Notebook vermelho ao lado de celular em cima de mesa de madeira

CPU-Z: o que é, onde baixar e como usar o programa

O CPU-Z serve para você conhecer melhor as configurações da sua máquina e até fazer testes

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O CPU-Z é um dos programas mais famosos do mundo quando o assunto é hardware de computador. Ele é leve, fácil de usar e fornece informações completas sobre todas as peças do seu PC, desde a placa de vídeo até a frequência das memórias RAM.

Se você está com problemas no computador ou mesmo deseja fazer um upgrade de peça e precisa saber a compatibilidade do que já tem na sua CPU, chegou ao lugar certo! Nós vamos te mostrar tudo sobre o CPU-Z, ensinar a fazer a instalação e mostrar como é fácil usá-lo.

O que é o CPU-Z?

Foto mostra interface do CPU-Z
Interface do CPU-Z (Imagem: Reprodução/CPU-Z)

O CPU-Z é um software leve que serve para você saber todas as informações de hardware do seu computador. Ele faz uma leitura completa das suas peças e informa vários dados, seja o modelo do processador, voltagem, velocidade, memórias instaladas, placa de vídeo, placa mãe, entre outros.

Outra função bacana do CPU-Z é a possibilidade de fazer testes de desempenho do processador, os famosos “benchmark”. O programa ainda dá a possibilidade de comparar o processador com outros modelos de referência.

O grande diferencial deste programa é que ele consegue fornecer uma lista completa de dados, fora o fato de rodar em qualquer máquina. É uma boa opção para quem você quer saber sobre a compatibilidade de alguma peça do seu PC com um futuro upgrade, por exemplo, e não encontrou informações o suficiente sobre ela na internet

CPU-Z Portable

O CPU-Z Portable tem a mesma função do programa citado acima, com o diferencial de não precisar ser instalado. É uma boa opção para quem trabalha com TI e está constantemente fazendo manutenção em computadores de outras pessoas.

Por que usar o CPU-Z?

Foto mostra mão colocando chip do processador
O CPU-Z pode ser muito útil para verificar a compatibilidade de uma peça do PC, por exemplo (Imagem: Reprodução/CPU-Z)

Como já citado, o CPU-Z fornece dados completos sobre todas as peças do computador, por isso pode ser usado em muitas ocasiões. Por exemplo, imagine que você instalou memórias novas e deseja saber se elas estão rodando na frequência certa; o programa te dará esses dados.

Outro exemplo é se você precisa fazer um upgrade no computador, e para isso precisa saber vários detalhes de uma determinada peça para saber se o que você pretende comprar, é compatível. O CPU-Z também pode te ajudar nesse caso.

Precisa de alguma informação sobre as peças do seu PC e não está achando na internet ou no site da fabricante? Basta usar o CPU-Z para ter todos os detalhes do componente. Esses são apenas alguns dos exemplos de uso do CPU-Z, e o melhor de tudo isso é que ele é muito leve e rápido de ser executado.

CPU-Z: download e instalação

Foto mostra página do CPU-Z
Página inicial do site oficial do CPU-Z (Imagem: Reprodução/CPU-Z)

Passo 1. Acesse o site da fabricante e clique em “Setup English”.

Foto mostra página de download do CPU-Z
O botão de download é bem chamativo na página (Imagem: Reprodução/CPU-Z)

Passo 2. Clique em “Download Now” e o programa será baixado.

Foto mostra termo de condições e uso do CPU-Z
Tutorial de instalação do CPU-Z. (Imagem: Reprodução/CPU-Z)

Passo 3. Inicie o instalador, marque a caixa “I Accept the Agreement” e depois clique em “Next”.

Foto mostra setup de instalação do CPU-Z
Aceite os termos e continue a instalação do CPU-Z (Imagem: Reprodução/CPU-Z)

Passo 4. Confirme o local de instalação e a criação de um atalho na barra do Windows, e em ambos os casos, clique em “Next” para avançar.

Lembre de escolher em que pasta você quer instalar o programa e se quer um atalho na área de trabalho (Imagem: Reprodução/CPU-Z)
Lembre de escolher em que pasta você quer instalar o programa e se quer um atalho na área de trabalho (Imagem: Reprodução/CPU-Z)

Passo 5. Confirme se deseja ou não que um atalho na área de trabalho seja criado e clique em “Next”. Logo em seguida é só clicar em “Install” para começar a instalação.

Como usar o CPU-Z

Já com o CPU-Z instalado, basta iniciá-lo e navegar entre as abas de acordo com quais dados você deseja saber.

Foto mostra interface do CPU-Z
A interface do CPU-Z é intuitiva (Imagem: Reprodução/CPU-Z)

Na última aba, você pode fazer testes com seu processador e GPU, inclusive selecionando se deseja comparar o processador com outro modelo. Você ainda pode selecionar se deseja usar todas as threads do chip ou apenas uma certa quantidade.

Foto mostra como verificar o processador por meio do CPU-Z
O programa também permite testes de desempenho do processador (Imagem: Reprodução/CPU-Z)

O CPU-Z te ajuda a identificar quais peças do computador já estão precisando de um upgrade e nós te ajudamos a escolher essas peças! Veja as nossas indicações das melhores placas de vídeo, bons processadores da Intel para comprar em 2021 e uma lista completa com os melhores chips AMD Ryzen vendidos no Brasil.