Entenda antes de comprar em Notebook

Qual a memória RAM ideal para o seu notebook?

A quantidade ideal de memória para notebook garante tarefas sem travamentos.

Memória para notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A memória RAM (do inglês Random Access Memory) é a memória de curto prazo do seu notebook. Quando você abre um programa ou arquivo, o notebook precisa ter um espaço interno temporário para acessá-lo rapidamente.

Sendo assim, a memória RAM faz essa tarefa, ou seja, ela ajuda o programa a rodar, mas não salva as informações em definitivo como os HDs. Quanto mais memória RAM, mais rápido e mais programas e arquivos o computador consegue abrir ao mesmo tempo.

Para descobrir qual a memória para notebook ideal para suas tarefas, confira nossas dicas:

Memória RAM para notebooks mais básicos

Um notebook com até 3GB de memória RAM é indicado para navegação na Web e edição de textos e planilhas. Mas, por ser uma configuração mais básica, quando você deixa várias páginas de internet abertas, o notebook pode engasgar.

Notebooks com 2GB de RAM

Não é uma memória para rodar muitos programas ao mesmo tempo, assim como não é indicada para atividades mais pesadas, como jogos.

Mas essa memória tem algumas vantagens: como é mais simples, provavelmente não vai encarecer o custo final do notebook. Além disso, realiza bem as funções básicas, como leitura de e-mails e programas de comunicação instantânea (por exemplo, o Skype).

Então, se você usa o notebook apenas para tarefas leves, uma memória mais baixa pode ter a medida certa.

Notebook 4GB: a memória mais comum

Avançando um pouco, um notebook com 4GB de memória RAM já permite conteúdo multimídia, mas ainda mais básico, como vídeos e músicas.

Notebooks com 4GB de RAM

Essa memória para notebook é capaz de abrir algumas janelas de internet, sem tropeços. Você pode rodar vários programas, desde que eles sejam mais leves. Contudo, ainda não tem capacidade para atividades mais pesadas, como vídeos e games.

Uma das vantagens é que há muitos notebooks com essa quantidade de memória, o que pode facilitar na hora da escolha. Para uso no trabalho e no dia a dia, é uma memória que vai dar conta do recado.

Notebook 6GB permite tarefas mais avançadas

Agora começamos a falar de uma configuração mais robusta. Um notebook com 6GB de memória RAM possibilita a realização de tarefas avançadas e conteúdo multimídia em alta definição.

Notebooks com 6GB de RAM

Com uma memória com essa capacidade, você vai poder navegar pela internet, rodar programas ao mesmo tempo e também conseguir um uso avançado de multimídia, como vídeos e até certos jogos.

Toda essa performance, provavelmente, pode até encarecer o preço do notebook, mas vai além do "tradicional notebook com 4GB de RAM", ideal para quem precisa de uma máquina mais avançada, seja para assistir a vídeos em alta definição ou até para jogar,.

Memória RAM para games

Memória ideal para quem quer alto desempenho

Com notebooks com 8GB de memória RAM e até com mais potência, como no caso de um notebook com 16GB de memória RAM, você terá uma máquina poderosa para jogos avançados e edição de vídeos e fotos.

Notebooks com 8GB e 16GB de RAM

É uma memória para notebook que vai permitir desde a navegação pela internet até jogos de última geração e, por exemplo, programas de Engenharia ou outros programas voltados para uso profissional.

São notebooks com configuração mais potente: isso quer dizer que a memória RAM tem mais capacidade, mas outros itens também são mais avançados, como HD e processador.

Nem só a memória RAM é importante para seu notebook...

Para você não perder no desempenho, é importante ficar de olho na configuração geral, como processador e placa de vídeo, que também devem ser eficientes para que as tarefas sejam executadas com fluidez.

Agora que você já sabe as principais diferenças sobre  memória RAM para notebook, fica mais fácil escolher a capacidade mais indicada para suas atividades.

 

Leia também: Melhores notebooks custo/benefício

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook