Qual o tamanho de HD ideal para o seu notebook?

Saiba tudo o que você precisa para escolher o tamanho de HD para notebook ideal.

Qual o tamanho de HD ideal para o seu notebook?
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

O que é melhor, SSD ou HD? E de quanto espaço eu preciso, afinal? Se na hora de comprar um notebook novo, bateu aquela dúvida... Fique de olho nas nossas dicas!

Para começar, é preciso entender como são os discos. E se você não sabe nada mesmo sobre eles, lá vai: é em um HD para notebook que tudo fica armazenado, desde programas até as suas fotos e músicas.

Hoje em dia, a maioria dos notebooks vem equipado com um HD que varia de 320GB a 1TB, sendo mais comum encontrar notebooks com HD de 1TB. Já os Ultrabooks e alguns modelos de MacBook costumam vir com SSD de 128GB ou 256GB.

Veja preços de notebooks:

Qual a diferença entre HD e SSD?

Como já dissemos, eles podem ser de dois tipos, HD para notebook ou SSD. A sigla HD, em inglês, é Hard Drive, o que significa Disco Rígido. Já o SSD, ou Solid-State Drive, é conhecido por aqui como Disco de Estado Sólido.

O HD para notebook é mais antigo e já bastante conhecido. Ele é construído com partes móveis, ao contrário do SSD, que usa tecnologia mais recente. Mas o que importa mesmo é saber o que difere os dois na prática.

Um HD para notebook costuma ter tamanho maior, suportando mais arquivos, e os SSDs são mais velozes e resistentes fisicamente. Mas, no geral, as máquinas equipadas com SSD também contam com um HD.

E qual tamanho de HD de notebook é ideal?

Para saber mais ou menos de quanto espaço você precisa em um HD para notebook ou Ultrabook, é aquela velha história: depende de como você vai usar a máquina. Por exemplo, se você tem muitos arquivos e gosta de instalar diversos programas, opte por um notebook de 500GB ou mais.

Já quem usa o computador para trabalhar ou estudar, navegar na internet e outras tarefas mais leves, consegue sobreviver com um notebook de 256GB mais ou menos. Mas para facilitar ainda mais, fizemos uma tabela com os quatro tamanhos de HD mais comuns.

Tomamos como base alguns valores genéricos especificados abaixo (*). Sendo assim, eles podem variar.

Capacidade

Notebook com SSD de 128GB

Notebook com SSD de 256GB

Notebook com HD de 500GB

Notebook com HD de 1TB

FotosMais de 65 mil fotosMais de130 mil fotosMais de 250 mil fotosMais de 500 mil fotos
VídeosMais de 10 mil vídeosMais de20 mil vídeosMais de 50 mil vídeosMais de 100 mil vídeos
MúsicasMais de 40 mil músicas
Mais de80 mil músicas    
Mais de 170 mil músicas
Mais de 340 mil músicas
IndicaçõesMais rápidos e seguros, os SSDs são indicados para armazenar arquivos importantes e instalar programas como os de edição de imagens.Tamanho ideal para quem quer guardar arquivos como fotos e músicas e não vai instalar muitos programas.Espaço suficiente para armazenar até vídeos mais pesados e instalar programas que ocupam mais memória, como jogos mais elaborados.Tamanho de HD mais comum, é suficiente para a maioria dos usuários que trabalha com programas pesados e guarda fotos e vídeos em altíssima resolução.

* Métrica: 1 foto = 2MB, 1 vídeo = 10MB, 1 música = 3MB

Leia também: Melhores Notebooks do Momento