Emulador de Android para PC: veja melhores e saiba como usar

Veja lista com as principais opções de emulador de Android para PC e simule no computador a experiência do smartphone

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O emulador de Android para PC é um software que leva a tela do computador a experiência de usar um smartphone. Em outras palavras, é possível usar no PC os seus apps favoritos do celular.

Seja para curtir um joguinho de celular em tela grande, seja para os desenvolvedores que têm a necessidade de usar o PC para criar novos aplicativos, ter um dos melhores emuladores instalado no computador é um bom negócio.

Se o seu problema é saber qual é o melhor emulador de Android para usar no Windows, não se preocupe. Nós aqui do Zoom fizemos a experiência, escolhemos cinco opções e vamos contar a partir de agora quais são as vantagens e desvantagens de cada um.

Leia com atenção e escolha o emulador que melhor atende as suas necessidades! Além da lista com emuladores, o Zoom tem também o ranking com os melhores celulares gamer de 2021 para você. Vamos nessa?

Leia Também: Melhores jogos para Android: confira as opções para jogar em 2021

Confira o canal do Zoom no YouTube para ver mais dicas sobre computadores:

BlueStacks

Emulador de Android para PC das antigas, mas muito bem atualizado

Bluestacks é um dos emuladores de Android para PC mais conhecidos (Foto: Jarbas Soares/Zoom)
Bluestacks é um dos emuladores de Android para PC mais conhecidos (Foto: Jarbas Soares/Zoom)

Quem curte emuladores para PC há algum tempo certamente deve ter ouvido falar do BlueStacks, que já está na sua quinta versão. A instalação é rápida e fácil e seu foco principal é elevar a jogabilidade dos games, mas ele também roda outros programas.

O simples fato de poder usar o teclado do computador já explica em partes como é mais fácil jogar games Android no PC, mas o BlueStacks vai além.

O emulador permite a criação de macros (uma repetição de comandos repetitivos) para facilitar as ações. multitarefa (abrir vários jogos ao mesmo tempo) e permite uma taxa de FPS (frames por segundo) mais alta, melhorando a fluidez dos movimentos.

MEmu Play

Emulador de Android para PC sem tantas publicidades

MEmu tem o foco nos jogos sem muita publicidade para atrapalhar (Foto: Jarbas Soares/Zoom)
MEmu tem o foco nos jogos sem muita publicidade para atrapalhar (Foto: Jarbas Soares/Zoom)

Mais um emulador de fácil instalação e com a vantagem de ter menos publicidades do que os seus principais concorrentes, o MEmu Play permite rodar no computador seu apps favoritos do Android.

Esse emulador de Android para PC permite configurações avançadas, inclusive com a possibilidade de usar um joystick para melhorar ainda mais a jogabilidade. O foco dele é nos jogos, mas a exemplo do BlueStacks, ele também permite rodar outros tipos de apps.

O ponto negativo é o desempenho do programa um pouco abaixo dos principais concorrentes quando rodado em PCs com um hardware mais modesto.

Nox Player

Emulador de Android para PC com mais funcionalidades

Nox Player permite alterar vários aspectos do dispositivo (Foto: Jarbas Soares/Zoom)
Nox Player permite alterar vários aspectos do dispositivo (Foto: Jarbas Soares/Zoom)

Alguns emuladores de Android para computador vão além de melhorar a jogabilidade dos games. Esse é o caso do Nox Player, que além da otimização dos jogos também possibilita a alteração do buid.prop do Android.

Buid.prop é um arquivo que contém informações e configurações do sistema operacional. Ou seja, um emulador como o Nox Player permite alterar vários aspectos do dispositivo e até ajustá-lo de certas maneiras para garantir que seu dispositivo funcione melhor.

O Nox Player exige pelo menos uma configuração de 2GB de RAM, 3GB de espaço de armazenamento, 1GB de memória de vídeo e processador de pelo menos 2,2GHz. Ou seja, se o seu PC é um pouco mais antigo, essa não é a melhor opção para você.

LDPlayer

Emulador de Android para PC fraco (mas com bom desempenho)

LD Player funciona bem mesmo em computador fraco (Foto: Jarbas Soares/Zoom)
LD Player funciona bem mesmo em computador fraco (Foto: Jarbas Soares/Zoom)

O LD Player é um pouco mais novo no mercado, lançado em 2018, mas vem ganhando adeptos rapidamente por conto do seu alto desempenho, mesmo em PCs menos potentes. É como um celular gamer, mas no computador que nem precisa ser dos mais modernos.

Esse emulador de Android para Windows 10 é usado prioritariamente para games, tanto que tem uma app store (uma loja de aplicativos) exclusiva para jogos. Há ainda uma tecnologia de virtualização que melhora o seu desempenho e vem agradando bastante ao público.

Essa é mais uma opção bem simples de emulador de Android para PC, que conta com suporte para macros, modo tablet, e virtualização. Ele roda bem mesmo em máquinas mais antigas e traz uma boa experiência para quem quer passar um tempinho jogando games Android no computador.

Android Studio

Emulador de Android para PC oficial do Google

Android Studio é perfeito para os desenvolvedores de apps (Foto: Divulgação/Android Studio)
Android Studio é perfeito para os desenvolvedores de apps (Foto: Divulgação/Android Studio)

Não poderia faltar na nossa lista de melhores emuladores de Android para PC um bom IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), como é o caso do Android Studio, o emulador do Google.

Um IDE é mais voltado para desenvolvedores de apps, ou seja, é uma plataforma utilizada para a construção e os testes dos novos aplicativos. A instalação é um pouco mais complicada se comparada aos demais integrantes da lista e não é a melhor opção para quem quer apenas curtir joguinhos e apps do smartphone no computador.

Por outro lado, o Android Studio é considerado o emulador predileto dos criadores de apps, uma vez que conta com diversas ferramentas com esse objetivo. Se você está querendo entrar nesse ramo, é hora de conhecer esse software.

Qual é o melhor emulador de Android para PC?

Se você busca uma opção que leve (e melhore) a experiência Android para o computador, a melhor escolha é o BlueStacks, que embora tenha mais publicidade que o MEmu Play, tem anos de desenvolvimento e ferramentas bem bacanas para uma melhor jogabilidade no PC.

Já se você quer mais do emulador, já desenvolve ou quer aprender a desenvolver aplicativos para smartphone, não pode perder a oportunidade de conhecer o Android Studio e, quem sabe, até aprender uma nova profissão.

Leia também: