O que é Ray Tracing? Conheça a tecnologia de gráficos ultrarrealistas

A tecnologia de processamento visual Ray Tracing promete efeitos ainda mais realistas

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Ray Tracing é uma tecnologia que vem ganhando mais holofotes (literalmente) nos últimos anos. Com ele, é possível fazer com que as luzes, sombras e reflexos dos jogos fiquem ainda mais realistas, deixando a imagem parecida com filmes de cinema.

A Nvidia foi pioneira em trazer a tecnologia (que já era usada em filmes) para os jogos, graças ao poder de processamento das placas RTX. Atualmente, os consoles de nova geração já suportam o Ray Tracing, bem como placas da AMD e dezenas de jogos.

Veja abaixo o que é o Ray Tracing, como ele funciona na prática e algumas placas de vídeo que possuem suporte à tecnologia.

O que é Ray Tracing?

Diferença de uma imagem com e sem o efeito de Ray Tracing (Foto: Divulgação/Avell)
Diferença de uma imagem com e sem o efeito de Ray Tracing (Foto: Divulgação/Avell)

O Ray Tracing é uma tecnologia que permite reproduzir efeitos de luzes e sombreamento em tempo real nos jogos, os deixando super realistas. Essa tecnologia surgiu no cinema em produções de alta qualidade e há alguns anos chegou nos jogos, fazendo com que a qualidade gráfica deles chegasse a um novo nível.

Como funciona Ray Tracing?

Basicamente, para vermos todas as imagens, há a emissão de luz de alguma fonte, natural ou não. Os raios, então, percorrem um caminho e atingem um determinado elemento, como um objeto. Dependendo da cor, da textura, do material, do tamanho e de outras características, a trajetória é levemente afetada. Na hora de retornar para o olho humano, apenas uma parte volta e gera a imagem.

O que isso tem a ver com o que é Ray Tracing? Tudo! Nessa tecnologia, um algoritmo procura prever quais são os feixes luminosos enxergados pelo olho humano. Ou seja, ele recria apenas a trajetória que, de fato, chega ao olho e que se converte em imagens. Depois que o algoritmo faz essa previsão sobre a reflexão luminosa, há uma renderização. Como consequência, cria-se um resultado digital que é muito mais próximo da realidade.

Para determinar a quantidade de luz que incide sobre um único pixel, a fórmula de "traçado de raios" precisa determinar a que distância a luz está, quão brilhante ela é e o ângulo da superfície refletora em relação ao ângulo da fonte de luz, antes de calcular quão quente o raio refletido deveria ser.

Inicialmente, os jogos com Ray Tracing tinham objetivos específicos ao usar a tecnologia. Por exemplo, o Battlefield 5 usou o recurso para reflexos, enquanto o Shadow of the Tomb Raider usou para as sombras. Já o Metro Exodus usou RT para fazer a iluminação global do jogo.

Com o avanço da tecnologia os games começaram a usar todos esses efeitos, como foi o caso do Control, com sombras, iluminação global, reflexos opacos e reflexos transparentes, todos usando o Ray Tracing.

Ray Tracing nas placas GeForce RTX e recurso DLSS

As placas de vídeo RTX deram início a tecnologia de Ray Tracing para jogos.
As placas de vídeo RTX deram início a tecnologia de Ray Tracing para jogos.

A Nvidia é uma das maiores fabricantes de placas de vídeo do mundo e deu início à era de Ray Tracing para jogos, trazendo o recurso nas GPUs da linha RTX, top de linha da empresa. As placas usam os núcleos Cuda e inteligência artificial para fazer todo o processamento de Ray Tracing, podendo fazer a renderização do efeito em tempo real.

Mesmo com as placas RTX sendo muito potentes, o uso do Ray Tracing é pesado para elas, o que significa um desempenho menor do jogo. Para sanar esse problema sem perder os gráficos realistas, a empresa também começou a trabalhar na tecnologia DLSS, que tem como o objetivo fazer os jogos rodarem em alta qualidade gráfica e com mais desempenho.

Ray Tracing nos consoles de nova geração

O Xbox Series X e PS5 possuem suporte ao Ray Tracing. (Foto: Shutterstock)
O Xbox Series X e PS5 possuem suporte ao Ray Tracing. (Foto: Shutterstock)

Com todos os jogos aderindo ao Ray Tracing, a Sony e Microsoft tiveram que ser rápidas ao implementar à tecnologia em seus consoles, o que é bom para os consumidores. Dessa forma, você pode investir no PlayStation 5 ou Xbox Series X que ambos possuem suporte ao Ray Tracing nos jogos.

Veja as melhores ofertas dos videogames aqui no Brasil:

Jogos com Ray Tracing

Fortnite é um dos jogos que recebeu o Ray Tracing. (Foto: Divulgação/Nvidia)
Fortnite é um dos jogos que recebeu o Ray Tracing. (Foto: Divulgação/Nvidia)

Com a popularização do Ray Tracing, vários jogos já possuem suporte à tecnologia, incluindo alguns “antigos” como o Fortnite e Minecraft, que receberam atualizações de suas desenvolvedoras. Veja os principais games com suporte ao RT:

Foto: Arte/Zoom
Foto: Arte/Zoom

Placas GeForce RTX com Ray Tracing

Atualmente apenas placas de vídeo RTX da Nvidia e modelos Radeon 6000 da AMD possuem suporte ao Ray Tracing. Veja algumas opções dessas GPUs que são vendidas no Brasil, mas não se assuste com o preço, a febre de mineração fez com que o valor das GPUs fosse às alturas!

Leia também: