Logo Zoom
Logo Zoom

Como saber se um jogo roda no meu PC? Bem, você deve saber quais os requisitos que o sistema deve ter para rodar o jogo desejado e então checar se sua máquina se encaixa nesses requisitos. Neste texto, daremos indicações de como fazer essas coisas.

Pelo "Can You Run It?"

O "Can You Run It?" é uma das dicas que respondem a dúvida como saber se um jogo roda no meu PC (Foto: Reprodução)

Existem formas práticas de saber se um jogo roda no seu computador. Uma delas é pelo site "Can You Run It?", que é gratuito e faz uma análise automática do sistema para informar se o jogo desejado pode ser rodado na sua máquina.

Nele, após acessar o site, você preenche uma caixa de texto com o nome do jogo, confirmando o nome dado ao clicar no botão com a pergunta "Can You Run It?". Em seguida, você escolhe a opção ”Desktop App” e clica em “Start”.

Uma tela de download automático da aplicação "Detection" será aberta e em poucos segundos o programa fará uma varredura do computador, descobrindo quais as características de hardware e sistema. Quando isso acabar, volte ao navegador e lá estará o resultado.

O "Can You Run It?" é uma forma rápida e prática de saber se um jogo roda no seu PC (Foto: Shutterstock)

A aba "Minimum" indica os requisitos mínimos para rodar o jogo em comparação com as características do seu dispositivo. Já em "Recommended" é possível ver quais os possíveis ajustes recomendados para que o jogo rode.

O "Can You Run It?" também oferece a opção de no início selecionar "View Requirements". A partir daí, você pode conferir as especificações mínimas para rodar o jogo e checar manualmente se sua máquina bate com elas. É um recurso indicado para quem já sabe as características do seu computador.

Confira você mesmo!

Se você prefere checar manualmente se seu computador bate com o jogo que quer jogar, precisa saber quais os requisitos para rodar o game e quais as principais características de hardware e sistema do seu aparelho.

Para ver quais as especificações do jogo, você pode ir até o site do fabricante e olhar quais os requisitos mínimos do sistema necessários para determinado game. Nesta lista você encontra informações como se o jogo roda em 32 bits ou 64 bits, qual processador necessário, sistema operacional, memória RAM, placa de som e de vídeo, espaço no disco rígido etc. Após olhar as exigências do jogo, você deve checar o seu computador.

Saber como checar você mesmo se um jogo roda no seu PC também é uma forma de conhecer mais sobre sua máquina e ter mais independência em relação a ela (Foto: Shutterstock)

É possível saber qual o modelo do seu dispositivo através de uma análise de sistema, por exemplo, no caso do Windows. É só ir na busca de arquivos e procurar por "msinfo32", sem aspas, e clicar em "Informações do Sistema". Na tela que abrir será possível ver a fabricante e o modelo do aparelho. Para mais formas de fazer isso, especificamente do notebook, confira nossa lista de jeitos de saber o modelo do seu aparelho.

Para saber as configurações do seu computador, cada sistema operacional exige um passo a passo diferente. Por isso, montamos um tutorial para ver as configurações de sistema em diferentes sistemas operacionais, do Windows 7 até o macOS.

Há uma característica mais específica que é bem importante: a placa-mãe da sua máquina. Por isso, também temos um tutorial de como saber o modelo da sua placa-mãe.

Aproveite que está aqui e veja algumas ofertas de produtos para incrementar sua experiência gamer!

Veja as melhores ofertas de mousepad!

  • Mouse profissional USB Cobra da Redragon
  • Headset com microfone Knup KP-359
  • Mouse gamer óptico
  • Headset com microfone Microsoft Lifechat

Teste de desempenho no FurMark

O FurMark teste o desempenho gráfico do seu computador (Foto: Reprodução)


Com os gráficos cada vez mais avançados nos games atuais, uma boa placa de vídeo no computador é essencial. Então, outra forma de saber se seu aparelho aguenta um jogo é fazendo um teste de desempenho gráfico.

Para isso, você pode fazer o download do FurMark. Esse programa gratuito força o hardware e oferece a possibilidade de personalizar as configurações. Através dele, o usuário pode monitorar a temperatura do computador ao ser usado de forma extrema e conferir se ele consegue ficar mais de meia hora sendo "forçado" continuamente, sem travamentos, e avaliar se é possível ou não rodar determinados jogos nele.