O que é Upload?

Descubra o significado do termo de troca de dados e as diferenças entre upload e download

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O termo upload se refere ao ato de “subir” arquivos presentes no seu computador ou celular para um servidor online, ao contrário do download, que é o ato de baixar algo para o seu dispositivo. Se você já postou uma foto no Facebook ou Instagram, ou já enviou algum arquivo anexado a um e-mail, você já fez um upload. O Zoom te explica nas linhas a seguir todos os detalhes sobre o termo e o que ele significa.

Leia também: Como gravar a tela do PC ou notebook

Saiba o que é upload (selinofoto/Shutterstock)
Saiba o que é upload (selinofoto/Shutterstock)

O que é upload?

O upload é o ato de transferir dados de um dispositivo local, como PC ou celular, para um servidor. O termo vem da língua inglesa e a palavra é bastante utilizada por pessoas que hospedam arquivos e serviços de e-mail. De maneira geral, fazer upload de um vídeo ou foto, é quando enviamos um arquivo ou informações para um site, outro dispositivo ou por e-mail.

Além disso, qualquer tarefa realizada em um dispositivo smart depende de um upload ou download. Por exemplo, quando o usuário está enviando um vídeo para o YouTube, ele está fazendo upload do vídeo. Ou quando conectamos uma assistente como Alexa ou Google Nest a uma TV Smart.

Download e Upload

Entenda as diferenças entre upload e download (Shutterstock)
Entenda as diferenças entre upload e download (Shutterstock)

A diferença entre os dois termos é basicamente o “lado” da troca de dados. Um seria equivalente ao envio e outro, ao recebimento. Além de enviar arquivos para sites, o upload também abrange o envio de qualquer tipo de dado, como requisições e programas. Dessa forma, ao acessar uma página, o computador local envia uma solicitação ao servidor para baixar os arquivos necessários e, feito isso, o upload é realizado.

Já o download acontece quando você baixa um arquivo, programa ou o que desejar de algum site ou e-mail. Quem usa muito o computador ou o celular e navega pela internet está fazendo downloads e uploads o tempo inteiro. Ou seja, está recebendo e enviando arquivos e informações pela rede.

O que é velocidade de upload?

A velocidade de upload é o resultado de quantos megabits por segundo estão sendo transferidos do seu dispositivo para outro, ou para a internet. Apesar de não tão popular quanto o download, o upload é o fator mais importante na hora de enviar um e-mail, jogar online ou fazer videochamadas, pois ao fazer isso, você está enviando dados.

O upload é importante principalmente nesses casos:

  • Armazenamento de fotos na nuvem (Google Drive, One Drive, entre outros serviços);
  • Transferência de arquivos pela Internet;
  • Aumento da qualidade de transmissões ao vivo;
  • Diminuição da latência (lag) em jogos online.

Serviços de Internet

Quando contratamos um serviço de conexão à Internet, é preciso ficar atento à velocidade de upload, que equivale à quantidade de dados que é possível transferir do dispositivo para outro. Na maioria das vezes, ela é inferior à de download. Isso acontece porque, quando enviamos um arquivo para um site ou e-mail, é como se o computador precisasse “trabalhar” mais do que quando baixa algum conteúdo.

Esse problema só fica perceptível quando precisamos enviar um arquivo muito grande, pois dá a impressão de que o computador acaba ficando lento.

Taxa de Upload por conexão

Para você não sofrer com lentidões, é preciso entender mais sobre a taxa de upload da conexão com a internet. Ela costuma ser inferior à taxa de download, porém é tão importante quanto. Dependendo do equilíbrio entre as duas, a sua banda larga pode ficar mais lenta ou mais rápida.

Imagine que você está jogando uma partida online, mas com alguns “atrasos” no jogo. Isso significa que a taxa de upload da sua conexão está ruim. Para melhorá-la, é preciso entrar em contato com a empresa que você contratou de internet e pedir um ajuste no plano.

Taxa de Transferência de Dados

A taxa de transferência de dados informa o número médio de bits, caracteres ou blocos por unidade de tempo que passam entre equipamentos em um sistema de transmissão de dados. Quando a conexão não estiver como deveria, é pela taxa de transferência de dados que você descobrirá o problema e poderá questionar com o provedor da internet.

Para medir a velocidade da sua internet, procure no Google por “teste de velocidade internet”, escolha uma das opções que aparecem na busca e espere o teste ficar pronto. Recomendamos também o uso do site SpeedTest.

Ferramentas como o SpeedTest mostram a velocidade da sua internet (Reprodução/Thayna Cruz)
Ferramentas como o SpeedTest mostram a velocidade da sua internet (Reprodução/Thayna Cruz)

Fazer upload para nuvem, site ou servidor

Com o avanço da tecnologia e a facilidade de enviar arquivos, fazer upload se tornou bastante comum. É possível fazer upload de um arquivo grande pelo e-mail (Gmail), para um site ou para a nuvem - servidores remotos que ficam o tempo todo online, como o Google Drive.

O melhor de tudo isso é a facilidade de enviar um arquivo para onde e para quem você quiser e ter acesso a ele em qualquer lugar, com uma boa conexão. Além de poder compartilhar com outras pessoas sem maior esforço.

Leia também: