Samsung Style S51 é bom? Análise do notebook ultrafino com i5

Modelo com Intel Core i5 e SSD de 256 GB traz bom custo-benefício para trabalhar com edição e design.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

O Samsung Style S51 é um notebook ultrafino, leve, pequeno e fácil de ser carregado em qualquer mochila. A ficha técnica do modelo NP730XBE-KP2BR é recomendada para pessoas que precisam de um computador que consiga rodar programas mais exigentes, como o Adobe Photoshop. A tela com muitas cores e o SSD presente no aparelho complementam o pacote de recursos ideais para editores.

A ausência de placa de vídeo dedicada, no entanto, faz com que o notebook não seja recomendado para edição de vídeos ou até mesmo execução de jogos. Para saber se vale a pena investir em um Samsung Style S51, confira a análise nas linhas a seguir do modelo. O artigo leva em consideração design, tela, desempenho, armazenamento e recursos extras.

Leia também: Melhor notebook com Intel Core i5 até R$ 2,5 mil: veja 5 modelos

Samsung Style S51 com Intel Core i5 oferece bom desempenho para editores. (Foto: Divulgação/Samsung)
Samsung Style S51 com Intel Core i5 oferece bom desempenho para editores. (Foto: Divulgação/Samsung)

Ficha técnica completa

Modelo analisado: NP730XBE-KP2BR

  • Tamanho da tela: 13,3 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD (1920 x 1080 pixels)
  • Processador: Intel Core i5 8265U de oitava geração
  • Velocidade do processador: 1,6 GHz até 3,9 GHz
  • Núcleos do processador: 2 núcleos
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: SSD de 256 GB
  • Slot M.2 para SSD: Sim
  • Placa de vídeo: Integrada
  • Bateria: 39 Wh
  • Portas USB: 1x USB-C ; 2x USB 3.0
  • Portas de vídeo: 1x saída HDMI
  • Portas de áudio: 1 combo com fone/microfone
  • Portas de rede: Não tem
  • Entrada para cartão SD: 1x leitor de cartão MicroSD
  • Conexões sem fio: Wi-Fi e Bluetooth v5.0
  • Teclado retroiluminado: Sim
  • Tela sensível ao toque: Não
  • Dimensões (LxPxA): 30.8 x 20.7 x 1.37 ~ 1.65 cm
  • Peso: 1,29 kg
  • Sistema operacional: Windows 10 Home

Design

Notebook tem bordas finas e design elegante

O estilo desse notebook é minimalista e moderno montado em metal na cor prata. Por mais que seja um laptop pequeno, a tela tem bordas finas que ajudam no aproveitamento do espaço. A superfície não é sensível a riscos e manchas, o que conserva a sua aparência se você precisa tirá-lo da mochila com frequência ou levá-lo para diferentes ambientes. O logo da Samsung na tampa se destaca por ser platinado.

O laptop tem visual ideal para ser usado em ambientes profissionais que precisam de mais discrição, ou seja, se você busca um notebook que não chame muita atenção, o Samsung Style S51 é uma boa opção de compra.

Samsung Style S51 tem design minimalista e moderno. (Foto: Divulgação/Samsung)
Samsung Style S51 tem design minimalista e moderno. (Foto: Divulgação/Samsung)

Tela

Com resolução Full HD, a tela de 13,3 polegadas entrega imagens de alta qualidade

A tela do Style S51 tem 13,3 polegadas e tem resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). O display conta com tecnologia PLS, que é parecida com a IPS, mas de propriedade da Samsung. O recurso permite que você veja imagens com melhor qualidade mesmo em ângulos de visão maiores. Se você trabalha com fotografia e edição de imagens, essa pode ser uma boa vantagem.

Desempenho

Processador Intel Core i5 e 8 GB de RAM para aguentar até tarefas mais exigentes

O processador é o Intel Core i5 da 8°geração, ideal para usuários que precisam de performance voltada para produtividade. Essa capacidade de processamento possibilita que você execute ações em editores de imagens, como o Adobe Illustrator e o Photoshop, sem travamentos. Também é possível editar vídeos simples, mas pode acontecer travamentos e lentidão por conta da ausência de uma placa de vídeo dedicada.

A memória RAM de 8 GB é suficiente para usar o notebook em diferentes situações. Você conseguirá abrir um bom número de programas e abas no navegador de Internet ao mesmo tempo sem muitos problemas. Só é preciso não exagerar, pois alguns aplicativos consomem bastante memória durante o uso. Vale mencionar que não é possível aumentar a quantidade de RAM do aparelho, já que o único pente é soldado na placa-mãe.

Com processador Intel Core i5 e 8 GB de memória RAM, o Style S51 é recomendado para usuários que precisam de boa performance. (Foto: Divulgação/Samsung)
Com processador Intel Core i5 e 8 GB de memória RAM, o Style S51 é recomendado para usuários que precisam de boa performance. (Foto: Divulgação/Samsung)

Armazenamento

SSD de 256 GB, mas sem HD

Esse modelo conta com um armazenamento em SSD de 256 GB do tipo M2. Isso garante bastante agilidade na hora de ligar o sistema e abrir aplicativos instalados no computador. O ponto negativo é o espaço livre limitado, já que não é possível instalar um HD maior no notebook. A solução pode ser usar recursos de armazenamento na nuvem ou discos externos.

Bateria

Autonomia de até sete horas em uso moderado

A bateria consegue um aproveitamento bom, pois o Samsung Style S51 não tem placa de vídeo e conta com um processador voltado para desempenho em dispositivos portáteis. Isso se traduz em menos consumo de energia. Você poderá usar o seu notebook por até seis ou sete horas com o brilho em 50%, caso utilize programas como o Office.

Recursos extras

Auto-falantes de qualidade e boa refrigeração

Os alto-falantes do Style S51 apresentam uma boa qualidade para reprodução de agudos e graves. Se você gosta de ouvir o volume mais alto, não vai encontrar distorções, o que é bom para curtir um filme, série ou clipe no YouTube. O ponto forte é a boa definição do áudio, que está localizado na região inferior do notebook, mesmo tendo um formato menor.

Modelos mais recentes do Samsung Style S51 contam com teclado retroiluminado. (Foto: Divulgação/Samsung)
Modelos mais recentes do Samsung Style S51 contam com teclado retroiluminado. (Foto: Divulgação/Samsung)

A refrigeração tem uma performance melhorada por causa dos quatro pequenos apoios do Style S51, desse modo, a saída para o ar quente, que está na parte inferior do notebook, consegue trazer eficácia para reduzir o aquecimento, que já é menor pela ausência da placa de vídeo dedicada.

Conclusão

Vale a pena comprar o Samsung Style S51?

O notebook é um dos mais baratos entre a categoria dos modelos ultrafinos, que também são conhecidos como "premium". Se você precisa criar e editar textos ou imagens, o Style S51 vai garantir uma experiência acima da média. Além disso, o design e a performance tem um nível que compete com o MacBook Air, o ZenBook 14 e o Lenovo Yoga S740.

Se você precisa de um notebook leve e discreto e não pretende realizar melhoramentos na parte interna do aparelho, o Style S51 é uma boa opção de compra entre os notebooks ultrafinos.

Encontre as melhores ofertas para notebooks da linha Style S51 da Samsung no Zoom!

Leia também: