Logo Zoom
Logo Zoom

Os computadores de mesa, mesmo não tão práticos como os notebooks, sempre foram muito populares entre os usuários que precisam de um desempenho consistentemente bom e de um uso mais versátil. Não importando se você queira usá-lo para trabalhar, estudar, jogar, ou realizar tarefas simples de lazer. Felizmente, por não terem o luxo da portabilidade, é possível encontrar computadores de mesa por preços acessíveis e com configurações relativamente poderosas com certa facilidade.

Fora isso, muitos dos computadores desktop também podem ser customizados após a compra, o que garante que você possa mudar suas peças caso haja algum problema ou simplesmente para ter um aprimoramento. Esse mero detalhe faz com que esse tipo de PC tenha um ciclo de vida maior, fazendo seu investimento valer bastante a pena no longo prazo.

Com isso em mente, temos certeza que você está curioso para saber quais os melhores computadores de mesa que pode comprar em 2022, então dá só uma olhada na nossa lista para conferir as opções mais interessantes deste ano!

Computadores: preço

O computador de mesa pode ser bem versátil em seu uso (Foto: Pexels/Reprodução)

Antes de partir para a nossa lista com os melhores computadores de mesa de 2022, vale falar um pouco dos fatores que podem influenciar no preço de um PC atualmente. Até para você ter noção do motivo pelo qual certos modelos parecem custar tão caro.

Para começar, o tipo de PC que está pensando em adquirir já tem muito a ver com o seu preço. Um modelo All in One com Windows costuma ser mais barato por oferecer peças mais básicas, enquanto um notebook costuma ser caro mesmo se não for poderoso pelo simples motivo de ser portátil.

Fora isso, algumas peças específicas de um PC de mesa podem encarecer o produto final, o que inclui a placa de vídeo dedicada, a quantidade e a velocidade da memória RAM e se há um SSD em vez de um HD. No caso do SSD e memória RAM, os preços dos modelos mais recentes são sempre mais elevados, enquanto a questão das placas de vídeo é meio diferente, já que o aumento no preço aconteceu pela alta demanda desses produtos ao mesmo tempo que a produção de chips diminuiu por causa do covid-19.

Por isso, é normal que os preços de computadores de mesa atuais sejam bem mais altos do que estávamos acostumados a ver há alguns anos. Felizmente, é possível encontrar modelos de um bom custo-benefício, seja um All in One ou um PC de mesa convencional.

Dell All in One Inspiron 5400

Uma das maiores preocupações de quem pensa em comprar um computador de mesa é saber que é preciso adquirir outros periféricos. Isso é parcialmente resolvido com um modelo All in One, que é sempre composto de uma peça única que une o computador e o monitor. Só que o Inspiron 5400 vai além disso e inclui um mouse e teclado no pacote, te deixando mais do que pronto para aproveitar a máquina nova sem ter que pensar em comprar outras peças separadamente.

Esse computador Dell ainda vem equipado com o processador Intel Core i5 1135G7 de 11° geração, 8GB de RAM, 256GB de armazenamento em SSD e o Windows 11 instalado de fábrica. Fora isso, não dá para deixar de mencionar que a tela de 23,8 polegadas é Full HD e que há múltiplas entradas para USB convencional, USB-C, HDMI, áudio e até para leitor de cartões SD.

Seu preço é bem razoável considerando o que ele oferece e seu desempenho deve agradar aqueles que necessitam de um computador de mesa para trabalhar, estudar ou até mesmo para momentos de lazer. É claro que por ter apenas uma placa de vídeo integrada, não dá para esperar que ele seja capaz de rodar jogos ou softwares mais exigentes. Se sentir falta de um pouco de espaço de armazenamento, recomendamos que encontre um bom HD externo ou Pen Drive para suprir esse problema.

Por que esse computador de mesa vale a pena?

  • Ótimo custo-benefício, considerando que além do PC e monitor, você terá acesso a um teclado e mouse.
  • Já conta com um processador de nova geração e o Windows 11 instalado.
  • O SSD é uma grande vantagem que deixará o seu uso do PC mais rápido.

Dell All in One Inspiron 5400-M30S

Já o Dell All in One Inspiron 5400-M30S é, essencialmente, uma versão mais poderosa do computador de mesa que vimos acima. Nas similaridades, ele conta com a tela de 23,8 polegadas Full HD, uma placa de vídeo integrada, o Windows 11 instalado com seu sistema operacional, entradas para USB, HDMI, Ethernet, áudio e cartões SD, além de exatamente o mesmo conjunto de teclado e mouse incluso no pacote.

Nas melhorias, esse modelo possui um processador Intel Core i7 1165G7 de 11° geração, 16GB de RAM e 512GB de armazenamento em SSD. A diferença de preço em comparação com o Inspiron 5400 padrão não é tão grande, o que torna esse computador bem mais interessante para quem procura um desempenho ainda melhor para tarefas mais pesadas ou para quem quer garantir que o seu PC tenha poder suficiente para continuar sendo útil no longo prazo.

Por que esse computador de mesa vale a pena?

  • Seu custo-benefício é ainda mais interessante caso você possa gastar uma quantia maior.
  • O processador i7 de 11°geração e os 16GB de RAM são uma ótima combinação para garantir que o PC continue a ter um bom desempenho por mais tempo.
  • O SSD de 512GB garante que você não ficará sem espaço de armazenamento tão rápido.

Concórdia Core i5 9400F

Para quem tem interesse em ter um PC Gamer para jogar além de trabalhar e estudar, o Concórdia é um dos modelos mais apropriados da nossa lista. Além de configurações poderosas, ele ainda vem com um monitor curvo de 23,8 polegadas Full HD, mesmo não sendo um All in One como os outros dois que apresentamos anteriormente.

Esse desktop conta com o processador Intel Core i5 9400, 16GB de RAM, a placa de vídeo NVIDIA GTX 1650, 1TB de HD e 120GB de armazenamento em SSD. Além de diversas entradas para USB, áudio, Ethernet e HDMI, é preciso dizer que ele é compatível com Wi-Fi, algo que nem sempre está presente com computadores de mesa.

Embora a placa de vídeo e o processador não sejam tão poderosos, você ainda vai conseguir jogar a maioria dos games atuais e usar softwares mais pesados sem problemas. No geral, é bem incrível que esse modelo consiga oferecer tudo isso e ainda incluir um monitor a um custo bem acessível.

Além disso, com um PC gamer barato desses em mãos, você consegue facilmente realizar aprimoramentos com peças melhores no futuro, o que o torna muito bom para quem quer uma máquina que dure por muitos anos e que seja altamente customizável.

Por que esse computador de mesa vale a pena?

  • Possui uma placa de vídeo dedicada, algo perfeito para jogos e softwares exigentes.
  • É possível trocar qualquer uma de suas peças, garantindo a possibilidade de aprimoramentos no longo prazo.
  • Já vem com um monitor curvo de 23,8 polegadas e Full HD incluso na compra.

Mac Mini MGNT3BZ M1

Até agora, falamos sobre diversos modelos que possuem o Windows como sistema operacional, mas também há opções bem interessantes para quem prefere usar o ecossistema da Apple. Neste caso, o Mac Mini acaba sendo um dos modelos mais acessíveis para os que procuram um computador de mesa da empresa.

O modelo Mac Mini MGNT3BZ M1 é bem recente e conta com o processador Apple M1, uma placa de vídeo integrada, 8GB de RAM, 512GB de armazenamento em SSD e diversas entradas para USB, Thunderbolt, HDMI, Ethernet e áudio.

Sua maior vantagem é o fato dele ser tão compacto e leve, já que você pode levá-lo para qualquer lugar da mesma forma que faria com um notebook, com a diferença de que necessitaria de um monitor, mouse e teclado no lugar que estiver para usá-lo de forma apropriada.

Apesar das especificações não serem tão impressionantes, o Mac Mini consegue lidar com os softwares disponíveis para os computadores da Apple sem qualquer problema, mesmo aqueles que são mais pesados. Também é possível rodar certos jogos recentes com ele, mas vale lembrar que há uma grande diferença na quantidade de jogos disponíveis para o Mac em relação ao PC.

Por que esse computador de mesa vale a pena?

  • É um dos modelos mais acessíveis para quem quer um Mac.
  • Pode ser levado facilmente em uma mochila para qualquer lugar.
  • Possui uma ótima performance tanto para softwares como para certos jogos menos exigentes.

Dell XPS 8940-A50

Quem já pesquisou por notebooks premium antes já deve ter se deparado com o famoso Dell XPS, um dos melhores do mercado há anos. Só que muita gente não sabe que essa linha conta com computadores de mesa que também são muito poderosos e perfeitos para quem procura uma performance alta e um excelente custo-benefício.

O Dell XPS 8940-A50 é um desktop bem impressionante, que conta com um processador Intel Core i7 10700 de 10° geração, 16GB de RAM, uma placa de vídeo RTX 3060, um HD com 1TB e um SSD com 256GB de armazenamento. Ele também vem com o Windows 11 instalado e oferece entradas USB, USB-C, leitor de cartões SD, além de compatibilidade com Bluetooth e Wi-Fi.

Seu preço é mais salgado que os modelos que apresentamos previamente, mas só o fato dele ter a placa de vídeo RTX 3060 já faz com que isso seja compreensível, tendo em vista que essas peças estão em falta no mercado, tornando-as muito mais caras do que deveriam ser. Fora isso, não há dúvidas de que seu desempenho será um dos melhores entre os PCs nesta lista, faltando só uma boa cadeira para computador e quem sabe um acessório como um volante para PC para aproveitar jogos de corrida com ele!

Por que esse computador de mesa vale a pena?

  • Possui uma das melhores placas de vídeo do mercado atualmente, sem custar um preço tão absurdo.
  • Oferece um HD para armazenamento de arquivos comuns e um SSD para o sistema operacional e os softwares rodarem mais rápido.
  • Fornece uma performance bem alta e que deve se manter assim no longo prazo

iMac M1 MGTF3BZ/A

O iMac sempre foi o popular All in One da Apple, só que recentemente também recebeu o belo upgrade dos chips M1, deixando seu desempenho bem mais interessante para novos usuários. o modelo iMac M1 MGTF3BZ/A é um dos mais recomendados, já que conta com o processador Apple M1, 8GB de RAM, 256GB de armazenamento em SSD e diversas entradas para USB, Thunderbolt, DisplayPort e áudio, além da compatibilidade com Wi-Fi e Bluetooth.

Sua tela embutida possui 24 polegadas e conta com resolução 4.5K, algo que deve agradar até os usuários mais exigentes. Esteticamente, é bom mencionar que esse iMac conta com bordas bem mais finas que seus antecessores e também está disponível em várias cores. O preço é alto e ele oferece o mesmo desempenho do modelo base do Mac Mini M1, então sua maior vantagem é a tela que mencionamos.

Por que esse computador de mesa vale a pena?

  • Perfeito para quem quer um All in One, mas prefere o macOS como sistema operacional
  • A tela de 24 polegadas e resolução de 4.5K é incrível, especialmente para quem trabalha com design ou edição de fotos e vídeos.

Mac Pro Intel Xeon E5

Para quem procura alta performance em um computador de mesa da Apple, não há dúvidas de que o Mac Pro é a opção mais acertada entre os produtos oferecidos pela empresa. O modelo Mac Pro Intel Xeon E5 pode até ser mais antigo, mas ainda funciona muito bem e não é tão caro como os computadores mais recentes desta linha, apesar de seu preço ser bem salgado.

Ele conta com um processador Intel Xeon E5, uma placa de vídeo dedicada FirePro D300, 16GB de RAM, 256GB de armazenamento em SSD, entradas para USB, HDMI, Thunderbolt, Ethernet e compatibilidade com Wi-Fi e Bluetooth. O desempenho continua bom mesmo alguns anos desde seu lançamento, sendo possível rodar softwares e jogos pesados com tranquilidade.

Por que esse computador de mesa vale a pena?

  • É a melhor linha de computadores de mesa da Apple e perfeito para profissionais
  • O preço é alto, mas ainda bem baixo em comparação com os modelos atuais do Mac Pro
  • Seu desempenho continua excelente para tarefas mais pesadas