O que é pacote Office e como ele pode te ajudar no dia a dia

O pacote Office conta com programas que ajudam a elevar sua produtividade e ampliam suas possibilidades de criação!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O pacote Office de fato é um dos produtos mais presentes na nossa rotina! Você já parou para pensar sobre isso? Se a sua resposta foi não, basta refletir como seus aplicativos podem atender uma série de necessidades diferentes, bem como contribuir com profissionais de variados segmentos.

Inclusive, essa redatora que vos fala está nesse momento usando um produto do pacote Office – o Word! Mas, obviamente, seus produtos são bem mais amplos, e alguns deles acabam sendo considerados realmente populares. Para poder entender isso, vamos desbravar esse pequeno universo cheio de possibilidades!

O que é pacote Office

O pacote é composto por diferentes programas de produtividade (Fonte: Shutterstock)
O pacote é composto por diferentes programas de produtividade (Fonte: Shutterstock)

Para começar, o pacote Office consiste em um conjunto de aplicativos voltados para escritório e que ainda conta com programas de produtividade. Vale mencionar que a Microsoft apresenta programas realmente tradicionais e que se destacam nessa lista: o Word, Excel e o Power Point.

Além deles, há ainda opções que fazem parte da suíte paga, bem como totalmente gratuitas ou online. Um bom exemplo desse último é o Google Drive. Entretanto, todas essas opções possuem editores de texto, tabelas e apresentação. Já os mais robustos contam com programas dedicados para banco de dados.

Licenças do pacote Office

As licenças do pacote Office atendem diferentes necessidades. Com maior foco em produtividade, recentemente a Microsoft lançou a chamada “licença pérpetua” do Home & Student, que contempla os produtos mais relevantes do pacote, ou seja, Word, Excel e também Power Point.

Mas, o uso aqui é apenas doméstico ou escolar e não atende perfis de uso empresarial. Há ainda outros modelos de negócios disponibilizados pela Microsoft:

  • Office 2019: consiste em uma licença de compra única, ou seja, o usuário mantém direitos permanentes de uso para os programas do pacote, que receberão atualizações de segurança frequentemente. E possível ainda manter 60 dias de suporte Microsoft.
  • Office 365: envolve uma suíte completa com aplicativos do pacote básico. Os programas podem ser usados tanto de forma local ou por nuvem. Para isso, é necessário obter uma conta Microsoft e realizar a assinatura do serviço de forma mensal ou anual.

Pacote Office: download

No próprio site da Microsoft é possível acessar a suíte de apps do pacote (Fonte: Shutterstock)
No próprio site da Microsoft é possível acessar a suíte de apps do pacote (Fonte: Shutterstock)

Quando se trata do download do pacote Office, naturalmente, as dúvidas são comuns! Mas, para poder baixar é necessário apenas acessar a suíte de apps e selecionar as opções que poderão atender suas necessidades. Em seguida, é preciso efetuar o pagamento ou confirmar sua assinatura. Agora, quem já é cliente pode apenas entrar em sua conta e realizar o download de forma direta e bem simples.

Tem como baixar pacote Office grátis?

Na verdade, uma boa alternativa é baixar o FreeOffice, que nada mais é do que uma versão de código aberto e com recursos semelhantes ao Office 365, ou seja praticamente um pacote Office gratuito.

Essa pode ser uma boa alternativa para quem precisa usar um software versátil sem precisar arcar com custos. Além de ser um pacote Office grátis, ele pode ser usado tanto de forma particular como também para ambientes empresariais.

Programas do pacote Office

Word, Excel e Power Point são os programas de destaque do pacote Office (Fonte: Shutterstock)
Word, Excel e Power Point são os programas de destaque do pacote Office (Fonte: Shutterstock)

Aqui, vamos destacar três aplicações que são consideradas básicas dentro do pacote Office. Nesse caso, o destaque fica por conta da programação de edição de textos, planilhas e também apresentações.

Word

Provavelmente o mais conhecido e até mesmo importante do pacote. Por ele, é possível produzir textos diversos, desde cartas, livros, ofícios, trabalhos acadêmicos e muito mais. Suas opções são bastante amplas e você pode alterar dimensões de folha, incluir notas de rodapé e cabeçalho, diagramar e outros.

Conteúdos relacionados:

Excel

Voltado para edição de planilhas com inúmeras finalidades, como organização de dados, banco de dados, contabilidade e outros. Essa aplicação ainda permite uma série de comandos versáteis, ou seja, você pode usar diversas fórmulas para cálculos e outros.

Conteúdos relacionados:

Power Point

ideal para criar apresentações diversas como, por exemplo, trabalhos escolares, faculdade ou até mesmo profissionalmente. Você pode até mesmo incluir vídeos, animações, músicas e deixar suas apresentações mais arrojadas.

Access

Ao fazer o download do pacote Office, você também poderá obter programas voltados para banco de dados. Isso inclui o Access, que é ideal para quem precisa organizar um maior volume de informações, principalmente em relação às planilhas. Seu uso é bastante indicado para manter uma melhor organização de notas fiscais, arquivos e muitos outros dados relevantes.

Microsoft Outlook

Nele você poderá gerenciar seus e-mails de forma mais intuitiva, bem como integrar sua agenda e contar com um calendário completo. Isso é uma mão na roda na hora de gerenciar os mais variados aspectos da sua vida, principalmente em ambientes corporativos.

Conteúdos relacionados:

OneNote

É uma ferramenta para anotações, capaz de armazenar os mais variados tipos de notas e, claro, informações. Por meio dele, você pode apostar em funções organizacionais para edição de texto que até mesmo superam outros programas mais robustos, como o Word. Você ainda pode criar blocos compartilhados de anotações.

Publisher

Nele, você poderá criar publicações e documentos com riquezas de detalhes gráficos. Essa aplicação possui também suporte para impressão de caráter comercial e ainda um conjunto de ações de design.

Vale a pena ter o Office?

Tudo vai depender de suas necessidades em relação aos recursos do Microsoft Office. Nesse caso, o pacote Home & Bussiness pode ser ideal para quem quer itens mais básicos, principalmente para editar textos, apresentações e planilhas. Além disso, é uma licença de pagamento único e ainda compatível com Mac, IOS e Android.

Agora, quem é mais imerso no universo dos negócios e depende de várias ferramentas e serviços mais completos, o mais indicado é o Business Premium. Esse pacote pode ser usado simultaneamente em até 5 computadores, tablets e smartphones. Entretanto, essa não é uma licença vitalícia, mas com pagamento anual.

Outra boa sugestão é o Home & Student, que contempla os produtos mais relevantes do pacote por meio de uma licença vitalícia. Entretanto, ele não atende perfis corporativos, somente doméstico ou escolar.