Qual a diferença entre placas de vídeo onboard e offboard?

Saiba o que são placas de vídeo integradas e dedicadas e vejas a as vantagens e desvantagens de cada uma

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

As placas de vídeo integradas ou dedicadas são responsáveis por gerarem as imagens do computador no monitor. As peças têm pontos fortes e fracos distintos, então é preciso entender as diferenças entre elas antes de comprar um notebook ou montar o seu PC.

Nas linhas a seguir, nós do Zoom explicamos tudo que você precisa saber para comprar a melhor placa de vídeo, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma.

Leia também: Qual placa de vídeo comprar? Saiba escolher para jogos ou trabalho

Placa de vídeo integrada e placa de vídeo dedicada são dois componentes diferentes no PC (Foto: Shutterstock/Joshua Sanderson Media)
Placa de vídeo integrada e placa de vídeo dedicada são dois componentes diferentes no PC (Foto: Shutterstock/Joshua Sanderson Media)

O que é placa de vídeo integrada (onboard)?

A placa de vídeo integrada está dentro do processador ou da placa mãe (Foto: Shutterstock/FeelGoodLuck)
A placa de vídeo integrada está dentro do processador ou da placa mãe (Foto: Shutterstock/FeelGoodLuck)

Em um computador com placa de vídeo integrada, como o próprio nome já explica, a placa vem integrada à placa mãe ou ao processador. Nesse caso, o sistema separa parte da memória RAM para ser usada como memória de vídeo. Ou seja, a placa de vídeo onboard integra "tudo em um". Os principais modelos disponíveis hoje são as GPUs Intel UHD Graphics e AMD Vega, presentes nos processadores da linha Intel Core e AMD Ryzen, respectivamente.

Por usar memória compartilhada, essa placa não tem tanto poder de processamento gráfico. Ela é recomendada apenas para as tarefas simples, então nem pense em rodar games mais avançados.

Vantagens da placa de vídeo integrada:

  • Reduz o custo do computador, já que todos os componentes estão em uma peça única;
  • Garante desempenho gráfico suficiente para quem não joga ou edita vídeos.

Desvantagens da placa de vídeo integrada:

  • O desempenho do computador fica comprometido em jogos, editores de vídeo e programas de renderização em 3D;
  • O processador pode ficar sobrecarregado por executar todas as tarefas juntas.

Quer saber mais sobre placas de vídeo? Veja outros artigos aqui no Zoom!

O que é placa de vídeo dedicada (offboard)?

A placa de vídeo dedicada funciona por conta própria e tem mais memória disponível (Foto: Shutterstock/Christian Wiediger)
A placa de vídeo dedicada funciona por conta própria e tem mais memória disponível (Foto: Shutterstock/Christian Wiediger)

Os computadores com placa de vídeo dedicada são mais poderosos, já que o componente é separado das outras peças. A GPU offboard se beneficia tanto pela quantidade muito maior de memória disponível quanto pelo processador interno que faz toda renderização sozinho.

Para ter altas taxas de FPS em jogos, assim como mais desempenho em edição de vídeo, é preciso investir em uma placa de vídeo dedicada de qualidade, como as GeForce GTX 1650, RTX 2060, RTX 3070 e RTX 3080, da NVIDIA, ou as Radeon RX 570, RX 5700 XT e RX 6800 XT.

Vale mencionar que, antes de comprar uma GPU, é preciso ter um processador poderoso o bastante para administrar todas as instruções geradas pela placa. Se você usar uma RTX 3080 junto de um Intel Core i3, por exemplo, o desempenho vai ser limitado, o que resulta nos "gargalos" e travamentos.

Vantagens da placa de vídeo dedicada:

  • Garante mais FPS em jogos;
  • Fornece mais desempenho em programas de edição de vídeo e renderização 3D avançados.

Desvantagens da placa de vídeo dedicada:

  • Muito mais caras que as placas de vídeo integradas;
  • Pode ser limitada por um processador muito fraco, o que causa os "gargalos" e travamentos.

Agora que você já sabe a diferença entre as placas de vídeos, vale ficar atento ao componente na hora de comprar um notebook ou montar um desktop. Atualmente há modelos que atendem todos os públicos, sejam gamers ou profissionais.

Conheça nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos e mais!

Leia também: