Intel Core i5 10400F vs AMD Ryzen 5 3600: saiba o melhor processador

Veja as fichas técnicas e as diferenças de cada processador para descobrir qual o melhor custo-benefício.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Os processadores AMD Ryzen 5 3600 e Intel Core i5 10400F têm bom custo-benefício e são ideais para quem precisa montar um PC, seja ele gamer ou para trabalhos profissionais. Com preços um pouco acima dos 1.000 reais, os chips são concorrentes diretos e têm desempenho parecido, seja no uso de programas pesados ou jogos.

Há, contudo, algumas diferenças entre eles que podem ser decisivas na hora do consumidor escolher qual comprar. Se você ainda não conhece bem o assunto, pode até conferir nosso artigo que explica tudo sobre processadores e ainda saber mais sobre como escolher o processador para o seu notebook. Não deixe de conferir também nosso artigo especial ensinando como comparar processadores.

Se você já conhece um pouco mais sobre o assunto, está preparado para conferir o comparativo completo entre o AMD Ryzen 5 3600 e o Intel Core i5-10400F. Mas antes, cheque as fichas técnicas e depois confira qual leva a melhor na nossa análise.

Leia também: Melhor processador para PC em 2021; veja 11 modelos

Intel Core i5 10400FAMD Ryzen 5 3600
Ano de lançamento
20202019
Fabricante
IntelAMD
Modelo
i5 10400FRyzen 5 3600
Velocidade do clock base
2,9 GHz3,6 GHz
Velocidade do clock boost
4,3 GHz4,2 GHz
Quantidade de núcleos
66
Quantidade de threads
1212
Cache
12 MB32 MB
TDP
65W65W
Litografia
14 nm7 nm
Memória suportada
128 GB 2666 MHz128 GB 3200 MHz
GPU integrada
NãoNão
Soquete
FCLGA1200AM4
Suporta overclock?
NãoSim

Outros modelos de AMD Ryzen 5 e do Intel Core i5

Antes de mais nada, processadores, atuam como o cérebro de um computador, ou seja, controlam todas as funções, incluindo a ligação entre a placa-mãe e os dispositivos. Quanto mais avançado o processador, maior será o seu preço.

É importante o usuário ter em mente qual é a sua placa-mãe, qual é a sua placa de vídeo, que tipos de programa pretende rodar. Enfim, qual vai ser o uso e o desempenho que se espera de um computador.

Dessa maneira, pode-se economizar um bom dinheiro e escolher, por exemplo o processador Ryzen 5 2600 ou o Ryzen 5 1600, que apresentam um desempenho inferior ao Ryzen 5 3600, mas custam bem menos e, talvez, possam ser suficientes para atingir o desempenho esperado pelo usuário.

Da mesma forma, o Intel Core i5 tem modelos que apresentam diferenças de geração, frequência, número de núcleos, cache, entre outras. Saber exatamente qual é o membro da família Intel Core é fundamental para a comparação entre processadores. O Intel Core i5-9400F é um exemplo, já que pertence a uma geração anterior.

No nosso caso, como já foi dito, a comparação é entre o Intel Core i5 10400F e o AMD Ryzen 5 3600. Preparado para a análise? Então confira as diferenças de desempenho geral, desempenho em jogos, temperatura e preço no Brasil. Vamos lá!

Desempenho

Os dois processadores têm seis núcleos, mas conseguem alcançar até 12 threads. Isso faz com que eles ofereçam desempenho melhor em tarefas que façam o uso de vários núcleos rodando simultaneamente.

O i5 10400F tem clock base de 2,9GHz, mas alcança até 4,3GHz graças à tecnologia turbo da empresa, enquanto o AMD Ryzen 5 3600 tem clock de 3,6GHz, mas pode chegar a até 4,2GHz.

(Foto: Divulgação/Intel)
Rival do AMD Ryzen 5, o Intel Core i5 pode dar conta de tarefas leves e algumas que exigem mais do computador (Foto: Divulgação/Intel)

Na navegação do dia a dia e nos programas leves, os dois tiram de letra. Além disso, o desempenho de cada um é mais que o suficiente para não apresentar nenhum tipo de travamento ou engasgos. Testes mostram o AMD Ryzen 5 3600 se saindo melhor em ocasiões que múltiplos núcleos estão sendo usados, mas essa diferença é pequena, cerca de 5% de acordo com o site CPU UserBenchmark.

Além de ter desempenho superior quando está usando mais de um núcleo, o AMD Ryzen 5 3600 leva a vantagem por ser fabricado em uma litografia menor, de 7nm, enquanto o modelo da Intel ainda é feito em 14nm. Quanto menor essa litografia, menores são os nanotransistores, o que deixa o processador mais potente e econômico, além de esquentar menos.

(Foto: Shutterstock/Georgy Dzyura)
O AMD Ryzen 5 3600 é um dos melhores processadores intermediários (Foto: Shutterstock/Georgy Dzyura)

Outro ponto positivo do AMD Ryzen 5 3600 perante ao seu adversário é a possibilidade de o usuário fazer overclock, técnica que permite o processador ir além do que ele está programado. Isso não é possível no i5-10400F.

O suporte de memória RAM também é diferente de um modelo para o outro, e aqui novamente o processador da AMD sai na frente. Ele suporta memórias de até 3200MHz, com barramento PCI Express 4.0, enquanto o Intel Core i5-10400F só suporta pentes de no máximo 2666 MHz, em barramento PCI Express 3.0. Com mais frequência, o usuário consegue um desempenho ainda melhor.

Desempenho em jogos

Na hora de rodar os jogos, o processador da Intel leva a melhor por uma diferença bem pequena, variando entre 2% e 6%, chegando ao máximo de 12% de vantagem para o i5-10400F. O site UserBenchmark realizou o teste dos processadores usando a RTX 2060 Super, uma placa de vídeo bem potente, para garantir que eles não teriam suas performances limitadas de alguma forma.

Em jogos como o Overwatch, CS:GO, Fortnite e GTA 5, as taxas de FPS se mantiveram praticamente as mesmas, com diferença de menos de 10 FPS de um para o outro. FPS quer dizer frames per second, ou quadros por segundo, em português (saiba mais na nossa matéria que explica o que significa FPS em jogos e como isso define o desempenho do PC).

No PUBG a diferença foi levemente maior, chegando a 13 FPS em alguns momentos, mas nada que atrapalhasse a experiência do usuário. Os jogos foram rodados em configurações máximas e na resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).

(Foto: Reprodução/YouTube/UserBenchmark)
Jogos como PUBG e Overwatch possuem poucas variações no FPS nos dois processadores (Foto: Reprodução/YouTube/UserBenchmark)

Com base nesses testes, podemos afirmar que os processadores conseguem praticamente o mesmo desempenho na hora de jogar, com o Intel Core i5 10400F tendo uma vantagem mínima. No entanto, os testes foram feitos em condições “normais” dos processadores, e é válido lembrar que é possível fazer overclock no AMD Ryzen 5 3600. Com esse recurso, é possível que o processador da AMD consiga resultados até melhores que seu adversário.

Veja o vídeo dos testes realizados pelo UserBenchmark logo abaixo:

Temperatura

Como falamos no tópico de desempenho, a litografia de 7nm faz com que o AMD Ryzen 5 3600 tenha temperaturas médias mais baixas, pois os nanotransistores são menores e esquentam menos. No entanto, a arquitetura de 14nm da Intel é aperfeiçoada a cada lançamento, então a diferença de temperatura dela para o processador AMD é pequena.

Os dois processadores têm TDP de 65W, por isso o consumo de energia e dissipação de calor deles são parecidos. TDP é Thermal Design Power, que pode ser traduzido para “Energia Térmica de Projeto”). No próprio teste em jogos que foi mostrado acima o processador da Intel fica entre 2°C e 3°C mais quente, em média, mas que pode chegar até a ter uma temperatura inferior dependendo dos jogos.

Preço no Brasil

No momento de atualização deste artigo, o Intel Core i5-10400F pode ser encontrado no Brasil a partir de R$ 1.263, enquanto o Ryzen 5 3600 é vendido a partir de R$ 1.526.

A diferença de desempenho entre eles é mínima, mas o Ryzen tem a vantagem de ter uma arquitetura mais recente, ser um modelo desbloqueado para overclock e ainda suportar memórias com mais frequência.

Por outro lado, o chip da Intel tem um preço um pouco menor neste momento, o que pode ser decisivo na hora de escolher o processador do seu próximo computador.

Seja qual for a sua escolha, espere grande desempenho do computador. Você pode navegar mais aqui no Zoom em busca de boas opções de máquinas com o AMD Ryzen 5 3600 e com o Intel Core i5 10400F ou conferir três opções com cada processador que selecionamos para você:

Computadores ou notebooks com Intel Core i5 10400F

Computador básico com Intel Core i5-10400F é ideal para trabalhar ou estudar (Divulgação/Hayom)
Computador básico com Intel Core i5-10400F é ideal para trabalhar ou estudar (Divulgação/Hayom)
Computador gamer básico com Intel Core i5-10400F te permitirá aproveitar games como Fortnite e Overwatch (Divulgação/Asus)
Computador gamer básico com Intel Core i5-10400F te permitirá aproveitar games como Fortnite e Overwatch (Divulgação/Asus)
Uma das melhores opções para começar a jogar e aproveitar os principais títulos da atualidade (Divulgação/Amazon)
Uma das melhores opções para começar a jogar e aproveitar os principais títulos da atualidade (Divulgação/Amazon)

Computadores ou notebooks com AMD Ryzen 5 3600

Uma das vantagens de montar um PC com processador AMD Ryzen 5 3600 é que não será preciso trocar a placa-mãe quando for atualizar o processador (Fonte: Divulgação/Submarino)
Uma das vantagens de montar um PC com processador AMD Ryzen 5 3600 é que não será preciso trocar a placa-mãe quando for atualizar o processador (Fonte: Divulgação/Submarino)
O AMD Ryzen 5 é compatível tanto para computadores modestos para trabalho quanto para os jogos mais exigentes atualmente (Fonte: Divulgação/Submarino)
O AMD Ryzen 5 é compatível tanto para computadores modestos para trabalho quanto para os jogos mais exigentes atualmente (Fonte: Divulgação/Submarino)

Leia Também: