Logo Buscapé
Logo Buscapé

A AMD é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e está crescendo no mercado com os seus processadores, que entregam um ótimo desempenho e possuem preços bem competitivos.

O Buscapé preparou um guia completo para te contar tudo sobre os processadores AMD, te mostrar os principais modelos e quais as suas características.

Vamos te mostrar quais as diferenças entre cada linha de processadores AMD, dar algumas sugestões de chips para montar o seu computador e também mostrar os notebooks que já chegam com o chip da fabricante.

História da AMD

A AMD já tem mais de 50 anos de história (Foto: Shutterstock)

A AMD é uma empresa norte-americana fundada em 1969. Desde o início o foco foi na fabricação de circuitos integrados. Em 1990, a fabricante ganhou popularidade com o processador Athlon, que na época era usado em muitos computadores pessoais.

Atualmente, a AMD trabalha no segmento de processadores e placas de vídeo, sendo uma fabricante forte nessas áreas. A empresa ganhou mais popularidade nos últimos anos por ter conseguindo alavancar bem os processadores Ryzen, que se destacaram perante à concorrente Intel por oferecerem um bom custo-benefício.

Diferentes tipos de processadores AMD

Os processadores AMD são divididos em diferentes linhas (Foto: Shutterstock)

Atualmente, a fabricante trabalha com várias linhas de processadores, que são voltados para diferentes usos. Veja abaixo as categorias da empresa:

Processador AMD Threadripper para desktops de alta qualidade

Processadores que chegam a 64 núcleos e 128 threads, indicados para aqueles que precisam de chips muito potentes para rodar os programas mais pesados do mercado.

Processadores AMD Ryzen e AMD Ryzen (com placas de vídeo Radeon)

Os modelos mais populares e “convencionais” da fabricante, com opções que atendem desde o público que busca algo mais simples até aqueles que desejam muita potência. Essa linha também está disponível para notebooks.

Processador AMD Athlon

Processadores indicados para o uso no dia a dia. Eles são práticos e possuem placa de vídeo integrada, mas podem não agradar usuários mais exigentes. Essa linha também está disponível para notebooks.

Processadores AMD Ryzen Pro e AMD Athlon Pro

São semelhantes à série Ryzen e Athlon convencional, mas trazem ainda mais potência e segurança. Geralmente esses processadores são usados em computadores de empresas. Essa linha também está disponível para notebooks.

Processador AMD A-Series

Processadores usados em notebooks com foco em custo-benefício. São ideais para o uso de ferramentas leves do dia a dia e já chegam com placa de vídeo integrada.

Como identificar a geração do processador AMD

Saiba como distinguir as gerações de processadores AMD. (Foto: Shutterstock)

Diferentemente da Intel, que já indica a geração dos seus processadores no nome do chip, a AMD acabou não seguindo um padrão nos seus lançamentos, por isso a maneira mais fácil de saber qual é a geração do processador é olhando a sua arquitetura da seguinte forma:

  • Modelos com arquitetura Zen são da primeira geração;
  • Modelos com arquitetura Zen+ são da segunda geração;
  • Modelos com arquitetura Zen 2 são da terceira geração;
  • Modelos com arquitetura Zen 3 são da quarta geração.

É claro, uma geração mais recente tende a demorar mais para ficar obsoleta.

No entanto, é preciso lembrar que uma AMD CPU equipada com um chip de geração mais antiga pode até ser mais poderosa. Por isso, verifique sempre as especificações de cada processador.

Além dele, ao montar um computador, escolha uma boa quantidade de RAM, uma unidade SSD para o armazenamento e uma placa de vídeo dedicada.

Cada um desses detalhes conta muito para que o desempenho do conjunto seja satisfatório.

Processadores AMD mais populares no Brasil

O Ryzen 5 3600 é um dos modelos mais buscados no Brasil (Foto: Shutterstock)

AMD Ryzen 5 3600

Esse é um processador hexa-core com 12 threads e clock máximo de 4,2GHz. Não é um dos processadores mais potentes da fabricante, mas entrega bom desempenho no uso cotidiano e até mesmo em alguns programas pesados e jogos. Esse processador não possui placa de vídeo integrada. A melhor parte: é bem em conta quando comparamos com outros modelos.

AMD Ryzen 5 5600X

Para quem busca os novos modelos da fabricante, o Ryzen 5 5600X é uma excelente opção de processador potente. Ele possui seis núcleos, 12 threads e um clock que chega a até 4,6GHz. Esse chip está equipado com a arquitetura Zen3, que chega melhorada e faz o uso de inteligência artificial para aprimorar o desempenho de acordo com seu uso.

É um ótimo processador para quem deseja rodar jogos e programas pesados, mas é importante destacar que ele não possui placa de vídeo integrada, então você também precisará fazer o investimento em uma boa GPU.

  • Alternativa da Intel para ele: Intel Core i7 10600K.
  • Saiba mais sobre esses processadores e escolha o melhor para o seu notebook: AMD ou Intel?

AMD Ryzen 7 3700X

Subindo um pouco o nível, passamos para a linha AMD Ryzen 7, que tem poder de processamento suficiente para agradar gamers ou com quem trabalha com edição de fotos ou vídeos. Porém, não são processadores top de linha e, assim, possuem algumas limitações.

Entre os novos processadores AMD, o  Ryzen 7 3700X tem essa característica. Ele conta com 16 threads, 32MB de cache e frequência base de 3,6GHz, com um máximo de 4,4GHz. A versão do PCI Express é a 4.0 x16 e a memória do DDR4 consegue atingir até 3200MHz.

  • Alternativa da Intel para ele: Intel Core i5 11400F (veja os detalhes abaixo).
  • Esse chip está na nossa lista com o melhor processador AMD. Confira!
  • Alerta de spoiler! Se você quer saber como montar um PC gamer barato, esse processador pode ser uma boa opção.

AMD Ryzen 7 3800X

O Ryzen 7 3800X é uma espécie de evolução do modelo anterior. Na comparação entre os dois, há empate em vários quesitos. Por exemplo, ambos têm oito núcleos e 16 threads, PCIe 4.0 x16 e RAM DDR4 de 3200MHz.

A diferença está no clock. A CPU AMD Ryzen 7 3800X tem 3,9GHz básicos, que podem chegar a 4,5GHz. É um processador de ótima qualidade e pode ser usado tanto para os trabalhos do dia a dia quanto para encarar games.

AMD Ryzen 7 5800X

Quer mais desempenho para games? Se a resposta for sim, o processador AMD Ryzen 7 5800X é uma excelente opção para você, já que ele é otimizado para plataformas de jogos FPS. Esse é um octa-core com 16 threads e clock que vai dos 3,8GHz (frequência básica) a 4,7Ghz (frequência máxima). Ele ainda tem tecnologia que aceleram o armazenamento, PCI Express versão 4.0 e RAM DDR4 de até 3200MH.

AMD Ryzen 9 5900X

Um dos processadores mais robustos da AMD é o Ryzen 9 5900X, indicado para aqueles que estão montando uma supermáquina! Ele possui 12 núcleos, 24 threads e clock de até 4,9GHz, podendo aumentar esse valor com overclock. Com essas especificações, o processador pode rodar os melhores jogos com gráficos acima de 100 FPS nos jogos mais populares do mundo

É um processador AMD caro, mas que entrega desempenho de cair o queixo mesmo nos programas e jogos mais pesados do momento.Se o seu orçamento estiver com uma sobrinha, vale o investimento.

Processadores AMD Ryzen Threadripper

Se você quer uma performance ainda maior, o jeito é partir um AMD processador ainda mais poderoso. A linha Ryzen Threadripper é exatamente para isso. Esses são modelos de altíssimo desempenho e, por isso, de um custo bem elevado.

O Threadripper Pro 3960X, por exemplo, tem um clock de 3,8GHz e que vai a até 4,5Ghz, 24 núcleos, memória DDR4 de 3200MHz, PCIe 4.0, 140MB de cache e 48 threads.

Até pelo custo elevado, ele é mais indicado para o uso profissional.

Já o Threadripper 2990WX é o é o primeiro processador AMD com 32 núcleos e pode ser considerado o melhor chip da marca.

Aliás, segundo a AMD, ele é o melhor processador para desktop do mundo, com 64 threads e 80MB de cachê.

No entanto, a frequência base é de 3,0GHz (máximo de 4,2GHz), a RAM é DDR4 com “apenas” 2933MHz e PCIe 3.0.

Notebooks com processadores AMD Ryzen 5

Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100

Esse é um modelo da linha Ideapad da Lenovo bem em conta para os padrões de 2023.

Não é a melhor opção para quem espera uma alta performance, mas por outro lado tem um desempenho bacana para estudos e trabalhos mais básicos do dia a dia.

Entre as especificações estão o processador AMD Ryzen 5 5500U, 8GB de RAM, armazenamento SSD de 256GB e monitor Full HD de 15,6 polegadas.

Asus M515DA-EJ502

O Asus M515DA-EJ502T tem o processador AMD Ryzen 5 3500U, que vai muito bem nas tarefas cotidianas, inclusive quando é necessário trabalhar com várias abas abertas ao mesmo tempo, já que ele tem 8GB de RAM.

O armazenamento é SSD, com 256GB de capacidade. O monitor tem 15,6 polegadas e resolução Full HD. Muito bom para trabalho e estudos e ainda propicia uma boa experiência para vídeos, séries e filmes em streaming.

Notebooks com processadores AMD Ryzen 7

Asus VivoBook Pro M3500QC-KJ432W

Já se você que um notebook gamer com processador AMD Ryzen 7, o Asus VivoBook Pro M3500QC-KJ432W pode ser o modelo que você procura.

Isso porque ele tem uma placa de vídeo dedicada intermediária, mas que apresenta ótimo desempenho, a GeForce RTX 3050. O modelo do Ryzen 7 é o 5800H.

Há ainda bastante memória RAM, com 16GB, um SSD de 512GB para o armazenamento e painel NanoEdge, de 15 polegadas. Tudo isso significa um desempenho elevado aliado a uma experiência visual de alto nível.

Conclusão: processador AMD é bom?

Os processadores AMD são excelentes e não ficam devendo em nada para os modelos da Intel. Por isso estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores.

A fabricante está sempre buscando melhorar seus chips e oferecer um bom custo-benefício quando comparado com a concorrência, o que é ótimo para os consumidores.

No ramo de notebooks, a Intel ainda tem a seu favor a maior parte do mercado.

Porém, é esperado que pouco a pouco isso vá mudando, já que cada vez mais as fabricantes lançam modelos dos seus notebooks com processadores AMD.

Ferramentas Buscapé: conheça o nosso Alerta de Preços

Fazer a melhor compra exige o acesso às melhores ferramentas e isso você encontra aqui no Buscapé. Quer dois exemplos? Vamos lá!

Com o Alerta de Preços você define o quanto quer pagar por um produto. É só informar o valor e, quando o preço chegar ao número desejado, nós mandamos um aviso.

O Histórico de Preços permite que você verifique qual foi a variação do preço de um produto nos últimos seis meses. Dessa forma, você tem a certeza se uma compra vale (ou não) o seu investimento.

Veja o vídeo abaixo e saiba mais!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!