Samsung Book E30 lento? Dicas para deixar o notebook mais rápido

Notebook da Samsung tem bom custo-benefício, tela Full HD e acesso fácil para instalar SSD e memória RAM.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Deixar o notebook mais rápido pode ser a solução para quem não pode investir em um novo dispositivo. O Samsung Book E30 é um laptop básico que, além de ter bom custo-benefício, traz uma tela Full HD que só é encontrada em modelos mais caros. Pensando nisso, montamos esse guia para você, que comprou esse computador e quer deixar ele mais rápido ao mesmo tempo que aproveita o display de alta qualidade.

O dispositivo de entrada da Samsung conta com compartimentos de fácil acesso às memórias RAM e ao SSD que te ajudam a realizar upgrades sem maiores problemas. Confira, a seguir, algumas dicas de como deixar seu Book E30 mais rápido e veja o porquê realizar algumas atualizações em seu notebook.

Leia também: Como comprar SSD para notebook? Saiba escolher o melhor modelo

Samsung Book E30 possui bom custo-benefício (Foto: Divulgação/Samsung)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>
Samsung Book E30 possui bom custo-benefício (Foto: Divulgação/Samsung)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>

Por que escolhemos o Samsung Book E30?

Confira, a seguir, os pontos que fazem o Samsung Book E30 ser uma das melhores compras de notebook básico em 2020:

Tela Full HD

Um dos principais motivos para que o Samsung Book E30 fosse escolhido é a presença de uma tela com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Dentre os lançamentos de 2020 da empresa sul-coreana, o E30 é o único da linha Book que conta com esse display de alta qualidade, já que os outros dispositivos possuem apenas tela em HD (1366 x 768 pixels).

Essa especificação é importante para os usuários que desejam um notebook para acompanhar filmes e séries com boa qualidade de imagem. Além disso, os detalhes na tela serão mais nítidos, trazendo uma experiência de uso melhor para o consumidor.

Processador de última geração

Outra característica interessante presente no Book E30 é a presença de um processador de décima geração. Com um Intel Core i3 10110U, podemos o considerar como um notebook atualizado e que dificilmente vai engasgar em tarefas de produtividade, do dia a dia. Por conta disso, o consumidor não precisa se preocupar em possíveis quedas de desempenho do chip da Intel.

Entretanto, por se tratar de um processador Core i3, o dispositivo não é recomendado para programas mais exigentes, como editores de vídeo, jogos e ferramentas de design 3D.

Linha Book conta com compartimentos para facilitar upgrades (Foto: Divulgação/Samsung)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>
Linha Book conta com compartimentos para facilitar upgrades (Foto: Divulgação/Samsung)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>

Upgrade fácil

Para o processo de atualização do dispositivo ser feito com mais agilidade, a Samsung oferece em seus notebooks entradas de fácil acesso para quem deseja realizar um upgrade. Na parte de baixo do Book E30, existem dois compartimentos dedicados para SSD e memória RAM. Dessa forma, o usuário não precisa abrir todo o notebook para realizar o upgrade.

Bom custo-benefício

Com o aumento do preço médio dos notebooks em virtude da crise econômica, o Samsung Book E30 se manteve com bom custo-benefício. A razão disso faz relação com as especificações citadas anteriormente e também pela sua faixa de preço mais baixa do que o Essentials E30, que custa em torno de R$ 3 mil. Mais atualizado e o único nessa faixa de preço com tela Full HD, o Samsung Book E30 é uma das melhores opções atualmente.

Como deixar o Samsung Book E30 mais rápido

Dispositivo de entrada da Samsung possui design moderno (Foto: Divulgação/Samsung)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>
Dispositivo de entrada da Samsung possui design moderno (Foto: Divulgação/Samsung)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>

Instale um SSD

Uma das primeiras atitudes que o usuário precisa pensar em realizar é fazer a aquisição de um SSD. Esse tipo de armazenamento possui velocidade muito superior aos HDs tradicionais, dessa forma, instalar o seu sistema operacional em um SSD M.2 pode acelerar o desempenho geral do seu notebook.

Por se tratar de um sistema que utiliza memória flash - assim como pendrives e smartphones -, o SSD é capaz de gravar e ler os dados com maior velocidade, executando suas tarefas em um espaço menor de tempo. Além disso, esse tipo de armazenamento é mais silencioso, resistente à quedas e economiza mais energia do seu notebook.

Aumente a quantidade de memória RAM

Outra dica super importante para deixar seu notebook mais rápido é aumentar a quantidade de memória RAM. Ao comprar o Samsung Book E30, o usuário vai se deparar com apenas 4 GB de memória RAM, número que pode ser insuficiente para a realização de multitarefas já que grande parte dos softwares são bastante exigentes. Aumentar esse número significa melhores resultados no desempenho e também uma velocidade maior na execução das atividades.

Por isso, procure por pentes extras de memória RAM no mercado e busque aumentar de acordo com seu orçamento. Para se ter uma noção, pelo Book E30 possuir um processador de décima geração, ter um total de 8 GB de RAM deve ser suficiente para grande parte dos usuários.

Ainda não tem um Samsung Book E30?

Confira os melhores preços para o notebook no Zoom