Como abrir guia anônima? Saiba como usar e os prós e contras da função

Aprenda a navegar na internet com privacidade e protegendo seus dados de forma simultânea

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Muitas situações podem pedir um pouco mais de privacidade ao navegar na internet, mas nem todos os usuários sabem como abrir guia anônima no seu computador. Essa ferramenta foi desenvolvida para facilitar o dia a dia de pessoas que não querem deixar seus dados registrados e pode ser útil em diversas ocasiões.

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre esse recurso, e aprender como ativá-lo em diferentes navegadores. Então, se você ainda não sabe como abrir guia anônima, confira o tutorial que nós preparamos para te ajudar, com dicas práticas e simples para navegar com privacidade!

O que é guia anônima?

A guia anônima é essencial para garantir privacidade em computador não tão confiáveis (Foto: Shutterstock)
A guia anônima é essencial para garantir privacidade em computador não tão confiáveis (Foto: Shutterstock)

A guia anônima é um recurso que permite a navegação online sem o armazenamento de dados sobre as atividades. Com ela, o usuário pode mexer na internet sem se preocupar com os registros das suas informações, navegando, de fato, como uma pessoa “anônima”.

Durante nossas atividades virtuais, é comum que os navegadores guardem determinados dados, como forma de otimizar o acesso posteriormente. Por exemplo, ao registrar sites visitados com frequência, o sistema poderá completar o endereço automaticamente no futuro, facilitando a navegação do usuário.

No entanto, ao utilizar recursos que impeçam esse armazenamento, como abrir guia anônima, os mecanismos não irão salvar essas informações, deixando-as de fora do histórico.

Além disso, as guias anônimas também deixam de salvar dados como:

  • logins e senhas;
  • formulários
  • preferências de navegação (como tela em modo escuro, ou tamanho das letras);
  • cookies.

A janela anônima costuma ser identificada pelo fundo escuro, com um ícone estilizado de “espião”, indicando o modo de navegação privado.

Por que usar guia anônima?

Aprender a como abrir guia anônima pode garantir uma navegação muito mais segura (Foto: Shutterstock)
Aprender a como abrir guia anônima pode garantir uma navegação muito mais segura (Foto: Shutterstock)

Existem diversos motivos para usar uma guia anônima durante a sua navegação. Uma vez que esse modo não possibilita o armazenamento de dados pessoais, pode ser uma alternativa interessante para pessoas que compartilham um dispositivo. Ou, ainda, para realizar uma navegação segura em redes públicas sem precisar se preocupar em apagar o histórico após o uso.

Além disso, o uso da guia anônima pode ser uma facilidade no dia a dia, caso você não deseje deixar alguma informação salva. Por exemplo, ao realizar o login em um site específico uma única vez, ou apenas para fazer uma pesquisa pontual, sem intenção de registrar no histórico.

Uma vez que os navegadores salvam diversos dados das suas atividades, sugestões de endereços ou complementos automáticos podem se tornar uma inconveniência. Assim, aprender como abrir guia anônima pode ser útil para uma navegação privada e prática.

A guia anônima é realmente anônima?

Por outro lado, antes de você saber como abrir guia anônima, é importante ressaltar que esse recurso não garante o seu anonimato completo na web.

Isso porque o modo privado impede o armazenamento de apenas alguns dados, como logins, senhas e registro de endereços no histórico.

No entanto, existem outros componentes que continuam ativos durante sua navegação, como o endereço IP da máquina.

Nesse caso, outras pessoas podem rastrear as suas atividades, como a sua provedora de internet, por exemplo, por meio das informações salvas no seu roteador, que aliás é um produto essencial para uma melhor navegação na internet. Este é um dos melhores modelos custo-benefício que temos por aqui, por exemplo:

Porém, se quiser pesquisar melhor, você pode navegar por nossas listas:

Voltando ao tema de como criar guia anônima, é bom lembrar que redes públicas como escolas ou corporações também possuem um servidor centralizado, e, mesmo com a guia anônima, o monitoramento ainda registra o tráfego do navegador.

Ainda, mesmo ao abrir o modo privado, os sites ainda conseguem rastrear suas preferências, usando-as para exibir anúncios personalizados.

Por isso, é importante se atentar para quais endereços você acessa, mesmo durante a navegação anônima, pois ainda pode estar sendo monitorado.

Como abrir guia anônima nos principais navegadores

Agora, depois de tomar as devidas precauções, chegou o momento de aprender como abrir guia anônima nos principais navegadores.

Dessa forma, você poderá utilizar esse recurso de forma prática, em qualquer dispositivo. Confira:

Como abrir guia anônima no Google Chrome

O Google Chrome é um dos navegadores mais populares atualmente, e permite o uso da guia anônima em apenas alguns passos.

Basta acessar o menu superior, com três pontinhos, e clicar em “Nova janela anônima”.

undefined
Tela de como abrir guia anônima pelo Chrome (Foto: Reprodução)
undefined
Guia anônima do Chrome é sempre indicada pela tela preta (Foto: Reprodução)

Além disso, também é possível abrir uma guia anônima no Chrome por meio do atalho das teclas CTRL+SHIFT+N, para Windows, e ⌘+SHIFT+N para Mac.

Como abrir guia anônima no Opera

Para abrir o modo de navegação privada no navegador Opera, acesse o menu no canto superior esquerdo e clique em “Nova janela privada”.

undefined
Veja como abrir guia anônima no Opera (Foto: Reprodução)
undefined
Entre na guia anônima do Opera (Foto: Reprodução)

Ainda, os atalhos do teclado são CTRL+SHIFT+N, para Windows, e ⌘+SHIFT+N para Mac.

Como abrir guia anônima no Firefox

Enquanto isso, para abrir uma guia anônima no navegador Firefox, basta acessar o menu superior, localizado pelos três riscos, e selecionar “Nova janela privativa”.

undefined
Como abrir guia anônima pelo Firefox pode ser uma boa alternativa para navegar com segurança (Foto: Reprodução)
undefined
G uia anônima pelo Firefox (Foto: Reprodução)

O atalho do teclado é CTRL+SHIFT+P para Windows, e ⌘+SHIFT+P para Mac.

Como abrir guia anônima no Safari

Para usuários do Safari, o modo privado está disponível no menu superior, por meio da opção “Navegação privada”.

undefined
Mesmo com toda a proteção, abrir guia anônima no Safari pode ajudar a ter segurança extra (Foto: Shutterstock)

No entanto, as configurações do Safari são um pouco diferentes. O navegador não irá abrir uma nova janela, apenas identificar a guia anônima na barra de endereços.

undefined
Aparecerá um ícone de "privado" no Safari (Foto: Reprodução)

Como abrir guia anônima no Microsoft Edge

Usuários do Microsoft Edge podem acessar o modo privativo selecionando o menu superior direito, por meio da opção “Nova Janela InPrivate”.

undefined
Selecione a opção de janela InPrivate (Foto: Reprodução)
undefined
Navegação InPrivate do Microsoft Edge (Foto: Reprodução)

Para quem prefere utilizar os atalhos do teclado, as teclas são CTRL+SHIFT+P para Windows, e ⌘+SHIFT+P para Mac.

Como abrir guia anônima no Internet Explorer

Por fim, se você ainda utiliza o Internet Explorer, pode abrir uma guia anônima acessando o menu superior direito, na aba “Segurança”. Em seguida, acesse “Navegação InPrivate”.

undefined
Veja como abrir aba anônima no Internet Explorer (Foto: Reprodução)
undefined
Janela InPrivate do Internet Explorer (Foto: Reprodução)

No entanto, o Internet Explorer irá encerrar suas atividades em julho de 2022, deixando de receber suporte da Microsoft, e, com isso, ficará ultrapassado.

Assim, se você tem preferência por esse sistema, pode substituí-lo pelo navegador Microsoft Edge, que apresenta as mesmas funcionalidades, inclusive guia anônima.

Onde eu posso usar a guia anônima?

O recurso de navegação privada está disponível em todos os navegadores desktop e para dispositivos móveis.

Ou seja, é possível utilizar esse recurso no seu PC, notebook ou celular, mantendo a privacidade das suas informações em todas as plataformas.

Basta identificar o sistema e localizar o menu para aproveitar todas as vantagens que a guia anônima pode proporcionar!