Logo Buscapé
Logo Buscapé

Para quem acompanha ou se interessa por tecnologia, as novidades são boas. Na quarta-feira (11/11), a Amazon, no blog oficial Amazon Science, anunciou melhorias no software de Alexa que devem acontecer em breve.

Segundo a fabricante, a intenção dos novos testes é que a comunicação com a assistente virtual se torne o mais natural possível, similar a uma conversa entre humanos. Uma das novas funções, inclusive, é ajudar no cuidado à distância de idosos e parentes.

Alexa irá prever as skills que você precisa

A intenção é tornar a comunicação com a Alexa mais natural. (Imagem:Reprodução/Shutterstock)

Os estudos buscam tornar o fluxo de ajuda ainda mais inteligente, através da previsão das skills que você necessita no dia a dia. Tudo acontece com base nos seus pedidos e na configuração inicial: com ela, é formada uma base de dados sobre você e, a partir daí, as sugestões da Alexa passam a ser mais acertadas e úteis.

A Amazon ofereceu um exemplo de como a tecnologia deve funcionar: Se você perguntar “Quanto tempo leva para preparar um chá?”, ela poderia responder “Cinco minutos” e, na sequência, oferecer uma ação, como: “Você gostaria que eu programasse um timer para cinco minutos?”.

Outra hipótese citada pela empresa foi a de um usuário que pergunta sobre a previsão do tempo na praia e, com esse comando, a Alexa deduz que talvez ele esteja interessado em outras informações para planejar uma viagem para o local. O "modelo gatilho", como foi chamado o sistema, é como funciona a melhoria no software, essa denominada de "objetivo latente", em tradução livre.

Nova skill de Alexa ajuda no cuidado com idosos

Para o monitoramento, é preciso ter um smart speaker em sua casa e outro com a pessoa em questão. (Imagem:Reprodução/Shutterstock)

Além do desenvolvimento anunciado, a assistente virtual ganhou uma nova função: ajudar a monitorar a saúde de idosos e parentes à distância. O nome da nova skill da Alexa é Care Hub e, basicamente, integra duas Alexas, a sua e a da pessoa que deseja monitorar.

Caso a Alexa da outra casa fique muito tempo sem ser acionada, ela diagnostica o comportamento estranho e dispara um alerta automaticamente, te sinalizando que algo está diferente. Outro uso interessante é a discagem de emergência. É possível programar números para contato imediato, acionados pelo comando de ajuda, em casos de acidentes que impeçam a locomoção.  

A ferramenta ainda não está disponível no Brasil, mas já segue funcionando nos Estados Unidos. Além disso, vale mencionar que as atividades não são descritas em detalhes, como mesmo adiantou a Amazon, e dependem de duas contas cadastradas, assim como dois smart speakers e dois celulares, para funcionar.

Ainda não sabe como funciona a Alexa? Fica tranquilo que a gente te explica! Confira aqui: Entenda: como funciona a Alexa e coisas legais que ela pode fazer por você

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!