O que são computadores all-in-one?

Saiba mais sobre os computadores sem CPU, ideais para o dia a dia

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Em um computador all-in-one tudo fica dentro do monitor: HD, placas e afins. Isso quer dizer que esses modelos só contam com a tela, o mouse e o teclado; é um computador sem CPU.

Eles ainda são minoria se comparados aos tradicionais desktops com gabinete, mas podem ser uma opção interessante para quem quer um visual clean e moderno, sem fios para todo lado, além, claro, de ter opções de computador all-in-one bastante potentes.

Pensando em te ajudar a tomar a melhor decisão na hora da compra, o Zoom separou as vantagens e desvantagens de ter um computador sem CPU. Confira nas linhas a seguir e veja se o modelo é a melhor opção para você

Leia também: Como montar o home office perfeito? Dicas de produtos para escritório

O computador all-in-one é perfeito para quem deseja ocupar pouco espaço (Yi Tang/Shutterstock)
O computador all-in-one é perfeito para quem deseja ocupar pouco espaço (Yi Tang/Shutterstock)

Como escolher um computador all-in-one?

Antes de decidir comprar um PC all-in-one, você deve prestar atenção em alguns detalhes. O primeiro deles é a configuração. A maioria das máquinas desse tipo é bem parecida com os notebooks intermediários: placa de vídeo integrada, processador Intel Core i3, i5 ou i7, 4GB de RAM e 500GB de armazenamento.

Outro detalhe é que assim como nos notebooks, trocar peças em modelos de computadores all-in-one não é algo simples. Isso sem falar que eles costumam custar mais do que um desktop de configuração equivalente.

Vantagens de ter um computador all-in-one

A principal vantagem de um computador all-in-one é o espaço a menos que ele ocupa. Além disso, há modelos com teclado e mouse sem fio e até com tela touchscreen. Caso você tenha uma escrivaninha pequena, um computador sem CPU pode caber perfeitamente.Outro ponto positivo é a facilidade na hora da instalação. O computador all-in-one não conta com muitos cabos, então caso você use mouse ou teclado Bluetooth, a sua única preocupação será o fio de energia para conectar o PC na tomada

Desvantagens de um computador all-in-one

Computadores all-in-one costumam ter configurações mais leves. Caso você queira uma máquina potente para edição de imagens, vídeos e jogos pesados, essa pode não ser uma boa opção. Então, antes de escolher o seu PC all-in-one, observe bem a configuração para ter certeza de que ela vai atender às suas necessidades, e compare os preços e as especificações entre máquinas com gabinete e notebooks para se certificar de que um computador all-in-one é a melhor escolha para você.

Outra desvantagem é a rara possibilidade de fazer atualizações. A maioria dos modelos de computador sem CPU não costuma ter slots para inserir um SSD ou mesmo trocar a placa mãe ou o pente de memória RAM. São poucos os modelos que contam com esses recursos.

Custo-benefício de um computador all-in-one

O computador all-in-one é ideal para quem tem pouco espaço em casa (PaulYnn/Shutterstock)
O computador all-in-one é ideal para quem tem pouco espaço em casa (PaulYnn/Shutterstock)

Caso você não seja um usuário muito exigente, mas mesmo assim não abre mão de ter um bom PC para trabalho e estudo, o computador all-in-one pode ser uma boa opção.

Se o seu objetivo for um PC para jogos e tarefas mais pesados, o melhor é procurar por um notebook mais avançado, como os modelos gamer.

Indicação: computador all-in-one LG 24V50N-C.BH32P1

Este computador all-in-one LG é um modelo intermediário com tela Full HD. Ele conta com processador Intel Core i5 e 8GB de memória RAM e é mais indicado para tarefas mais básicas como estudar, trabalhar e até mesmo para jogar games mais leves como League of Legends (LoL) e The Sims 4.

O ponto negativo desse computador sem CPU fica por conta da placa de vídeo integrada, presente na maioria dos PCs all-in-one.

Ficha técnica:

  • Tela: 23 polegadas com resolução Full HD (1366 x 768 pixels)
  • Processador: Intel Core i5 10210U
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento interno: HD de 1 TB
  • Placa de vídeo: integrada
  • Sistema operacional: Windows 10

Conheça o canal do Zoom no YouTube: