Samsung Odyssey 2 é bom? Analisamos o notebook gamer com GTX 1650

Notebook mais básico da linha Odyssey 2 vem equipado com processador Intel Core i5 e GPU GTX 1650.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

A linha de notebooks gamer Samsung Odyssey 2 chegou ao mercado brasileiro em 2019 prometendo computadores poderosos, portáteis e com tecnologias que até então só eram encontradas em desktops. As máquinas substituem o Samsung Odyssey original, que foi lançado em 2017 e contava com processador Intel Core i5 e placa de vídeo Geforce GTX 1050.

Agora, a série Odyssey 2 é representada por três modelos com processadores Intel de nona geração: um com Core i5 e GTX 1650, outro com Core i7 e GTX 1650 e o mais poderoso de todos com Core i7 e RTX 2060. Neste artigo, veja a análise do notebook mais básico e confira se vale a pena comprar o Odyssey 2 mais barato.

Leia também: Os Melhores Notebooks para Comprar em 2020

Design

Carcaça tem estilo “gamer", mas é discreta ao mesmo tempo

O design do Odyssey 2 esbanja elegância e sofisticação por conta do acabamento em metal que reveste a parte externa e externa do aparelho. Existem linhas suaves com pouca profundidade na parte de trás da tela, que dão um visual mais original e moderno. O símbolo da linha Odyssey em prata garante ainda mais beleza ao aparelho. O teclado e a tela estão mais distantes por conta de um leve relevo localizado nas laterais do notebook.

O touch pad tem um estilização que imita mármore. Nos modelos de cor branca, o detalhe é mais visível, mas isso não significa que nas versões de cor preta a textura suma completamente. O notebook foi pensado para agradar aos usuários que não querem apenas um laptop comum nas mãos.

Notebook gamer Samsung Odyssey 2 tem visual elegante. (Foto: Divulgação/Samsung)

Tela

15,6 polegadas com resolução Full HD e tecnologia IPS

A tela do Odyssey 2 tem 15,6 polegadas e resolução Full HD. As tecnologias de antirreflexo e painel IPS estão presentes no display, o que torna a experiência de assistir a filmes e séries ou jogar muito mais agradável.

É possível ativar o recurso Odyssey Mode por meio de um software que já vem instalado no notebook. Com o programa, é possível definir os níveis de cores e pretos das imagens exibidas na tela, assim como mudar configurações de desempenho e qualidade do áudio.

Tela do Samsung Odyssey 2 tem 15,6 polegadas, resolução Full HD e tecnologia IPS. (Foto: Divulgação/Samsung)

Desempenho

Processador Intel Core i5 de nona geração, 8 GB de memória e GTX 1650 para rodar diversos jogos

O processador Intel Core i5 9300H de alto desempenho tem velocidade que vai de 2,4 GHz até 4,1 GHz e memória em cache de 8 MB. O chip é suficiente para rodar bem jogos mais simples e populares, como League of Legends (LoL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Fortnite. Em games mais complexos, como Borderlands 3 e Assassin’s Creed Odyssey, é possível que a taxa de quadros por segundo tenha muitas variações.

A memória RAM de 8 GB aparece como padrão nos notebooks gamer mais básicos. É recomendado aumentar para, no mínimo, 16 GB para garantir a longevidade do aparelho. A placa de vídeo 1650 com 4 GB de memória dedicada tem desempenho até 51% maior quando comparada à GTX 1050. Com isso, a GPU garante maior qualidade gráfica em games e edição de vídeos.

Armazenamento

O HD tem 1 TB, mas é recomendado instalar um SSD

O HD do Odyssey 2 tem capacidade de 1 TB no armazenamento. Ele tem velocidade de 5400 RPM, o que não garante muita velocidade na transferência de arquivos ou durante a abertura de programas. Por conta dos dois slots M.2 presentes no notebook, é possível instalar unidades de armazenamento em SSD e tirar ainda mais proveito do potencial do Odyssey 2.

Bateria

Notebook não dura muito tempo fora da tomada

Por ser um notebook gamer, é esperado que a bateria não dure muito tempo com o aparelho fora da tomada. Contudo, essa situação é agravada pelo alto consumo energético da placa de vídeo e do processador. É esperado que o computador aguente de três a quatro horas fora da alimentação de energia. Esse tempo pode aumentar ou diminuir dependendo do perfil em uso.

Recursos extras

Resfriamento potente e Odyssey Mode são diferenciais no notebook

Todos os modelos do Odyssey 2 contam com o sistema de resfriamento JetBlade, que garante melhor controle de temperatura dos componentes internos. O conjunto das ventoinhas, cinco heatpipes, Dual Cooling e um fluxo de ar potente proporcionam mais segurança e desempenho, pois eliminam o calor no momento de batalhas intensas ou movimentações bruscas.

Sistema de resfriamento do Samsung Odyssey 2 tem uma estrutura com ventoinhas laterais para dissipar o calor. (Foto: Divulgação/Samsung)

No quesito software, o Odyssey Mode disponibiliza diversos perfis de jogo ao alcance de um clique para melhorar a experiência do usuário. Há também o recurso Virtual Aim Point, que cria uma mira vermelha no centro da tela, ideal para ajudar na precisão em jogos de tiro (FPS).

O Game Display Mode é capaz de deixar o visual gráfico de sua tela adaptado conforme o tipo de jogo. Níveis de cores e saída passam a serem ativados para entregar uma alta qualidade gráfica em jogos do tipo FPS, AOS (MOBA), RTS ou RPG.

O Black Equalizer ajuda o jogador a modificar os níveis de preto de zero a 10 para localizar os inimigos em cenas escuras. A vantagem se dá pela possibilidade de iluminar regiões difíceis de visualizar.

Conclusão

Vale a pena comprar o Odyssey 2 no Brasil?

Alta performance gráfica, de processamento e de resfriamento são o trunfo do Odyssey 2. O conjunto de novidades desse notebook unido com a capacidade do hardware não te deixarão na mão nos momentos que precisam de um rendimento potente.

Se você quer investir em um dispositivo que entrega recursos compatíveis com um uso intenso para games ou tarefas profissionais, essa é uma boa escolha que tem benefícios em processamento e beleza gráfica. Contudo, é altamente recomendado instalar um SSD e aumentar a memória RAM do modelo mais básico.

Leia também: