Entenda antes de comprar em Notebook

O que é Upload?

Termo é mais conhecido do que se imagina e sua função é utilizada diariamente.

o que é upload
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Se você já postou uma foto no Facebook ou Instagram, ou já publicou um vídeo no YouTube, você já fez o upload de um arquivo.

Essa palavra parece difícil e estranha? O conceito é mais fácil do que você imagina! Olha só!

O que é upload?

O upload é o ato de transferir dados de um computador local para um servidor. O termo vem da língua inglesa e a palavra é bastante utilizada por pessoas que hospedam arquivos e serviços de e-mail.

Por exemplo, quando o usuário está enviando um vídeo para o YouTube, ele está fazendo upload do vídeo. Ou quando está postando uma foto na rede social, ele está fazendo upload do arquivo.

De maneira geral, fazer upload de um vídeo ou foto, é quando subimos um arquivo para um site ou mandamos por e-mail.

O que é upload 

Upload x Download

Além de enviar arquivos para sites, o termo upload também abrange o envio de qualquer tipo de dado, como requisições e programas.

Dessa forma, ao acessar uma página, o computador local envia uma solicitação ao servidor para baixar os arquivos necessários e, feito isso, o upload é realizado.

Já o download acontece quando você baixa um arquivo, programa ou o que desejar, de algum site ou e-mail.

Quem usa muito o computador ou o celular e navega pela internet, está fazendo downloads e uploads o tempo inteiro. Ou seja, está recebendo e enviando arquivos e informações.

O que é upload

Serviços de Internet

Quando contratamos um serviço de conexão à Internet, a velocidade de upload, na maioria das vezes, é inferior à de download. Isso acontece porque quando enviamos um arquivo para um site ou e-mail, é como se o computador precisasse “trabalhar” mais do que quando baixa algum conteúdo.

Mas esse problema só fica perceptível quando precisamos enviar um arquivo muito grande, pois dá a impressão de que o computador acaba ficando lento.

O que é upload

Taxa de Upload por conexão

Para você não sofrer com lentidões, é preciso entender sobre a taxa de upload da conexão com a internet.

Imagina que você está jogando uma partida online, mas com alguns “atrasos” no jogo. Isso significa que a taxa de upload da sua conexão está ruim. Para melhorá-la é preciso entrar em contato com a empresa que você contratou de internet e pedir um ajuste no plano.

Taxa de Transferência de Dados

A taxa de transferência de dados informa o número médio de bits, caracteres ou blocos por unidade de tempo que passam entre equipamentos em um sistema de transmissão de dados.

Quando a conexão não estiver como deveria, é através da taxa de transferência de dados que você descobrirá o problema e poderá questionar com o provedor da internet.

Para medir a velocidade da sua internet, procure no Google por “teste de velocidade internet”, escolha uma das opções que aparecem na busca e espere o teste ficar pronto.

O que é upload

Fazer upload para nuvem/site/servidor

Com o avanço da tecnologia e a facilidade de enviar arquivos por e-mail, fazer upload se tornou bastante comum. É possível fazer upload de um arquivo grande pelo e-mail (Gmail), para um site ou para a nuvem (servidores remotos que ficam o tempo todo online).

O melhor de tudo isso é a facilidade de enviar um arquivo para onde e para quem você quiser e ter acesso a ele em qualquer lugar, com uma boa conexão.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook