NOTEBOOKS EM OFERTA:

A SSD (Solid State Drives) é uma nova proposta de armazenamento que apresenta maior velocidade, dentre outras vantagens.

Considerada a evolução dos HD’s tradicionais, as SSDs estão presentes em notebooks mais recentes e até mesmo smartphones. A nova forma de armazenar informação é o que torna o componente mais veloz e silencioso do que as HDs.

Nesse caso, as SSDs são compostas por chips de memória flash, onde os dados são gravados a partir de uma corrente elétrica.

Quais as vantagens da SSD em relação ao HD?

Como vimos anteriormente, as SSDs armazenam informação a partir da eletricidade. O “sólido” de seu nome não é à toa, pois de fato não existe nenhum mecanismo que se mexe em seu compartimento.

SSD vs HD

No caso das HDs, existe um braço que se movimenta em busca das informações do disco

Já ouviu dizer que não pode fazer movimentos bruscos com o gabinete de um computador ou com o notebook ligados? Essa orientação se dá devido à esse braço e também ao disco metálico onde as informações estão armazenadas.

Assim como os CDs, o disco da HD está em constante rotação e movimentos bruscos podem acarretar em danos irreversíveis.

Este fator é uma das vantagens de se ter uma SSD. A ausência das partes mecânicas torna esse hardware muito silencioso.

Afinal, não tem nada girando ou se movimentando. Isso significa que o componente não consome tanta energia quanto uma HD e também que ela esquenta menos, reduzindo ainda mais os riscos de danificar seu PC.

Ainda que o disco e o braço da HD funcionem em alta velocidade, nada se compara à uma corrente elétrica.

Sendo assim, as SSDs são capazes de processar e guardar informações com muito mais velocidade: são 500Mb/s para gravar e 490 Mb/s para ler os dados, no caso de uma SSD Intel de 960GB.

Isso significa que a inicialização do seu computador e a abertura do navegador são muito mais velozes com a presença de uma SSD.

E as desvantagens do SSD?

Todo computador precisa de memórias volúveis ou não. Componentes que não são capazes de guardar informação depois de desligados são considerados volúveis, como no caso das memórias RAM. Já que o objetivo das HDs e SSDs é armazenar dados, podemos concluir que elas não são volúveis.

Mas quais dados elas guardam? Arquivos baixados, fotos, músicas, softwares, jogos, o sistema operacional, entre outros.

Já que a tendência é termos dados cada vez maiores, como podemos observar nos tamanhos dos jogos e também nas altas qualidades dos vídeos que produzimos, ter mais espaço para memória ROM é melhor.

E é aqui que as SSDs perdem para as HDs, pois elas ainda não tem grandes capacidades.

Além do mais, elas possuem vida útil um pouco menor devido o ciclo que suas células de memória precisam passar para armazenar os dados.

Ainda que esse prazo seja longo, podendo durar 5 anos ou mais, isso pode ser encarado como uma desvantagem.

Vale a pena ter uma SSD?

Levando em consideração as vantagens significativas em relação aos discos rígidos, a resposta é sim. Mas é preciso ter em mente que essa tecnologia é mais cara que os HDs tradicionais.

Compare os preços de SSD aqui no Zoom:

Conheça nosso canal no YouTube: