Zoom indica em Notebook

Placa de Vídeo para Notebook: quais são os melhores modelos da Nvidia em 2019?

Escolha a melhor placa de vídeo para seu notebook sem medo de não ter performance.

Placa de Vídeo
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes na hora de definir a performance de um computador, já que é responsável por toda a exibição de gráficos do aparelho. Por isso, se você não abre mão da portabilidade mas ainda precisa de um computador com boa performance gráfica em jogos, softwares de edição de fotos e vídeos, um notebook com placa de vídeo dedicada pode ser o que você precisa.

Agora, qual é a placa de vídeo ideal para o seu uso? Para te ajudar a escolher, preparamos este guia comparando os principais modelos de placa de vídeo no momento. Vem de Zoom e escolha a melhor placa de vídeo para notebook!

Linha GeForce MX

GeForce MX

A linha GeForce MX é exclusiva para dispositivos portáteis, como notebooks. Diferente das placas de vídeo dedicadas para PC, elas são focadas em economia de energia, e por isso tem um TDP (Thermal Design Power) mais baixo e aquecem menos.

Elas são encontradas em notebooks e ultrabooks mais finos, já que não precisam de um resfriamento ativo muito potente.

GeForce MX110

A GeForce MX110 é a porta de entrada para placas de vídeo Nvidia para notebooks. O modelo é uma remarcação da GeForce 920MX, com arquitetura Maxwell de 28 nanômetros, originalmente lançada em 2016. Ela também conta com 2GB de memória dedicada, que pode ser GDDR5 ou DDR3, dependendo do fabricante do notebook.

Com essas características, você pode esperar um desempenho básico, suficiente para acelerar alguns processos de edição de vídeo ou jogos bem leves, em resolução HD e em configurações baixas. Ainda assim, a Nvidia afirma que ela é 50% superior à unidade de vídeo integrada ao processador.

Características da placa de vídeo:

  • Arquitetura Maxwell (28nm)
  • Núcleos: 256
  • Memória dedicada: 2GB GDDR5 ou DDR3
  • Suporte à DirectX 12

GeForce MX130

A GeForce MX130 também é uma remarcação de uma placa de vídeo, a GeForce 940MX, e em desse modo é fabricada com a arquitetura Maxwell (28nm). A principal diferença em relação ao modelo anterior é que a GeForce MX130 ele vem com mais núcleos, e por isso dá conta de processos mais exigentes.

Um notebook com placa de vídeo GeForce MX130 pode ser uma boa opção para quem vai rodar programas  como Photoshop e AutoCAD, que não são tão exigentes quanto softwares de edição de vídeo ou modelagem 3D.

Em jogos, a GeForce MX130 pode rodar com bom desempenho games mais leves como FIFA e Overwatch, em qualidade Média.

Características da placa de vídeo:

  • Arquitetura Maxwell (28nm)
  • Núcleos: 384
  • Memória dedicada: 2GB GDDR5 ou DDR3
  • Suporte à Direct X 12

GeForce MX150

A GeForce MX150 é a mais potente entre as placas de vídeo dedicadas para notebooks da linha MX disponíveis aqui no Brasil. Por isso, ela é uma ótima opção para quem quer um notebook portátil e com bom custo/benefício, mas que seja capaz de rodar alguns games recentes em Full HD e programas de edição com bom desempenho.

Comparando especificações técnicas, a GeForce MX150 é 51% mais rápida em relação à GeForce MX130, graças à arquitetura Pascal, mais recente. Ela está disponível em duas versões, com 2GB ou 4GB de memória GDDR5.

Características da placa de vídeo:

  • Arquitetura Pascal (14nm)
  • Memória dedicada: 2GB ou 4GB GDDR5
  • Núcleos: 384
  • Suporte à Direct X 12

Linha GeForce GTX

GeForce GTX

Se você é um gamer ou um profissional que trabalha com edição de fotos e vídeos, os notebooks com placas de vídeo GeForce GTX são opções melhores.

Com performance mais próximos aos PCs tradicionais, esses modelos requerem um sistema de resfriamento mais potente, e por isso equipam notebooks mais espessos e com projetos especiais de ventilação, para evitar o superaquecimento das máquinas.

GeForce GTX 1050

A GeForce GTX 1050 é a placa de vídeo mais básica da linha GeForce GTX, e é indicada para quem procura um equilíbrio entre performance e preço. Ela é basicamente igual ao modelo encontrado em computadores, com uma pequena variação na velocidade do clock.

Por ser projetada de maneira diferente, o salto de performance é considerável em relação à linha GeForce MX. Em tarefas de edição de vídeo, a velocidade de renderização da GeForce GTX 1050 é de 30% a 40% superior à GeForce MX150. Em jogos, ela é capaz de rodar praticamente qualquer game recente em Full HD e uma boa taxa de quadros, o que garante uma boa experiência tanto em jogos mais leves, e-sports ou jogos single player.

Por outro lado, o preço também sofre um salto considerável. O notebook mais barato com a GeForce GTX 1050 pode ser cerca de R$1.000,00 mais caro do que o modelo mais barato com uma GeForce MX150.

Características da placa de vídeo:

  • Arquitetura Pascal (14nm)
  • Memória dedicada: 4GB GDDR5
  • Núcleos: 640
  • Compatível com G-Sync, Directx12

GeForce GTX 1050 Ti

A GeForce GTX 1050 Ti é a versão avançada da GTX 1050. A única diferença entre os dois modelos é que a GTX 1050 Ti têm mais núcleos CUDA, o que garante agilidade na hora de realizar tarefas de vídeo.

Na prática, isso se reflete em uma diferença de cerca de 13% nas taxas de quadros de games, o que pode ser o suficiente para dar um pouco de folga para a placa de vídeo em games mais exigentes.

Vale ficar atento: o desempenho desse modelo depende bastante do sistema de resfriamento do notebook, então preste atenção nas tecnologias de cada fabricante de notebook.

Características da placa de vídeo:

  • Arquitetura Pascal (14nm)
  • Núcleos: 768
  • Memória dedicada: 4GB GDDR5
  • Compatível com G-Sync, Directx12

GeForce GTX 1060

Apesar de não ser a placa de vídeo mais avançada nos PCs, a GTX 1060 é uma das melhores placas de vídeo para notebooks de alto desempenho. Essa placa de vídeo possui mais núcleos, mais VRAM e uma velocidade de clock mais alta que o modelo anterior.

A GeForce GTX 1060 pode ser encontrada nas versões mais avançadas de notebooks gamer como o Dell G7, Samsung Odyssey Z e Lenovo Legion Y730, que se destacam entre os melhores notebooks gamer no mercado brasileiro.

Características da placa de vídeo:

  • Arquitetura Pascal (16nm)
  • Núcleos: 1280
  • Memória dedicada: 6GB GDDR5
  • Compatível com G-Sync, Directx12, VR Ready

GeForce GTX 1070, GTX 1080 e GTX 1080 Ti

As placas de vídeo mais avançadas da linha GeForce GTX não são exclusivas de PCs, mas são muito menos populares aqui no Brasil. Isso porque, em geral, só são encontradas em notebooks com projetos customizados ou muito mais caros, com preço na casa dos 15 a 20 mil reais. Também é importante avisar que as placas de vídeo mais avançadas precisam de muito poder de resfriamento, e os notebooks precisam ser bem mais espessos, perdendo portabilidade.

Por esse motivo, recomendamos esses modelos apenas para profissionais que precisem de muita performance e também necessitem transportar o computador com certa frequência, já que o custo/benefício das máquinas é muito menor.

Linha GeForce RTX

A mais nova linha de placas de vídeo da Nvidia é a GeForce RTX, que está chegando aos poucos nos PCs gamer, e vêm equipadas com componentes focados em inteligência artificial e simulação de raios de luz.

Apesar de já existirem diversos notebooks com placas de vídeo RTX no exterior, os modelos ainda não são muito comuns no mercado brasileiro.

Confira ofertas de Notebooks com Placa de Vídeo Nvidia:

 

 

 

 

Leia também:

Mais sobre o /deumzoom:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook