Zoom indica em Notebook

O que é SSD?

Saiba o que é SSD, um armazenamento que oferece vantagens para seu notebook.

O que é SSD
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Quando o assunto é notebook e seu armazenamento, você provavelmente já ouviu falar na sigla SSD. Mas, afinal, o que é SSD? Visto como a evolução do tradicional disco rígido HD, muito se fala a respeito dele e, para você saber tudo sobre esse tipo de armazenamento, aqui é possível tirar todas as suas dúvidas.

Descubra o que é SSD e entenda seus diferenciais

SSD nada mais é do que a sigla para "solid state drive", que pode ser leigamente traduzido como "disco de estado sólido". Esse termo define bem a estrutura do SSD, que é uma peça só toda conectada por circuitos eletrônicos, ao contrário dos HDs tradicionais, que são formados de diversos componentes mecânicos.

Notebooks com armazenamento SSD

Por ser uma peça só, sem diversos componentes mecânicos, o SSD acaba sendo bem mais silencioso. Aliás, a ausência desses componentes mecânicos também faz o SSD ser mais resistente contra choques. Isso é um ponto de destaque, já que é comum transportar no dia a dia seu notebook de um lado para outro, e ter todos seus arquivos armazenados de um jeito seguro é fundamental. Mais uma vantagem é o fato de o SSD esquentar menos: com isso você terá mais flexibilidade de uso, e ainda ajuda na vida útil do equipamento.

Outro diferencial é o peso, pois um notebook com o armazenamento SSD vai ser bem mais leve. Só para você ter uma ideia: enquanto um HD pesa, em média, 500g, é possível encontrar SSD com 90g e até mesmo com 77g!

É fácil encontrar um notebook que conte com SSD. Aliás, o SSD é um dos atributos que precisa estar presente nos Ultrabooks, máquinas conhecidas por serem mais leves (e o SSD ajuda nesse quesito) e com bom processamento.

Dotados da chamada memória flash, a mesma dos pen drives, os circuitos do SSD armazenam informação em diversas células, que podem ser modificadas e apagadas sem perder a capacidade de guardar dados - mesmo quando desligadas. Como a informação está sempre lá e não precisa ser reenviada cada vez que você precisa dela, o SSD também acaba sendo mais rápido.

O SSD funciona muito bem para notebooks porque possibilita que sejam cada vez mais leves e finos, mas lembre-se de que sua capacidade de armazenamento fica, na grande maioria das vezes, abaixo dos HDs tradicionais. Se o seu objetivo não é mobilidade, mas sim ter um grande armazenamento de fotos, vídeos, músicas, entre outros, talvez não seja uma boa ideia trocar o tradicional armazenamento HD, que pode ter capacidade de 1TB ou até mais.

Mas será que é possível encontrar um notebook com boa capacidade de armazenamento SSD? Bom, se você estava acostumado a armazenar vários dos seus arquivos em um notebook com HD 500GB, por exemplo, pode achar a capacidade de um notebook com SSD baixa, porque boa parte desses notebooks oferecem um SSD com 126GB ou menos, como 32GB. Contudo, alguns modelos já são de notebooks com SSD 512GB. É verdade que eles ainda são em menor quantidade e com um preço mais elevado, mas ao mesmo tempo mostra o quanto o SSD pode, sim, vir com uma capacidade maior.

Então, vale a pena comprar um notebook com SSD?

Com todas as informações citadas acima, deu para perceber que o SSD oferece várias vantagens. Se você tiver um HD externo ou salva boa parte dos seus arquivos na internet, talvez você não precise de um espaço enorme de armazenamento no notebook. E se você preza por velocidade e segurança, além de ter uma máquina mais leve, vai encontrar no SSD todos esses atributos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook