Alexa: como funciona? 7 funções da assistente virtual que poucos conhecem

Alexa cria rotinas matinais, faz sua lista de compras e ainda permite o cuidado de idosos à distância

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A Alexa é a assistente virtual da Amazon, que se tornou muito popular em todo o mundo, chegando no Brasil em 2019. A Alexa é capaz de assimilar textos ou comandos de voz, programada para entender e falar o português brasileiro, e assim poder realizar tarefas simples que uma pessoa solicitar.

Ela atende diversos comandos de voz como por exemplo: pedir para tocar uma música, responder perguntas diversas, falar sobre as notícias do dia ou sobre a previsão do tempo. Além disso você ainda consegue tornar sua casa inteligente, pedindo que ela acenda a luz, tranque portas ou ligue a TV. Mas além dessas funções, essa assistente virtual da Amazon ainda consegue fazer outras diversas funções desconhecidas. Dê um zoom e confira mais sete novidades para a sua Alexa - comandos e funções para tornar seu dia a dia mais prático.

Alexa: como funciona e demais funções desconhecidas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Alexa: como funciona e demais funções desconhecidas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Veja aqui mais funções legais que a Alexa pode fazer por você!

1. Criar uma rotina com a Alexa: como funciona?

Uma das funções que nem todos conhecem da Alexa é que ela consegue executar rotinas, como uma sequência de ações que você mesmo vai criar a partir de uma frase específica. Por exemplo, se você gravar uma rotina a partir da frase “Alexa, boa noite”, ela vai saber que deve desligar luzes, ligar câmeras de segurança, entre outros.

Para ativar esse comando você deve seguir esses passos:

  • Passo1: Abra o aplicativo Alexa;
  • Passo 2: Toque no ícone no canto inferior direito e selecione rotinas no menu da barra lateral.

Pronto, lá você consegue criar sua rotina ou utilizar uma já pronta.

2. Controle de compra por voz na Alexa

Outra função bastante interessante e prática na Alexa é a possibilidade de comprar coisas da Amazon, usando sua conta e método de pagamento já salvo no site. Você consegue pesquisar algo, comprar e receber na sua casa, tudo isso apenas pela sua voz. Para ativar esse recurso basta abrir as configurações do aplicativo – clicar em conta da Alexa – clicar em compra por voz.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode utilizar esse comando, então se você tiver crianças em casa, por exemplo, e deseja desativar, basta seguir o mesmo caminho e clicar em desativar no final.

3. Criar uma atualização esportiva com a Alexa

Se você curte esse universo dos esportes, criar uma atualização específica para isso pode ser uma boa pedida. Para criar esse comando você deve seguir esses passos:

  • Passo 1: Vá ao aplicativo Alexa;
  • Passo 2: Clique em configurações;
  • Passo 3: Vá em atualização de esportes, onde você vai encontrar a opção de pesquisar equipes;
  • Passo 4: Agora você vai conseguir adicionar os seus times favoritos e receber updates sobre ele.

Lembre-se de que nem todos os esportes são cobertos por essa função, então o que você busca pode não estar por lá ainda.

4. Tocar uma música que você não conhece na Alexa

Sabe quando você fica tentando lembrar de uma música, mas na sua cabeça só tem a melodia ou algumas palavras perdidas? Esse comando da Alexa pode te ajudar nesse momento. Basta você cantar o que lembra para a assistente virtual, que ela pode reconhecer a música e se oferecer para reproduzir para você.

5. Transformar sua Alexa em um dispositivo de segurança

Esse recurso chamado Alexa Guard, permite que a assistente virtual proteja sua casa enquanto você estiver fora. Para isso, ela faz uso dos seus microfones para detectar sons que não deveriam estar naquele ambiente.

Para configurar essa função, basta seguir esses passos:

  • Abra o aplicativo
  • Clique em menu mais
  • Vá em configurações - na parte inferior do menu terá uma opção chamada Guard, basta você selecionar e seguir as instruções

Ainda não entende muito de casa inteligente? Veja como automatizar sua casa no nosso guia da smart home!

6. Ouvir livros da Audible ou Kindle na sua Alexa

Se você tiver uma conta Audible ou for usuário do Kindle, você consegue pedir que a Alexa leia os livros que você escolher. Basta você dizer “Alexa, leia meu livro” ou “Alexa, leia meu livro Kindle” que ela vai entender e continuar de onde você parou. Pode ser uma ótima opção para quem tem crianças, pois elas amam ouvir histórias e a assistente virtual pode te ajudar nesse momento.

7. Care Hub – Recurso da Alexa que te permite cuidar da saúde de parentes a distância

Essa nova função da Alexa, chamada Care Hub, é capaz de integrar duas Alexas, para te ajudar a monitorar a saúde de idosos ou parentes que estão distantes de você. Caso a assistente virtual da outra casa fiquei muito tempo sem ser acionada, ela dispara um alerta automático, te mostrando que algo está diferente do normal.

Outro ponto interessante é a discagem de emergência, onde você consegue programar números para contato imediato, acionados pelo comando de ajuda, em casos de acidente, por exemplo.

Infelizmente essa ferramenta ainda não está disponível no Brasil, mas segue funcionando nos Estados Unidos.

Já conhece o Amazon Fire TV Stick, a TV box da Amazon? saiba mais sobre ele aqui.

Confira também nosso canal no YouTube: