Imagem vista de cima com notebook com tela preta e homem mexendo em papéis

Tela preta no PC ou notebook? Veja possíveis soluções

A tela preta no PC ou notebook é um problema mais comum do que você imagina. Confira possíveis soluções para isso!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Todo equipamento está sujeito a problemas técnicos. A tela preta no PC ou notebook, por exemplo, é mais comum do que se imagina. Mesmo assim, não há motivo para pânico: em muitos casos, o problema pode ser resolvido de maneira fácil e rápida.

Neste artigo, você vai ver possíveis soluções rápidas e fáceis para tela preta no PC ou notebook. Também temos artigos que te ajudam caso o seu PC liga mas não dá imagem ou quando o notebook não liga.

Tela preta no PC ou notebook durante instalação ou atualização

Monitor e teclado pretos em cima de mesa branca
Confira o que fazer se acontecer tela preta no PC ou notebook durante instalação ou atualização (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Se der tela preta no PC ou notebook durante a instalação ou atualização de um programa, mantenha a calma. Aguarde até a finalização do processo e reinicie a máquina. A reinicialização deve resolver a situação.

Caso o problema persista, tente desconectar todos os periféricos da máquina, principalmente o monitor. Reconecte e avalie se a tela não está mais preta.

Problemas em componentes

Não são raras as ocasiões em que aconteça a tela preta no PC ou notebook por conta de problemas em componentes. Para identificar se há algum problema em um componente específico, veja os exemplos a seguir.

Placa de vídeo

Pessoa segura placa de vídeo
Veja como identificar problemas na sua placa de video que geram a tela preta no PC ou notebook (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Em raras ocasiões, o problema da tela preta no PC ou notebook pode ser uma falha da placa de vídeo.

Para testar se a sua placa de vídeo está funcionando normalmente, tente ligá-la a um outro monitor. Se der imagem, talvez seja problema no próprio monitor ou até no cabo de conexão.

Mas, caso você perceba alguns fragmentos na imagem, falhas ou imperfeições, vale a pena levar seu setup para um técnico fazer testes mais refinados.

Grande parte dos problemas de placa de vídeo estão relacionados a acidentes como quedas bruscas de energia e até o uso em excesso, que eleva a temperatura do componente e pode danificá-lo.

Caso você esteja a procura de uma nova placa de video, temos listas especiais onde selecionamos os melhores modelos. Confira alguns produtos:

Confira mais opções na nossa lista com as melhores placas de vídeo de 2021 ou entre as melhores placas de vídeo da NVIDIA em 2021.

Confira mais opções na nossa lista com as melhores placas de vídeo AMD em 2021

Monitor

Monitor e teclado pretos em fundo azul
Confira como identificar problemas no monitor se a tela ficar preta no seu PC ou notebook (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Um problema mais comum e fácil de identificar é alguma falha no monitor. Se a tela preta no PC ou notebook persistir, tente trocar o monitor e testá-lo em outra máquina. Assim como no exemplo da placa de vídeo, caso o seu computador ou notebook esteja ok, com um monitor diferente ele provavelmente não terá problemas.

Ao mesmo tempo em que, se seu monitor for instalado em outro PC ou notebook que esteja funcionando perfeitamente, ele deverá apresentar as mesmas falhas e até a tela preta.

Se isso acontecer, leve o equipamento em um técnico para ver se o conserto vale a pena. Geralmente, o conserto acaba sendo inviável pelo custo elevado, quase chegando ao preço de um novo monitor.

Se você está pensando em comprar um novo monitor, nossas listas podem te ajudar. Veja agora algumas opções de monitores:

  • Monitor IPS 29" LG Full HD 29WK600-W

Veja também outras opções na nossa lista com os melhores monitores para notebook em 2021

  • Monitor LED 18,5" AOC E970SWHNL

Veja também outras opções na nossa lista com os melhores monitores para PC em 2021

  • Monitor LED 22" Samsung Full HD LS22F350

Veja também outras opções na nossa lista com os melhores monitores baratos em 2021.

Estes são alguns casos em que a tela preta no PC ou notebook podem ser identificados de maneira fácil e rápida até mesmo pelo usuário com menos conhecimentos técnicos. Caso você faça os testes que indicamos e mesmo assim o problema persista, não hesite em levar seu equipamento para um técnico em informática.