Zoom indica em Notebook

Tudo sobre o Windows 8

Saiba como aproveitar o Windows 8, o sistema operacional da Microsoft.

Windows 8
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Depois do imenso sucesso dos notebooks com Windows 7, a Microsoft finalmente pensou nos dispositivos móveis e resolveu entrar de vez na disputa com Apple e Samsung. 

Preços | Notebooks Windows 8

Quando chegou, o Windows 8 apresentou grandes destaques. Uma das novidades foi que esse sistema operacional acrescentou, em alguns dos seus modelos de notebooks, novos gestos baseados em toques, que podem ser encontrados em modelos de notebook touchscreen. Sendo assim, como diferencial, ele apostou também nos tablets, além de um design que mudou a forma como os aplicativos devem parecer e se comportar na sua interface.

Você pode encontrar esse sistema operacional em um notebook Windows 8, em um computador Windows 8 e também em um tablet Windows.

Aqui no Zoom você vai ficar por dentro desse sistema operacional e conhecer as suas vantagens:

Diferenças entre Windows 8 e Windows 7

A primeira grande diferença entre o Windows 8 e sua versão anterior é a presença de gestos, nos modelos que contam com a tecnologia touch, o que pode tornar o Windows 8, à primeira vista, um pouco cansativo, já que, até então, as pessoas estavam acostumadas a usar um notebook ou um computador sem touchscreen.

Mas, aqui vai uma vantagem: o que vemos é que foi implementado o suporte a gestos no trackpad, o que tornou a experiência muito melhor. Graças a esta função, o sistema se mostrou mais navegável, menos propício à realização de ações inadvertidamente e, no geral, mais fácil de usar.

Ao usar o trackpad de um notebook Windows 8, você perceberá a evolução realizada com esse sistema operacional. De maneira muito intuitiva, se você mover seus dedos para o lado esquerdo alternará entre os diferentes aplicativos, deslizando para a direita você chama o menu de Charms. O menu de opções se encontra com o arrastar de baixo para cima. Dentro dos programas os gestos também funcionam, como por exemplo, o gesto de pinça no trackpad revela o zoom e etc.

Como é a interface do Windows 8?

No campo da interface, o Windows 8 também apresenta muitas melhorias. Além de um visual mais elegante e organizado, tudo foi pensado para se tornar mais acessível. Quando se quer rolar uma página não é mais necessário rolar a roda do mouse até chegar lá, agora existem gestos (nos modelos com tecnologia touch) que permitem pular grandes porções de conteúdo.

O desktop como um todo foi bem melhorado: ele usa menos recursos do computador quando em segundo plano, além de funcionar de maneiras mais ligeira e dinâmica. O menu Iniciar, para dar um exemplo, sai da sua frente mais rapidamente, facilitando o acesso a barra de tarefas.

Um dos principais destaques são os aplicativos da Microsoft que vêm com ele. Fizemos uma pequena lista dos principais: o app de e-mail traz uma maneira organizada e elegante para arrumar a sua caixa de entrada, além de manter vários compartimentos para que você tenha mais facilidade em encontrar os anexos enviados para você.

Para os fãs de esportes, esse sitema operacional traz um aplicativo que lhe permite adicionar os seus times favoritos e acompanhar o andamento dos seus jogadores, as notícias, placares e jogos. Falando em notícias, existe o aplicativo "News", em que você pode reunir centenas delas para sua leitura. É possível personalizar as suas fontes e seguir apenas as histórias ou tópicos que desejar.

Além dos aplicativos básicos, a Microsoft também apresenta todos os apps que você espera das outras companhias, como o Skype, Wordpress, entre outros, todos eles tirando vantagem da habilidade do Windows 8 de compartilhar dados entre os diferentes aplicativos. Com o sistema, uma foto mostrada no News pode ser imediatamente compartilhada com qualquer outro aplicativos, sem nunca precisar ser baixada para o seu computador.

Windows 8.1: a atualização do Windows 8

Alguns produtos já contam com a versão atualizada, a Windows 8.1. Com essa atualização, você pode personalizar ainda mais, para deixar o produto com a sua cara.

Uma das maiores críticas feitas ao Windows 8, desde o seu surgimento, foi a ausência do menu Iniciar. Agora, com a versão 8.1, a Microsoft voltou com o botão Inicial. Mas atenção: o botão não trouxe de volta o menu tradicional do Windows, ele simplesmente mostra a tela inicial.

Um ponto positivo do Windows 8.1 foi a renovação da ferramenta de busca. Essa ferramenta é capaz de pesquisar em arquivos, na internet e também nas contas do SkyDrive, o armazenamento em nuvem da Microsoft.

E quando o assunto é personalizar, você vai poder deixar a tela inicial com o seu jeito, ao escolher diferentes cores e imagens da sua galeria para serem usadas como imagens de fundo. No Windows 8, você já podia usar a tela dividida em dois para visualizar diferentes aplicativos. Agora, você pode continuar a ver dois aplicativos, mas no tamanho que quiser. Se quiser dar destaque a apenas um app, basta deixar ele em um espaço maior na tela, enquanto o outro continua visível, porém mais discreto.

Com essas atualizações, já deu para perceber que o sistema operacional da Microsoft não para de inovar. Aproveite que aqui no Zoom tem vários produtos com esse sistema, seja notebooks, tablets ou computadores. Assim você pode comparar preços e escolher um modelo na medida certa para suas tarefas.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook