: Reprodução/Shutterstock)
A 4K é ótima para filmes e telas grandes (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Atualmente, 4K já é um padrão alto de qualidade imagem. Presente nas TVs mais atuais e até em alguns monitores, ela representa o próximo nível de imagem, embora ainda seja superada pela 8K, de que falaremos a seguir.

Isso acontece por conta do seu tamanho, já que largura x altura são iguais a 3840 x 2160 pixels. Dessa forma, a 4K é a mesma coisa que a Full HD multiplicada por quatro. O que já era ótimo na resolução Full HD fica melhor ainda na 4K. Por isso, um outro nome para ela é Ultra HD ou UHD.

Por ter uma tecnologia mais avançada, os preços para as telas que tenham suporte ao 4K são um pouco mais caro que as convencionais, mas cada vez mais você consegue encontrar ótimas ofertas de TVs de 50 polegadas, TV Box com suporte a 4K, diversas opções de smart TVs em outros tamanhos e ótimos custo benefícios.

Resolução 8K

A 8K traz a emoção do cinema para sua sala (Foto: Reprodução/Shutterstock)
A 8K traz a emoção do cinema para sua sala (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Pelo seu alto preço, a qualidade 8K ainda não é muito difundida, principalmente em nosso país, mas já existem TVs de alto padrão que entregam essa qualidade de imagem.

Com incríveis 7.680 x 4.320 (largura x altura) pixels, a 8K é equivalente a duas vezes a 4K. Dessa forma, a 8K tem oito vezes mais resolução que a Full HD.

As TVs 8K possuem as tecnologias mais avançadas no mercado, como suporte para assistentes virtuais como Amazon, Alexa e Google Assistente e prometem trazer para o conforto da sua sala uma experiência muito próxima do que temos ao assistir um filme no cinema, seja pela excepcional qualidade de imagem ou pela extrema qualidade do som.

Fotos em alta resolução

Nessa imagem vemos as diferentes resoluções (Foto: Reprodução/Shutterstock<em>)</em>
Nessa imagem vemos as diferentes resoluções (Foto: Reprodução/Shutterstock<em>)</em>

Assim como as imagens de TVs, monitores e celulares, as fotos também são classificadas de acordo com sua resolução. E da mesma forma que apresentamos no texto, quanto maior ela for, mais qualidade uma foto tem.

Atualmente, os celulares mais avançados já conseguem capturar fotos com extrema qualidade. Há modelos que já conseguem tirar fotos em incríveis 8K.

Para ser considerada de alta qualidade, uma foto precisa ter o tamanho de 150 a 300 DPIs. Transformando em pixels, ela deve ter, pelo menos, a resolução Full HD, ou seja 1920 x 1080 (largura x altura) pixels.

Fotos abaixo disso são consideradas de baixa resolução. Fotos em baixa costumam ter um tamanho menor de arquivo, mas acabam sofrendo com a baixa qualidade da imagem. Quando tentamos ampliá-las, elas ficam com aquele efeito que parece menos nítido, quando a foto fica pixelada. Isso porque, ao aumentar o zoom em cima dela, a quantidade de pixels não é suficiente para manter a qualidade.

Como aumentar a resolução de uma imagem?

Há aplicativos disponíveis para aumentar a resolução de uma imagem (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Há aplicativos disponíveis para aumentar a resolução de uma imagem (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Existem algumas maneiras de se aumentar a resolução de uma imagem. Com o avanço da inteligência artificial, essas ferramentas podem ser utilizadas de forma online, sem que você precise baixar qualquer aplicativo.

Em uma pesquisa rápida no Google, você pode encontrar alguns sites que oferecem esse tipo de tratamento. Ele é ideal para quando você precisa utilizar uma imagem que não esteja com boa resolução.

No entanto, sempre recomendamos que as imagens sejam capturadas em sua resolução máxima, na medida do possível.

Como mudar a resolução do PC?

É muito simples mudar a resolução do PC (Foto: Reprodução/Shutterstock)
É muito simples mudar a resolução do PC (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O PC pode ter sua resolução alterada, dentro dos padrões que ele suportar. Para fazer isso é muito simples. Nesse tutorial, vamos pegar como referência o sistema operacional Windows 10.

Resolução 1
Veja como mudar a resolução do PC (Reprodução/Zoom)

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse na sua área de trabalho. Vá em Configurações de Exibição.

Entre nas configurações (Reprodução/Zoom)
Entre nas configurações (Reprodução/Zoom)

Passo 2. Vá até opção Resolução de tela.

Melhore a resolução do seu PC (Reprodução/Zoom)
Melhore a resolução do seu PC (Reprodução/Zoom)

Passo 3. Selecione a opção que mais lhe agradar.

Clique em "manter alterações" (Reprodução/Zoom)
Clique em "manter alterações" (Reprodução/Zoom)

Passo 4. Confirme a alteração clicando em Manter Alterações.

Dessa forma simples, você consegue alterar a resolução de tela do seu PC.

Conheça o canal do Zoom no YouTube: