Logo Buscapé
Logo Buscapé

A AMD teve sua palestra na feira de eletrônicos CES 2021 apresentada pela CEO, Dra. Lisa Su, nesta terça-feira (12). Durante o evento virtual foram mostrados novos processadores da família Ryzen 5000 Zen 3 para dispositivos portáteis. A Dr. Su disse que começariam 2021 com "os processadores mais poderosos já feitos". Várias parceiras com processadores AMD também apareceram durante o evento, inclusive os novos videogames PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

A AMD apresentou uma versão da família Ryzen 5000 para dispositivos mobile durante a CES 2021 (Reprodução: AMD)

A apresentação falou sobre como a tecnologia foi importante desde o início da pandemia, mudando como trabalhamos, como nossos filhos estudam e como nos entretemos. Também foi mencionado que mais de 300 milhões de PCs foram vendidos em 2020, o maior número desde 2014, e que a AMD espera números ainda maiores para 2021. Foi mencionado ainda como a ligação da AMD com o mundo dos jogos sempre impulsionou a empresa a buscar uma melhor performance, pois os gamers sempre querem um pouco mais em seus gráficos.

A nova linha de processadores Ryzen 5000 HX específica para notebooks gamers trará modelos como o Ryzen 9 5900HX e Ryzen 9 5980HX, ambos com oito núcleos. Durante a demonstração, foi exibido o game Horizon Zero Dawn rodando em resolução de 1080p e nível de detalhes alto a mais de 100 quadros por segundo (FPS). Para notebooks ultraportáteis, o Ryzen 5800U trará potência com uma autonomia de 17,5 horas.

O game Horizon Zero Dawn foi utilizado para demonstrar o poder dos processadores AMD Ryzen 5000 HX (Reprodução: AMD)

Sobre as placas de vídeo da linha Radeon RX 6000, a Dr. Su atribuiu a performance à arquitetura RDNA 2 e afirmou que ela chegará também aos notebooks. O game demonstrado dessa vez foi Dirt 5 em uma resolução de 1440p em configuração alta, rodando a mais de 60 quadros por segundo. Os primeiros notebooks com RDNA 2 chegarão no primeiro semestre de 2021 e foram prometidas também novas placas de vídeo para desktops.

Durante a apresentação, houve segmentos com parceiros que utilizam produtos da AMD, como Microsoft, HP, Lenovo e mais. A Lucasfilm e a empresa de efeitos especiais Industrial Light & Magic mencionou como usa exclusivamente produtos da AMD para gerar efeitos como os dos filmes de Star Wars e da série The Mandalorian, da Disney+. No último segmento com a parceira Mercedes, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton falou sobre a tecnologia da AMD utilizada pela equipe e como tem jogado em seu PlayStation 5.

A AMD mencionou sua ligação com o mundo dos jogos, presente nos processadores do PlayStation 5 e Xbox series X/S (Reprodução: AMD)

No final, a empresa mostrou seu processador da linha AMD Epyc para supercomputadores, chamado pelo codinome WRF. Ele é 68% mais potente que os concorrentes para tarefas que exigem grande poder de processamento, como sistemas de previsão do tempo ou centrais de dados.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!