Logo Buscapé
Logo Buscapé

Um computador All in One é um PC que fica embutido no monitor, basicamente. Por ser um computador sem gabinete, todos os componentes ficam junto à tela, incluindo placa mãe com processador, GPU, HDD ou SSD, e alto-falantes. Alguns modelos já incluem até mesmo teclado e mouse na caixa. Assim, não é necessário comprar mais nada além do PC.

Nas linhas a seguir, nós te explicamos em detalhes o que é um computador All in One e se vale a pena comprar um nos dias de hoje. Além disso, ao longo do texto, listamos alguns modelos que recomendamos — os quais, inclusive, estão entre os melhores computadores que você pode comprar.

O que é um computador All in One?

Computadores All in One são computadores sem gabinete, sendo um PC embutido no monitor. O conjunto de hardware deles costuma ser modesto para não sobrecarregar o sistema de resfriamento mais fraco. Por outro lado, computadores integrados economizam espaço e são ideais para usuários que buscam simplicidade na hora de montar uma máquina para trabalhar ou somente navegar na internet.

As vantagens dos computadores All in One

Computadores All in One, como os Mac, exigem pouco espaço na mesa (Foto: Krisda/Shutterstock)

Como falamos anteriormente, computadores sem gabinete são mais fáceis de colocar em qualquer mesa. Só é necessário ter espaço para o monitor, além de teclado e mouse. Eles também costumam ser mais leves e simples de montar. Há ainda alguns modelos mais avançados que contam com tela sensível ao toque. Em comparação, o primeiro computador do mundo exigia uma sala inteira para ser armazenado.

No dia a dia, ter todos os componentes do computador reunidos na tela pode ser vantajoso para a produtividade também. No Windows, você pode ajustar ou diminuir a tela do PC ou ainda dividir a tela em diferentes formatos.

Os Macs, da Apple, podem ser considerados All in One, porque tudo o que eles precisam para funcionar está embutido na tela. A LG é outra fabricante de computadores integrados e têm ótimos modelos no catálogo, como por exemplo:

LG All in One 22V280

Esse computador All in One tem configuração bem básica, sendo ideal para usuários que precisam realizar tarefas muito simples, como estudar, editar texto e navegar na internet. Nem pense em jogar nesse PC, porque ele não têm uma chip gráfico forte o suficiente para isso. Na ficha técnica, essa máquina conta com processador Intel Celeron N4100, apenas 4GB de memória RAM e HDD de 500GB.

Apesar de fraco, o LG All in One 22V280 é equipado com uma tela de resolução Full HD. Há ainda uma webcam integrada que permite fazer videochamadas. Nessa faixa de preço, esse é um dos melhores computadores sem gabinete que você pode encontrar. Se ele ficar lento depois de um tempo, nós temos um artigo que ensina o que fazer quando o PC trava do nada ou quando o PC liga, mas não dá imagem.

Em contrapartida, dá para comprar um dos melhores Chromebooks do mercado por um preço parecido.

LG All in One LG 24V50N-C.BH32P1

Um modelo melhor — porém, mais caro — é o LG All in One LG 24V50N-C.BH32P1. Esse computador integrado atende uma quantidade muito maior de usuários, porque conta com uma ficha técnica intermediária. Com processador Intel Core i5 de 10ª geração e 8GB de memória RAM, ele é capaz de lidar com mais de uma tarefa ao mesmo tempo e até pode rodar jogos leves, como League of Legends (LoL), Valorant e The Sims 4.

O ponto negativo dessa máquina é o HDD. Apesar de ter 1TB de armazenamento, HDDs são muito lentos em relação aos SSDs, em especial os mais modernos com tecnologia NVMe. É até possível substituir o disco rígido desse computador por um disco sólido, mas isso envolve desmontar toda a parte de trás do aparelho. Por isso, nessas horas é recomendado buscar um técnico que entenda do assunto para mexer no computador embutido.

As desvantagens dos computadores All in One

Computadores All in One são difíceis de serem atualizados (Foto: Glovatskiy/Shutterstock)

A principal desvantagem dos computadores All in One é a limitação do hardware. Além de ter desempenho menor em relação aos desktops dedicados, os PCs integrados dificultam a troca de peças. Por exemplo, é impossível instalar uma placa de vídeo dedicada em um All in One, porque não existe espaço livre para colocar o componente atrás do monitor.

Se você pretende realizar tarefas pesadas ou até jogar, é recomendado fugir dos All in One e investir em um computador com mais poder de fogo. Inclusive, nós temos uma lista com os melhores PC gamer que você pode comprar atualmente.

Se você busca portabilidade, pode ser melhor comprar um notebook em vez de um computador All in One. Afinal, laptops também contam com todos os componentes em um único lugar e ainda têm a vantagem de funcionar fora da tomada enquanto durar a bateria.

A única atualização fácil que dá para fazer em um computador All in One é a troca do sistema operacional. Nós já ensinamos em outros artigos como baixar e instalar o Windows 10, como dar boot pelo pendrive e até como ver as configurações do PC.

Afinal, computador All in One vale a pena?

Hoje em dia, computadores All in One só são recomendados para um tipo muito específico de usuário: quem quer ter um PC fixo na mesa de casa e não pretende realizar atualizações na máquina. Se você não faz parte desse nicho, é melhor comprar um notebook. Além de serem totalmente portáteis, há mais opções de notebooks no mercado, com modelos muito mais potentes e até mais baratos.

Na maioria dos casos, não é recomendado comprar um computador All in One. Há, porém, uma exceção: o Mac. O computador da Apple sobrevive por anos com bom desempenho, sem precisar de atualização de hardware. Isso acontece porque o macOS é otimizado para as máquinas da Maçã, diferente do Windows que precisa funcionar em centenas de configurações diferentes.

Macs são os únicos computadores All in One que valem a pena hoje em dia (Foto: Hadrian/Shutterstock)

Vale mencionar que muitas pessoas se referem a computadores All in One como “computador sem CPU” ou “monitor com CPU integrado”. CPU, na verdade, é um dos nomes dados ao processador do PC e significa Central Processing Unit (CPU) — ou Unidade de Processamento Central, em português. Todos os computadores precisam de CPU para funcionar. O que os All in One não têm é gabinete.

Dúvidas como essa são comuns, e o time de especialistas do Buscapé está disponível para esclarecer essa e outras questões. Eles também podem ajudar a escolher a melhor opção de compra entre computador All in One, desktop com gabinete, notebook ou tablet.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!