Zoom indica em PC / Computador

Entenda a conectividade do seu computador

Saiba o que são wireless, Bluetooth, infravermelho, HDMI e USB.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Wireless, Bluetooth, Infravermelho, HDMI, USB, uma série de palavras muito frequentes no mundo da informática e que confundem muita gente. O que significam? Para que servem? Saiba mais sobre a conectividade do computador.

Conexão Wi-Fi sem fioConexão Wireless

A conexão Wireless nada mais é que o termo que se refere a todo tipo de conexão sem fio, exatamente o que significa o nome em inglês. O termo faz referência na verdade a qualquer conexão que não envolva transmissão de dados via fios ou cabos, desde controles remotos de televisões e sinais de transmissão de rádio, até a conexão de internet Wi-Fi (sem fio, em português)

O termo ficou mais conhecido na era de celulares e computadores móveis. Hoje, é possível conectar o notebook à impressora, ao teclado, ao mouse, aos fones de ouvido e até a alguns monitores, tudo sem um único cabo de conexão, no máximo, o fio de alimentação de energia.

Conexão Bluetooth

Conexão Bluetooth

A conexão Bluetooth é uma conexão sem fio de transmissão de dados via frequência de rádio de curto alcance, no máximo 100 metros. O Bluetooth possibilita a transmissão de arquivos de áudio, vídeo, documentos de texto, planilhas e fotos, sem cabos, entre dois aparelhos que tenham conexão Bluetooth, desde que ambos estejam ativados. Ou seja, é possível passar arquivos do celular para o computador, do computador para impressora, entre celulares ou entre computadores. O Bluetooth não faz conexão de internet, pois os tipos de sinal são diferentes.

Conexão Infravermelho

Conexão Infravermelho

Também chamada de IrDA (InfraRed Data Association), a conexão Infravermelho é uma conexão sem fio. É a antecessora do Bluetooth, e usa um sistema muito similar ao já conhecido nos controles remoto de televisão. Com o infravermelho é possível transferir dados, arquivos e estabelecer uma conexão entre dois computadores.

A tecnologia infravermelha foi mais usada em computadores até o sistema operacional Windows XP, após esse período a tecnologia Bluetooth se tornou popular e o infravermelho é encontrado apenas em alguns celulares.

Conexão HDMI

Conexão HDMI

HDMI significa High-Definition Multimedia Interface, ou, em tradução literal, Interface Multimídia de Alta Definição. A conexão HDMI é uma conexão de áudio e vídeo feita a partir de um único cabo específico para esse formato.

O HDMI faz a transmissão de vídeo entre CPU ou notebook e monitor ou TV com alta definição, desde que o conteúdo do vídeo esteja também em alta definição (HD).

O HDMI é encontrado principalmente nos notebooks, netbooks, TVs e projetores mais novos.

Conexão USBConexão USB

USB é a sigla para Universal Serial Bus, numa tradução livre: Veículo de Série Universal. A conexão USB permite o uso de periféricos sem a necessidade de instalação de programas, usando apenas o sistema chamado plug and play (plugar/ligar e usar).

É hoje uma das mais importantes conexões dos computadores. Através da entrada USB é possível descarregar a máquina fotográfica no computador, trocar as músicas do MP3 player ou celular, conectar o pen drive para transferir arquivos, conectar computadores portáteis ou pen drives a DVDs e Home Theaters.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pc / computador