Entenda antes de comprar em PC / Computador

Qual a quantidade de memória RAM é ideal para o seu PC?

Saiba qual memória do computador é a ideal para garantir bom desempenho nas suas tarefas.

Memória para PC
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A memória RAM é a memória de curto prazo do seu PC. Ela é medida em Gigabytes e muita gente a confunde com a memória dos discos rígidos (HD). Mas é muito simples entender a diferença, e nós vamos ajudar você nessa tarefa.

Pense em uma estante e um arquivo físico. Vamos supor que você trabalhe com documentos importantes. A estante serve para você acessá-los rapidamente. Porém, é preciso arquivá-los para que você consiga coletá-los no futuro, se precisar. Nesse caso, você recorre ao arquivo, o HD. Já a memória do PC faz o papel de estante, disponibilizando espaço temporário para abrir e rodar seus programas.

Quanto mais memória RAM, mais rápido e mais documentos digitais simultâneos o computador consegue abrir e gerenciar. Não só documentos, mas programas também. Ela é um dos itens mais importantes para o bom desempenho das suas aplicações.

Na hora da compra, é fundamental que você fique de olho na memória do computador, de acordo com as tarefas que você realiza no dia a dia. E para você não ter dúvidas, e escolher o PC com a configuração ideal, descubra a quantidade de memória RAM na medida certa para você:

Memória do PC para tarefas mais simples

Se você realiza apenas atividades mais básicas, como edição de documentos de textos e pesquisas pela internet, não tem motivo para investir em uma memória RAM mais robusta. Então, no momento da compra, você pode investir em um computador com até 3GB de memória.

No entanto, vale lembrar: essa memória para PC será limitada. Se você abrir várias páginas na internet, por exemplo, pode ser que o computador engasgue e deixe você na mão. Assim como não é a configuração indicada para quem está acostumado a ligar o PC e deixar alguns programas rodando ao mesmo tempo.

Por ser uma memória para computador mais simples, provavelmente não encarece o custo final do computador. Essa quantidade será ideal para ler e-mails, usar as redes sociais e falar com seus amigos, como pelo Skype.

Memória de 4GB: presente na maioria dos computadores

Para quem também não vai realizar tarefas mais pesadas, mas quer uma memória RAM um pouco mais eficiente, uma boa opção pode ser a presente em um computador 4GB.

Computadores com 4GB de RAM

Aliás, como essa memória está presente na maioria dos computadores, fica até mais fácil para você escolher qual modelo ou marca vai comprar.

Com essa quantidade de memória RAM, será possível ver vídeos, ouvir músicas e ainda deixar alguns programas abertos ao mesmo tempo. E quando quiser navegar na internet, tudo bem: será possível deixar algumas páginas abertas, sem correr o risco de travar.

Mas é claro que todas essas tarefas serão feitas na medida para uma memória para PC que não é tão poderosa assim. Alguns programas podem ser abertos ao mesmo tempo, mas não os programas mais pesados. Para programas mais pesados, invista em mais memória RAM. Porém, para usar no dia a dia ou mesmo no trabalho, sua capacidade pode agradar.

Memória para PC que vai além das tarefas mais básicas

Agora começamos a falar de computadores com uma configuração mais robusta, como um computador 6GB. Essa quantidade de memória RAM é ideal para jogos, vídeos em alta definição, conteúdo 3D e programas de edição de imagens.

Com essa memória do computador será possível abrir várias abas de internet sem travamentos, além de rodar programas ao mesmo tempo, e com eficiência.

Para uso profissional, qual a melhor memória para PC?

Uso gráfico, editores de vídeo e jogos em altíssima definição necessitam de uma memória RAM poderosa, como a presente em um computador 8GB. Como a configuração de um PC, no geral, também acompanha essa memória mais robusta, será um produto indicado para uso profissional.

É normal que esses computadores sejam mais caros, mas vai valer a pena para quem precisa de uma máquina potente para aquelas atividades que exigem alto desempenho.

O que você também precisa saber sobre a memória do computador...

Conforme o tempo avança, os programas, páginas da Web e aplicativos diversos vão ficando mais complexos. Seu computador começa a perder o fôlego, e aí talvez seja o momento de você realizar um upgrade na memória do PC (as memórias são vendidas separadamente). O procedimento é simples e você ganha velocidade e desempenho.

De qualquer maneira, quanto mais você investe na memória do PC, maior desempenho você garante para as suas tarefas. E isso será bastante útil, principalmente se você precisa de uma configuração robusta para trabalhos mais avançados.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pc / computador