Intel apresenta placa de vídeo Iris Xe Max para notebooks

A primeira placa dedicada da empresa irá bater de frente com a GeForce MX 350

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

A Intel oficializou o lançamento da sua primeira GPU dedicada, a Iris Xe Max. A proposta da empresa é oferecer bom poder de processamento gráfico a notebooks finos, e ser uma alternativa mais rápida para placas como a Geforce MX 350, que atualmente é a mais potente neste segmento de placas de vídeo dedicadas “intermediárias”.

Inicialmente três notebooks já farão o uso da placa: Acer Swift 3x, VivoBook TP470 e Inspiron 15 7000. A Intel deseja entregar GPUs que consigam bom desempenho em programas que dependem de processamento gráfico, ou mesmo rodar alguns jogos em Full HD (1920 x 1080 pixels).

Leia também: Qual placa de vídeo comprar? Saiba escolher para jogos ou trabalho

O Acer Swift 3x é um dos notebooks que já possui a Iris Xe Max. (Foto: Divulgação/Acer)
O Acer Swift 3x é um dos notebooks que já possui a Iris Xe Max. (Foto: Divulgação/Acer)

Conheça o canal do Zoom no YouTube:

A Iris XE Max será boa para jogos e programas pesados

A Iris Xe Max usa a tecnologia Deep Link, que com a ajuda de inteligência artificial consegue dedicar praticamente todo o poder da GPU para o uso em um aplicativo específico, combinando a placa dedicada com a Iris XE, que é o modelo integrado dos processadores de 11° geração da fabricante.

Quer saber mais sobre placas de vídeo? Veja outros artigos aqui no Zoom!

Essa tecnologia irá permitir que vários programas tenham desempenho melhor, mas por enquanto apenas um grupo seleto de aplicações possuem suporte a função, sendo elas: Handbrake, Topaz Gigapixel AI, Hulu, Huya, Joyy, XSplit, LC0 e OBS. Em testes com o Topaz Gigapixel AI, por exemplo, a placa conseguiu aprimorar uma imagem sete vezes mais rápido do que a MX 350.

A empresa também ressaltou o bom desempenho em jogos, conseguindo rodar títulos como o Metro Exodus e Hitman 2 em 1080P e com boa taxa de FPS, com desempenho maior que a própria MX 350.

Comparação de FPS da Iris Xe Max e MX 350 em vários jogos. (Foto: Divulgação/Intel)
Comparação de FPS da Iris Xe Max e MX 350 em vários jogos. (Foto: Divulgação/Intel)

Notebooks com a placa Iris XE Max

Como dito no começo da matéria, por enquanto apenas três notebooks possuem a placa de vídeo dedicada: Acer Swift 3x, VivoBook TP470 e Inspiron 15 7000. Com a popularização dos processadores de 11° geração, é esperado que ainda na primeira metade de 2021 mais aparelhos cheguem com a GPU dedicada da Intel. Nenhum dos notebooks citados estão a venda ou possuem previsão de chegada no Brasil.

Conheça nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos e mais!

Leia mais: